A crônica domingueira

Veja outras postagens

A Ucrânia lançou neste domingo (24) uma série de ataques com drones contra a Rússia, que provocaram incêndio em uma usina nuclear em Kursk. A ofensiva aconteceu no Dia da Independência ucraniana, em meio à frustração com a falta de avanços nas negociações de paz com Moscou. Segundo a administração da usina, as chamas foram controladas, sem vítimas ou aumento de radiação. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já havia alertado para os riscos de combates próximos a instalações nucleares.

Moscou relatou a derrubada de drones em diferentes regiões, inclusive em São Petersburgo e no porto de Ust-Luga, no Golfo da Finlândia. Nesse último, um terminal de combustíveis da Novatek foi atingido, provocando incêndio. A Ucrânia tem recorrido com frequência ao uso de drones, mirando principalmente a infraestrutura energética russa. O governo de Kiev vê essa estratégia como uma forma de reduzir as receitas de guerra de Moscou. Com informações da Associated Press.

Na madrugada de domingo, a Rússia respondeu com um ataque aéreo contra a Ucrânia, usando um míssil balístico e 72 drones kamikaze Shahed, de fabricação iraniana. Segundo a força aérea ucraniana, 48 foram abatidos. Ainda assim, um dos ataques deixou uma mulher de 47 anos morta na região de Dnipropetrovsk. O conflito, iniciado com a invasão russa em larga escala em 2022, já dura três anos e meio, deixou dezenas de milhares de mortos e segue sem perspectiva de acordo.

Durante as celebrações em Kiev, Volodymyr Zelensky afirmou que os ataques demonstram a determinação de seu país diante do impasse diplomático. “É assim que a Ucrânia reage quando seus apelos por paz são ignorados”, disse. Para o presidente, “a Ucrânia ainda não venceu, mas certamente não perderá. Nossa independência está garantida. A Ucrânia não é vítima; é um lutador”. Apesar de apelos do Ocidente por cessar-fogo, o governo russo segue rejeitando negociações sem condições.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um tênis da grife italiana Zegna durante evento na última quinta-feira (21) em Sorocaba, interior de São Paulo. O calçado usado pelo petista é o modelo Triple Stitch de camurça na cor cinza. Pode ser comprado no site de e-commerce Farfetch por R$ 8.050.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

Aos que não puderam ir ao lançamento, sexta-feira passada, na nova biblioteca municipal, em Triunfo o meu livro “Os Leões do Norte”, editora Eu Escrevo, está disponível para venda na Pousada Baixa Verde, da minha amiga Terezinha, no centro da cidade.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, 93 anos, apareceu nas redes sociais nesta na última sexta-feira (22) após um período mantendo-se mais reservado. No registro, publicado pelo cabeleireiro Jassa Santos, Maluf aparece sorridente e com novo visual.

A publicação soma 379 curtidas e recebeu dezenas de comentários. “São Paulo é Paulo porque Paulo é trabalhador. São Paulo é Paulo é Maluf, sim, senhor”, comentou um usuário, em referência ao jingle do político. A música foi usada na campanha ao governo do Estado em 1990.

Natural da Paraíba, Jassa é reconhecido nacionalmente por ter sido o cabeleireiro do apresentador Silvio Santos durante mais de quatro décadas, e hoje mantém uma clientela de nomes conhecidos da política e do entretenimento.

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Um incêndio ocorre no início da noite deste sábado (23) em um edifício residencial no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Um homem ficou ferido e foi encaminhado a hospital.

Localizado na Rua 48, uma das mais movimentadas do bairro, o prédio é o Montreal. O apartamento onde há as chamas fica no oitavo andar.

Segundo o Corpo dos Bombeiros, as chamas fizeram uma vítima, um homem de 61 anos, que foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Ele apresentava queimaduras de 1º e 2º graus, além de haver inalado fumaça. 

O Corpo dos Bombeiros enviou para o combate às chamas seis viaturas e informou que, por volta das 20h, o fogo foi debelado e não houve registro de mais vítima. A corporação segue fazendo o rescaldo do sinistro no local.