Quatro hotéis de Boa Viagem encerram suas atividades

Coluna João Alberto – Jornal do Commercio

O Recife perdeu mais um hotel. O Arcada Hotel e Bistrô, que funcionou durante muitos anos na Avenida Conselheiro Aguiar. Tinha três estrelas e 55 apartamentos, além de lojas no térreo. O prédio já está sendo derrubado para dar lugar a um empreendimento imobiliário. Seu proprietário era Nelson da Matta, que foi diretor imobiliário do Banorte e presidente do Banco Nacional de Habitação. É o quarto hotel que fecha em Boa Viagem, depois do Internacional Lucsim, do Recife Praia e do Grand Mercure, que encerra as atividades no próximo mês.

Veja outras postagens

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), participou ontem (7) do ONDM – O Negócio da Moda, realizado em Balneário Camboriú (SC). O evento é considerado um dos mais importantes do setor no país e reuniu empresários, criadores e gestores públicos ligados à indústria têxtil. A presença do gestor pernambucano teve como principal objetivo divulgar o Festival do Jeans de Toritama (FJT) 2026 e fortalecer o posicionamento da Capital do Jeans no cenário nacional da moda.

Durante o encontro, Sérgio Colin apresentou uma palestra sobre a trajetória do FJT e as estratégias que vêm ampliando a conexão entre a indústria local e as tendências de mercado. O prefeito destacou o papel do festival como vitrine de inovação e integração entre os polos produtores de moda do país. “Estar no ONDM é fundamental para mostrar a força e a qualidade do jeans de Toritama para todo o Brasil. O Festival do Jeans é uma plataforma que precisa dialogar com a moda nacional, e é isso que estamos construindo: pontes para que a criatividade e o empreendedorismo da nossa gente cheguem cada vez mais longe”, afirmou.

Criado em 2015, o ONDM é voltado para o setor de confecção, reunindo marcas, fornecedores, estilistas e especialistas em um ambiente de negócios, networking e troca de conhecimento. Além de palestras e ativações de marca, o evento se consolidou como espaço de debate sobre inovação, sustentabilidade e tendências do mercado da moda — temas também presentes na proposta de expansão do Festival do Jeans de Toritama.

Amanhã (9), às 16h15, participarei da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no painel Círculo das Ideias, para o lançamento do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’. A obra, que mergulha na história da política pernambucana, promete atrair leitores interessados em conhecer mais sobre o nosso passado.

“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Petrolina - Destino

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) articulou, na noite passada (7), uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar da situação crítica do Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco. O encontro contou com a participação, por videoconferência, dos empresários Chico Siqueira, ex-prefeito de Ipubi, e Fábio Monteiro, diretor regional da FIEPE. “Com uma vídeo-chamada, levamos Geraldo Alckmin ao Araripe”, resumiu o parlamentar.

Durante a conversa, foram apresentados dados que revelam a perda de competitividade do polo diante do aumento das importações de gipsita, especialmente da Espanha. A região, que já chegou a responder por 95% da produção nacional de gesso, hoje representa 60% do mercado, impactada pela entrada de cerca de 600 mil toneladas importadas. O cenário tem provocado queda nas vendas e aumento dos custos, ameaçando a sobrevivência de indústrias locais e empregos no Sertão pernambucano.

Sensibilizado com o quadro, Alckmin se comprometeu a abrir diálogo com representantes espanhóis e a buscar medidas que reduzam os impactos das importações sobre o setor. “O vice-presidente entendeu a gravidade da situação e prometeu dar um retorno ao setor nos próximos dias”, afirmou Fernando Monteiro. O Polo Gesseiro do Araripe é considerado estratégico para a economia regional, sendo responsável por milhares de empregos diretos e indiretos e pelo abastecimento da construção civil em todo o país.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento