Sabendo ou não do “Gabinete do Ódio”, Raquel e Priscila estão com imagens arranhadas
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
A denúncia do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), de que um assessor direto da governadora Raquel Lyra (PSD) seria o grande operador de uma milícia digital financiada com dinheiro público para atacar autoridades na internet cai como uma bomba na imagem de seriedade que a gestão tenta transmitir.
De acordo com Álvaro Porto, a deputada Dani Portela (PSOL) foi vítima de um ataque do suposto “gabinete do ódio” comandado de dentro do Palácio do Campo das Princesas dias após pedir, na Alepe, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos de publicidade do Governo do Estado. Seria, segundo Álvaro, uma tentativa de intimidar o trabalho parlamentar.
Leia mais“O tal do gabinete do ódio parece ser, para a nossa surpresa, exatamente o gabinete da governadora. O ineditismo dessa situação dentro da história do Estado é lamentável e vergonhoso”, declarou Porto.
Intimidação e ataque à reputação de opositores são práticas pouco republicanas, típicas de governos autoritários e ditatoriais. Apequena quem faz e demonstra imensa ignorância sobre a dimensão, a grandeza e o alcance de certos cargos públicos, como o de chefe do Poder Executivo de um Estado revolucionário como Pernambuco, terra que já emprestou tantos políticos à nação, como o próprio atual presidente, Lula (PT), e o ex-vice-presidente Marco Maciel, entre outros.
Álvaro Porto evitou afirmar que a governadora Raquel Lyra ordenou o trabalho questionável (para dizer o mínimo). Mas a comprovação de que um secretário-executivo extremamente ligado à vice-governadora, Priscila Krause, é, nas palavras de Porto, “o mentor intelectual e executor das ações milicianas”, além de autor da denúncia “anônima” contra Dani Portela, já é péssimo para a gestão.
Trata-se do secretário-executivo de Políticas Estratégicas do Estado, o jornalista Manoel Pires Medeiros Neto, que há anos integra a equipe de Priscila Krause. Como já escrevi neste espaço em outras ocasiões, Raquel e Priscila se venderam como diferentes, representantes da nova política. Foram eleitas carregando um ar de superioridade moral, olhando de cima para baixo para a política.
Montaram uma gestão técnica e sempre tiveram dificuldade em lidar com a Alepe. Entretanto, sabendo ou não da existência de uma milícia digital atuando de dentro do Palácio, enfrentam esse episódio com as imagens arranhadas, porque fica parecendo que a seriedade tão alardeada é só discurso para inglês ver.
Aliás, pelo tom dos discursos dos deputados da base governista, ontem (20), em apartes ao pronunciamento de Álvaro Porto, tudo indica que a estratégia a ser utilizada pelo Palácio vai ser mesmo a de desassociar a imagem de Raquel da imagem de Manoel Medeiros.
É uma missão difícil fazer a sociedade acreditar que a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, não sabiam de nada. Se não sabiam, é ainda pior, pois, se as gestoras não têm conhecimento do que se passa dentro do Palácio, imagine no restante das secretarias e no Estado de maneira geral.
O outro lado – Manoel Medeiros enviou nota ao Blog Cenário, ontem, afirmando que não seria intimidado e confirmando a autoria do documento contra Dani Portela. O assessor disse que levantou informações e solicitou apurações dos órgãos competentes, como um ato de exercício de sua cidadania. “O combate à corrupção está no meu DNA. Exercer livremente a cidadania é uma conquista da Constituição, expressa na garantia do Estado Democrático de Direito. Como jornalista, esse sempre foi o meu caminho. É e continuará sendo. Nesse âmbito, recebi com surpresa o fato de a Polícia Legislativa do Estado de Pernambuco ter sido acionada para me investigar – simplesmente porque, repito, no exercício da minha cidadania, levantei e solicitei aos órgãos competentes apuração sobre indícios de irregularidades”, disse Manoel, no início do texto.

Lula reúne ministros – O presidente Lula (PT) está convocando auxiliares para uma reunião ministerial, na próxima terça-feira (26). O encontro marca o início do semestre e tem como principal objetivo alinhar o discurso dos integrantes do governo sobre a Medida Provisória do Brasil Soberano, que busca proteger empresas dos impactos causados pela imposição de tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos. Lula quer que os ministros estejam alinhados e atuem com firmeza na defesa das medidas anunciadas pelo governo. As informações são da CNN Brasil.
Silvinho comemorando – A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais. “É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP).
Ciro de volta ao jogo – O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes participou de um jantar na casa do presidente da federação entre União Brasil e PP, Antonio de Rueda, na última terça-feira (19), com 12 governadores. Segundo o portal Poder360, Ciro está de saída do PDT e deve entrar no União Brasil. Ele poderia se candidatar a presidente ou ser candidato a vice numa chapa encabeçada por um nome de centro-direita. Mas a ideia principal é Ciro concorrer a governador do Ceará em 2026. Ele já governou o Estado (de 1991 a 1994), além de ter sido ministro da Fazenda (1994-1995) e ocupado outros cargos no governo federal.

Bolsonaro pai e filho indiciados – A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) devido à atuação do parlamentar nos Estados Unidos. No relatório, a corporação afirma que ambos têm atuado para obstruir o avanço da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, que tem Bolsonaro como principal réu. A PF indiciou pai e filho pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, por meio da restrição ao exercício dos poderes constitucionais.
CURTAS
Debate das forças progressistas – Recife receberá, na próxima segunda-feira (25), o debate “Conjuntura desafiadora às forças progressistas e democráticas”. O evento integra o ciclo de debates do 16º Congresso do PCdoB e acontece às 19h, no auditório Clélio Lemos, da Faculdade de Administração da UPE, na Madalena. Participam da mesa a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB); o ex-ministro e ex-presidente nacional do PT, José Dirceu; e o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE).
Advogada assume Secretaria da Mulher de Olinda – A advogada Juliana de Albuquerque Magalhães é a nova secretária da Mulher de Olinda. Natural do Recife e cidadã olindense desde 2023, ela aceitou o convite da prefeita Mirella Almeida (PSD) para liderar a pasta, após renunciar ao cargo de presidente da OAB Olinda, função que ocupava desde 2022. Juliana tem 17 anos de atuação na advocacia e foi a primeira mulher em 20 anos a presidir a entidade no município.
Bivar no Direto de Brasília – O deputado federal e ex-presidente nacional do União Brasil Luciano Bivar é o convidado da próxima terça-feira (26) do podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, comandado pelo titular deste blog. Entre os assuntos abordados, Bivar deve comentar a oficialização da federação entre o PP e o União Brasil, suas recentes declarações sobre o atual chefe do partido, Antonio de Rueda, e o seu último livro lançado, “Democracia Acima de Tudo”.
Perguntar não ofende: Raquel Lyra vai se pronunciar sobre as acusações de Álvaro Porto?
Leia menos