Receita Federal aponta prejuízo milionário na gestão do ex-prefeito de Taquaritinga do Norte

A Receita Federal do Brasil concluiu um procedimento fiscal que aponta prejuízo superior a R$ 3,3 milhões aos cofres públicos, atribuídos à gestão do ex-prefeito Ivanildo Mestre Bezerra (2017–2024), em Taquaratinga do Norte.

Segundo o Termo de Ciência de Lançamentos e Encerramento do Procedimento Fiscal, datado de 16 de julho de 2025, as irregularidades referem-se ao ano de 2021, período em que a Prefeitura teria deixado de cumprir suas obrigações previdenciárias, omitindo valores devidos tanto pela parte patronal quanto pelos segurados. O município tem prazo de 30 dias para apresentar defesa.

Veja outras postagens

Um eclipse lunar total ocorrerá no dia 3 de março e deixará a Lua com coloração avermelhada em boa parte do planeta. O fenômeno é conhecido como Lua de Sangue e pode causar um “apagão” no céu.

Apesar das buscas por “apagão geral” estarem crescendo no Brasil, a Nasa afirma que, no país, o eclipse será apenas parcial e não poderá ser observado na maior parte dos estados. As informações são da Revista Exame.

O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. A luz solar atravessa a atmosfera terrestre, que filtra os tons azulados e permite a passagem dos tons avermelhados. Esse processo faz com que a Lua adquira coloração vermelho-alaranjada. Segundo a Nasa, a totalidade será visível à noite no leste da Ásia e na Austrália. No Pacífico, poderá ser observada durante toda a noite. Na América do Norte e Central e no extremo oeste da América do Sul, o eclipse total ocorrerá nas primeiras horas da manhã. Não haverá eclipse visível na África ou na Europa.

Um novo eclipse lunar está previsto para o dia 12 de agosto. O Brasil novamente não estará na faixa de observação. O fenômeno poderá ser visto apenas no hemisfério norte, incluindo Canadá, Groenlândia, Atlântico Norte e Europa Ocidental.

Do Metrópoles

A Rússia realizou um ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia neste domingo (22), com o lançamento de cerca de 50 mísseis e quase 300 drones, atingindo principalmente Kiev e seus arredores, provocando blecautes em diversas regiões do país e deixando ao menos uma pessoa morta.

Segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia, o bombardeio causou incêndios e danos em cinco distritos próximos à capital. Outras oito pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas dos escombros de edifícios destruídos após os ataques.

Ipojuca - No Zap

Por Cláudio Soares*

A guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia ultrapassa quatro anos e segue como uma das maiores crises geopolíticas do século XXI. Quando determinou a invasão, em fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin apostava em uma ofensiva rápida, com a expectativa de tomar Kiev em poucos dias. A resistência ucraniana, porém, apoiada por países do Ocidente, frustrou os cálculos do Kremlin e transformou o conflito em uma guerra prolongada, de alto custo humano, militar e econômico.

Ao longo desse período, milhares de civis e militares morreram, cidades foram devastadas e milhões de pessoas deixaram suas casas. O conflito também redesenhou alianças internacionais, aprofundou tensões entre a Rússia e países da Europa e da América do Norte e afetou diretamente o mercado global de energia.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

De passagem, há pouco, na livraria Leitura, do Riomar, no Recife, me deparei com o meu livro Os Leões do Norte, que traz a minibiografia de 22 governadores de Pernambuco, na estante dos mais vendidos. Que maravilha!

Aos que me perguntam onde encontrar Os Leões do Norte: além da Livraria Leitura do Shopping Caruaru, o livro está disponível em qualquer unidade da Rede Imperatriz, nas livrarias Jaqueira (Praça da Jaqueira e Paço Alfândega) e na Leitura do Riomar, no Recife. No interior, também pode ser adquirido nos postos Cruzeiro de Tacaimbó e Arcoverde, na livraria do Shopping Serra, em Serra Talhada, e na Gráfica Zap, em Afogados da Ingazeira.

Quem preferir comprar pela internet pode adquirir diretamente no site da Editora Eu Escrevo, pelo link: https://www.euescrevoeditora.com/os-le%C3%B5es-do-norte.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Um vídeo gravado na Paróquia São Paulo, no município de Frei Paulo, no interior de Sergipe, repercutiu nas redes sociais após o padre Francisco de Assis fazer críticas ao Carnaval e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala ocorre após a escola de samba Acadêmicos de Niterói homenagear Lula durante desfile no Carnaval do Rio de Janeiro e por cenas vistas como provocação à fé cristã e à ideia de “família tradicional”.

No vídeo, o sacerdote afirma que a festa tem sido utilizada como forma de deboche e critica a associação entre símbolos religiosos e manifestações carnavalescas. Ele também comparou a exaltação ao presidente a uma “miniatura da ditadura da Coreia do Norte” e questionou o uso de recursos públicos no financiamento de desfiles.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Roberta Jungmann

Milhares de pessoas atenderam o chamado do cantor João Gomes na tarde deste domingo (22) para ocupar a Rua da Aurora, no Centro do Recife, para a realização da primeira edição da “Drilha São João Gomes”, que antecipa os festejos juninos logo após a semana carnavalesca.

João iniciou a festa em seu trio elétrico com o hit “Eu Tenho a Senha”, sendo acompanhado pelo público que lota a rua. Além do cantor, participam da drilha Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho e Ruan Vaqueirinho. Também haverá apresentações de quadrilhas juninas.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Quatro dias após o fim do Carnaval, a folia segue no Recife, mas em um ritmo diferente: o forró. Sob o comando do cantor pernambucano João Gomes, a “Drilha São João Gomes”, percorrerá a Rua da Aurora, no centro da capital, hoje, antecipando o clima de São João para os foliões. As informações são do Diário de Pernambuco.

Pouco antes de seguir para o trio que puxará ao som de muito forró, João Gomes contou o porquê da drilha ser dias depois do encerramento do Carnaval 2026. Para ele, a ideia é que a festa venha para cativar desde cedo o espírito da festa junina.

“O Carnaval aqui é mágico, mas a gente que é forrozeiro se prepara muito para o São João. Então, é bom começar a falar logo cedo e cativar algo bom aqui em casa, aqui no Recife, porque eu sei que muita gente gosta daqui e gosta de festejar. Então, que a gente possa entregar essa folia para a galera”, afirmou ele.

Além do cantor, participam da drilha Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho e Ruan Vaqueirinho. Segundo João Gomes, o MC Don Juan também estava confirmado para participar, mas adoeceu e não se juntará ao grupo.

O cantor e compositor pernambucano Jorge de Altinho comunicou, no início da tarde deste domingo (22), por meio dos stories no Instagram, a morte do filho, Ivan Lima de Assunção, aos 41 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Os detalhes do velório serão divulgados em breve.

“É com profunda dor, difícil de colocar em palavras”, inicia a nota de pesar divulgada pelo artista. “Ele deixa uma marca doce e verdadeira em todos que tiveram o privilégio de estar ao seu lado. Seu jeito e sua presença seguem vivos na memória de cada um de nós.”

Jorge de Altinho explicou que o filho estava em investigação médica após a descoberta recente de uma doença cardíaca. Segundo ele, Ivan já havia realizado exames e tinha retorno agendado para próxima semana, mas “ontem, ele passou mal e, na manhã de hoje, sofreu uma parada cardíaca súbita e nos deixou”.

O cantor também agradeceu as manifestações de apoio recebidas. “Em nome de toda família, agradeço todo o carinho e as orações recebidas neste momento tão difícil”, escreveu.

Do jornal O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser grato à Acadêmicos de Niterói pela homenagem no enredo apresentado na Marquês de Sapucaí, mas se recusou a dar “palpite” sobre o desfile. A agremiação levou para a Avenida o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e acabou rebaixada para a Série Ouro do carnaval do Rio.

Em entrevista a jornalistas em Nova Délhi, na Índia, o petista foi questionado sobre o que pensava da reação de evangélicos que criticaram uma das últimas alas da escola de samba, a “Neoconservadores em conserva”, com famílias estampadas em latas e adereços de referência religiosa. “Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, disse.

Por Leiliane Rebouças*
Do Metrópoles

O caso do Brasília Palace Hotel é hoje um dos exemplos mais graves de negligência institucional com o patrimônio moderno brasileiro. Primeiro hotel da capital federal, projetado por Oscar Niemeyer para receber autoridades, técnicos e visitantes durante a construção de Brasília, o edifício não é apenas uma peça de arquitetura: ele é parte constitutiva da memória fundadora da cidade.

No entanto, diante da proposta de duplicação e descaracterização do hotel, promovida pelo empresário Paulo Octávio, o Iphan optou pelo caminho mais cômodo: permitir, silenciar e se omitir — como se a defesa do patrimônio fosse um princípio flexível, aplicável apenas quando não interfere nos interesses econômicos.

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou ontem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em Brasília, está “confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”. Em postagem nas redes sociais, o ex-parlamentar afirma que o pai pediu que a informação fosse divulgada por ele a aliados.

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”, escreveu Carlos. As informações são do jornal O Globo.

Por Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou, na última quinta-feira (19), a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de obstrução à Justiça e coação no curso do processo. Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes conduz a ação. Com a decisão, Eduardo passa oficialmente à condição de réu.

A denúncia foi recebida por unanimidade pela Primeira Turma da Corte em novembro de 2025, no âmbito das investigações sobre a trama golpista. Ao aceitar a acusação, os ministros entenderam haver indícios suficientes para a abertura do processo.