Lula acompanha inauguração de fábrica de hemoderivados em Goiana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, hoje, da cerimônia de inauguração da Fábrica de Hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana, na Mata Norte do Estado. A nova unidade é um marco para a soberania nacional na produção de medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) e representa um passo decisivo rumo à autossuficiência do país no setor.

Resultado de investimento de R$ 1,9 bilhão, a planta industrial vai produzir, a partir do plasma humano, medicamentos de alto custo, como Albumina, Imunoglobulina e Fatores de Coagulação VIII e IX – usados no tratamento de queimados graves, pacientes de UTIs, hemofilias, doenças raras e em grandes cirurgias.

Com a entrada em operação, a Hemobrás amplia gradualmente a produção nacional, incorpora novos medicamentos e fortalece a política pública de acesso universal e gratuito pelo SUS. Atualmente, a Hemobrás abastece o sistema público com produtos obtidos por meio de acordos de transferência de tecnologia. Em 2024, entregou um recorde de 552 mil frascos de hemoderivados e 870 milhões de Unidades Internacionais de medicamentos recombinantes. A nova fábrica permite que o Brasil produza, em quatro anos, até 500 mil litros de plasma fracionado por ano e seis tipos de medicamentos.

Veja outras postagens

Hoje, às 13h, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, pegará carona em um ônibus com 40 alunos da Escola Municipal São José, de Aldeia, que integram a primeira turma de alunos do município para o projeto “Voo Tecnológico”, todos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O projeto vai estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, formando, capacitando e incluindo jovens na área de tecnologia. No total, mais de 400 jovens da cidade vão passar pela formação.

Durante duas semanas, com 10 encontros, essa primeira turma vai receber noções teóricas, mas, principalmente, colocar a mão na massa. Ao concluir o curso, os alunos estarão aptos a desenvolver um ferramentas tecnológicas, como Chatbot, que ajudem nas vendas do armazém do bairro, ou um aplicativo para divulgar produtos e serviços realizados por seus pais, ajudando nas contas da família, por exemplo.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou