EXCLUSIVO
Após denúncia publicada pelo Blog em julho, a gestão Raquel Lyra (PSD) recuou e adiou, sem data prevista para retomada, a licitação para “fornecimento de aparelhos smartphones e respectivos chips SIM Card, em regime de comodato”. O assunto viralizou nas redes sociais, inclusive por prever os celulares mais modernos para uso do Gabinete da Governadora. A desculpa oficial para o adiamento foi a necessidade de “alteração dos requisitos técnicos”. O adiamento foi assinado pelo pregoeiro da Secretaria de Administração do Estado (SAD).
O valor total estimado do gasto: R$ 137.552.118,80 (cento e trinta e sete milhões, quinhentos e cinquenta e dois mil cento e dezoito reais e oitenta centavos). A gastança revoltou servidores da Secretaria de Administração do Estado (SAD), que forneceram ao Blog cópia de todo processo, sob reserva de fonte. A gestão Raquel Lyra estava fazendo exigências que, segundo os servidores, caracterizam o “alto padrão” nos aparelhos. O Governo exigia celulares “especializados em Serviço Móvel Pessoal (SMP) e internet móvel, de forma continuada, nas modalidades Local e Longa Distância Nacional (LDN), com roaming”. O edital, segundo os servidores da SAD, era cheio de exigências que direcionam os celulares para os melhores modelos.
Leia maisSobre o tipo de aparelho, o edital citava: “Tipo smartphone, compatível com sistema operacional iOS 17”. A resolução da tela tem que ser de cinema, capaz de assistir Netflix com conforto: “Resolução mínima de tela de 2796 x 1290 pixels com no mínimo 460 ppp”. O processador tinha que ser o mais moderno, para os celulares poderem rodar todos os programas, capazes inclusive de rodar os melhores jogos: “Processador com no mínimo 6 (seis) núcleos”. A câmara tem que ser a mais moderna, permitindo a governadora sair bem nas fotos: “Câmera com flash LED ou Dual-LED”. Os aparelhos deveriam permitir até mergulhos na piscina e gravar debaixo da água, segundo a exigência: “Resistência à água, respingos e poeira: classificação com no mínimo IP68 segundo a norma IEC 60529”. A velocidade da Internet móvel devia ser a mais alta disponível no Brasil para poderem fazer lives: “Tecnologia de comunicação 5G ou superior, Bluetooth v5.3 ou superior”.
Segundo o edital, foi criado um nível de qualidade, só para atender a gestão. A governadora teria 4 celulares à disposição. “O nível GOV foi adicionado, por demanda específica da Casa Militar, acrescendo em apenas 04 (quatro) unidades”, esclarece o edital. Ainda segundo o edital, os secretários, secretários-executivos e assessores especiais (DAS e DAS-1) teriam 200 aparelhos celulares à disposição, na nova contratação.
Leia menos














