A crônica domingueira

Veja outras postagens

Daqui a pouco, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo, participa do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’.

A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além LW TV, de Arcoverde.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O deputado estadual Gilmar Júnior (PV), representante da enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), protocolou um projeto de lei que determina a instalação de botão de pânico nas unidades de saúde públicas do Estado. A proposta, que visa ampliar a segurança de profissionais durante o exercício de suas funções, foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Legislativo.

Pelo texto, o dispositivo eletrônico poderá ser acionado por trabalhadores que se sentirem ameaçados. Ao ser ativado, o botão enviará um alerta de risco diretamente para o número 190 da Secretaria de Defesa Social/COPOM, que deverá acionar a viatura mais próxima para atendimento da ocorrência.

Segundo o parlamentar, cerca de 80% dos profissionais relatam já ter sofrido algum tipo de agressão no ambiente de trabalho, incluindo xingamentos, violência física e até ameaças de morte. “A instalação do botão de pânico é de suma importância para mobilizar de forma rápida as autoridades policiais ou a Guarda Municipal, e ainda, a própria segurança privada da unidade, prevenindo essas ocorrências”, afirmou Gilmar Júnior.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, informou que Caruaru, sua cidade natal, receberá quatro novos peritos médicos federais para atuar de forma permanente na agência local do INSS. Segundo ele, as nomeações já estão em processo e integram uma agenda nacional de fortalecimento da Previdência Social, na qual Pernambuco está entre os estados mais contemplados. O objetivo, afirmou em vídeo, é reduzir filas, agilizar o atendimento e assegurar o direito de quem depende do INSS.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Durante agenda na Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Joaquim de Barros Correia (Erem Barros Correia), em Altinho, para a assinatura da ordem de serviço de uma ponte, a governadora Raquel Lyra viveu uma saia-justa ao testar, ao vivo, o alcance do Programa de Aquisição de Tênis. “Quem já recebeu dinheiro na conta pra comprar os tênis?”, perguntou aos alunos. Diante da reação tímida no auditório, emendou: “Rapaz, eu tô achando pouco aqui. Quem comprou tênis, levanta a mão. Quem tá com dinheiro na conta pra comprar, levanta a mão”. A cena, registrada em vídeo, transformou a tentativa de exaltar o programa em constrangimento público.

O governo iniciou na semana passada o pagamento de R$ 150 por aluno para compra de calçados. Nascidos até junho receberam na quinta (7) e os de julho a dezembro, na sexta (8). Previsto na Lei nº 18.782/2024 e regulamentado em 23 de julho de 2025, o benefício é creditado via Caixa, tem uso exclusivo para tênis e prazo de até 90 dias. Para cair na conta, porém, o cadastro do estudante e do responsável precisa estar atualizado até 25 de agosto; fora da finalidade, o uso é proibido e pode gerar exclusão do programa.

O pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, postou, há pouco, em suas redes sociais, um vídeo em que lista, segundo ele, os crimes cometidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com Malafaia, Moraes rasga a Constituição Brasileira ao proibir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar as redes sociais e dar entrevistas aos meios de comunicação, pois até presidiários do regime fechado tem este direito. Confira o vídeo na íntegra.