Antonio Campos expressou, em nota, solidariedade a Danilo Cabral — que deixou hoje o comando da Sudene após pressão política de lideranças cearenses — e detalhou as medidas que pretende adotar para assegurar a retomada do trecho Salgueiro–Suape da Ferrovia Transnordestina. Confira na íntegra:
Nota de solidariedade
1. O Presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, Sr. Danilo Cabral, deixou o cargo. Nossa solidariedade.
2. Segundo amplamente comentado nos meios políticos, bem como por veículos de imprensa e blogs especializados, um dos principais motivos de sua saída foi a firme defesa da implantação do trecho Suape/Salgueiro da Ferrovia Transnordestina.
3. Ressalte-se que o referido dirigente participou recentemente do seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Moverá Pernambuco.
4. Tal fato reforça, de forma ainda mais evidente, a importância da ação popular por mim movida, sob o n° 0804040-39.2023.4.05.8300, na 2ª Vara Federal de Recife, que teve parcial provimento de recurso no Tribunal Federal da 5ª Região, ainda pendente de julgamento de mérito, de valor colocado pelo Juízo de 3,8 bilhões de reais, sendo a ação preventa para o caso.
5. No próximo dia 13 de agosto, na próxima quarta-feira, entrarei com representação perante o TCU sobre a Transnordestina, quando completa 20 anos do falecimento de Miguel Arraes, que foi quem pediu ao Presidente Lula, no Governo Lula 1, para fazer a Transnordestina, que agora não prioriza Pernambuco.
6. Hoje, comuniquei nos autos da ação popular mais esse fato novo e fiz requerimentos para que a União Federal e demais envolvidos atualizem a situação real do trecho Salgueiro/Suape, em Pernambuco.
7. Não desistiremos da Transnordestina Pernambuco, do trecho Salgueiro/Suape, seja pela correta engenharia financeira e do traçado, seja pela celeridade que a obra precisa para não prejudicar ainda mais Suape e Pernambuco.
A luta continua!
Recife/Olinda, 25 de julho de 2025.
ANTONIO CAMPOS
Advogado e escritor.