As eleições em Pernambuco e a Diana do Pastoril

*Por Ricardo Andrade

As eleições em Pernambuco sempre foram bastante polarizadas, entre esquerda X direita, governo X oposição etc. O saudoso senador e ex-governador Carlos Wilson foi um dos que tentaram emplacar uma terceira via, algo que nunca obteve êxito por aqui.

Temos um 2º turno inusitado desta vez, marcado pelo imponderável, em que mais uma vez se utiliza dos efeitos da comoção popular da forma mais abjeta e sem limites. A declaração de que não irá declarar seu voto coloca a candidata Raquel Lyra no papel de Diana do Pastoril, logo ela, que é filiada ao quase nanico PSDB, um partido conhecido por suas posições, bem em cima do muro.

O Pastoril é um folguedo do ciclo natalino que anuncia o nascimento do menino Jesus, nenhuma coincidência com o esperado nascimento de mais uma Maria no ventre de sua opositora, Marília Arraes, mas com a vinda de Lula ao Recife nesta sexta e seu declarado apoio à candidata do Solidariedade. Poderá estar nascendo uma nova etapa nessa campanha.

Lembrando que o pernambucano, historicamente, gosta de políticos que têm lado, postura ideológica definida, a exemplo de figuras nacionais como os saudosos Miguel Arraes, Cristina Tavares, Marco Maciel, os irmãos Fernando e Germano Coelho, Egídio Ferreira Lima e Fernando Lyra. Essa estratégia, aliás, já deu errado, com um dos candidatos no 1º turno. Fiquemos atentos, é esperar pra ver.

*Cientista Político e Historiador.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

A banda Limão com Mel, uma das atrações mais aguardadas do Festival Café Cultural 2025, em Taquaritinga do Norte, terá sua apresentação antecipada e agora fará o seu show na primeira noite do evento, na quinta-feira (7/8). Com a antecipação, o show da cantora Tayara Andreza será realizado na sexta-feira (8/8).

A mudança na programação foi motivada por ajustes na agenda do grupo, e anunciada com entusiasmo pela própria banda nas redes sociais. Em nota, Limão com Mel agradeceu à cantora Tayara Andreza, à sua equipe e à Prefeitura de Taquaritinga do Norte pela parceria e compreensão. O Festival Café Cultural acontece entre os dias 4 e 10 de agosto, com uma programação repleta de shows, feiras, exposições e manifestações culturais.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Arena de Pernambuco dá mais um passo importante em sua missão de ser um espaço mais inclusivo. Durante os jogos deste fim de semana, o Camarote da Inclusão estará disponível, garantindo que pessoas atípicas e seus acompanhantes possam viver a emoção do futebol com conforto, segurança e estrutura adequada. As inscrições já foram encerradas.

Os camarotes estão disponíveis hoje, às 19h30, no jogo Retrô x Ypiranga-RS, pela 14ª rodada da Série C, e amanhã, às 16h, no jogo Santa Cruz x Treze-PB, pela última rodada da primeira fase da Série D. “Acreditamos que o futebol e os eventos esportivos precisam ser vividos por todos. É uma alegria oferecer esse espaço de acolhimento, respeito e inclusão. A Arena é o lugar onde todo mundo tem vez”, destaca a missionária Michele Collins, diretora-presidente da Arena de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

O cantor sertanejo Almir Matias, condenado em 2022 pelo rolo dos respiradores em Guarujá (SP) e pivô de uma denúncia de desvio de R$ 150 milhões da saúde pública, voltou à cena – agora em Pernambuco.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, Almir já desembarcou 15 vezes no estado nos últimos nove meses, oferecendo Organizações Sociais (OS) “de confiança” a prefeitos recém-eleitos. O método é sempre o mesmo: ele apresenta várias OS, provoca um leilão de preços e, se não fecha negócio, ameaça vazar dossiês e gravações à imprensa. Num encontro em hotel do Recife, chegou a bater na mesa e avisar: “Cadeia não me assusta”.

A Justiça paulista proibiu Almir de atuar em contratos públicos de saúde, mas ele segue negociando bastidores. Prefeitos pernambucanos temem virar os “próximos delatados” — alguns já relatam ameaças de exposição. O Ministério Público Federal em Pernambuco avalia abrir inquérito. Enquanto isso, Almir dispara reuniões e garante que “não tem nada a perder”.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O prefeito Carlos Santana inaugurou a requalificação da Maternidade Municipal Mãe Lídia, em Ipojuca, dobrando a capacidade de partos da unidade e elevando a qualidade do atendimento às gestantes. A entrega marca uma nova fase para a saúde do município, com melhorias estruturais e a ampliação dos serviços oferecidos. “Estamos entregando uma estrutura de ponta, com equipamentos modernos, para garantir mais segurança e dignidade às mães e aos bebês de Ipojuca”, afirmou o prefeito.

A nova estrutura inclui um moderno bloco cirúrgico com mesa de parto, desfibriladores, berços aquecidos e quatro novas enfermarias. Em 2015, durante seu mandato anterior, Santana havia ampliado a capacidade da maternidade de 6 para 20 leitos. Agora, em 2025, ele reforça esse compromisso com mais investimentos na saúde materno-infantil.

A cerimônia de entrega reuniu autoridades locais e estaduais, como a deputada Simone Santana e o secretário municipal de Saúde, Neto Guerra. “Já entramos no segundo semestre com muitas novidades em diversas áreas. Um exemplo é o programa Mãe Coruja, que já está funcionando. A Prefeitura do Ipojuca está fortalecendo a rede de cuidado com o povo”, declarou Simone.

Ainda durante a programação, o prefeito oficializou a posse de 104 novos servidores da área da saúde, entre médicos, técnicos e agentes. “É um momento de muita alegria. Empossar essa turma de peso, de trabalho, é mais compromisso que estamos cumprindo”, afirmou Santana.