Após a matéria publicada por este blog, na tarde desta terça-feira (22), sobre o dossiê recebido pela Arquidiocese de Olinda e Recife contendo diversas denúncias sobre a Santa Casa de Misericórdia do Recife, a instituição enviou um pronunciamento oficial. No texto, a Santa Casa afirma que as acusações são infundadas.
Confira a íntegra:
“Em nota, Santa Casa do Recife repudia crimes de pedofilia, explica demissão de funcionário envolvido e rebate acusações infundadas
A Santa Casa de Misericórdia do Recife vem a público reafirmar seu compromisso histórico com a ética, a legalidade e a proteção dos direitos humanos, especialmente das crianças e adolescentes, e prestar os devidos esclarecimentos sobre os recentes acontecimentos envolvendo ex-funcionário que atuava na instituição.
Leia maisAssim que a direção da Santa Casa tomou conhecimento de que o ex-funcionário participava ativamente de grupos virtuais voltados ao compartilhamento de conteúdos ilegais relacionados à pedofilia e à zoofilia, foram imediatamente adotadas as seguintes providências:
1. Em sigilo, foram realizadas apurações dos fatos, garantindo a ausência de interferência do ex-funcionário;
2. Com a confirmação das informações — incluindo áudios vazados em que o próprio ex-funcionário expõe sua conduta suspeita – foi determinada a demissão;
3. As evidências e informações apuradas foram imediatamente encaminhadas às autoridades policiais competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
De forma lamentável, após sua demissão, o ex-funcionário passou a promover uma série de ataques difamatórios contra a Santa Casa e seus colaboradores, produzindo e divulgando documentos contendo acusações infundadas, sem qualquer base jurídica ou comprovação. Trata-se de uma tentativa clara e reprovável de retaliação, com o objetivo de manchar a reputação de uma instituição que há 166 anos presta serviços essenciais à população pernambucana com seriedade, compromisso social e respeito à lei.
A Santa Casa reforça que todas as provas de suas condutas foram devidamente apresentadas às autoridades competentes e que não há qualquer respaldo legal ou factual para as acusações disseminadas.
A Santa Casa não tolera, em hipótese alguma, práticas antiéticas ou ilícitas em seu quadro de colaboradores e continuará zelando para que sua missão de servir à sociedade com dignidade, ética e responsabilidade seja preservada. Também adotará todas as medidas legais, inclusive criminais, para resguardar sua honra e integridade institucional e de seus profissionais e colaboradores.
Seguiremos firmes no propósito de cuidar da vida e manter a confiança da população, que é o bem maior conquistado ao longo de nossa história“.
Leia menos