Sinpocrim-PE nega que médicos-legistas apenas supervisionem necrópsias

Em nota, o Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal de Pernambuco (SINPOCRIM-PE) desmentiu a afirmação feita ontem (7) pelo presidente do SINPOL em entrevista ao blog de que os médicos-legistas apenas “supervisionam” as necrópsias. Confira o comunicado:

“Ressaltamos que a perícia necroscópica é um ato médico e, como tal, é atribuição exclusiva dos legistas, que, inclusive, respondem civil, ética e juridicamente por ele. Não obstante esse fato, o sindicato reitera a importância dos demais servidores que integram a cadeia de serviços no IML, pois entende que eles são indispensáveis ao pleno funcionamento desse órgão.

Quanto ao contexto em que foi reclamada a ineficiência desse indispensável serviço na cidade de Caruaru, entendemos que a postura mais acertada, por parte dos dirigentes sindicais, deve ser sempre a de se solidarizarem na luta, reconhecendo mutuamente o papel de cada categoria e, ao mesmo tempo, somando esforços na cobrança contundente ao governo.

Por fim, o SINPOCRIM-PE reforça seu compromisso com a valorização da Perícia Oficial e reconhece como legítima a cobrança por um serviço mais digno e eficiente a ser prestado à população”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Instituto França de Pesquisa admitiu, por meio de nota oficial, ter identificado uma distorção pontual nos cruzamentos por faixa etária de sua pesquisa de intenção de voto em Pernambuco. O comunicado foi divulgado após o blog publicar uma análise que apontava dados conflitantes no levantamento.

A matéria, baseada em avaliação de especialistas em estatística e opinião pública, revelou que, embora Raquel Lyra aparecesse com 29,37% das intenções de voto, atrás do prefeito João Campos (43,18%), havia discrepâncias evidentes nos cruzamentos por faixa etária e escolaridade — especialmente nos resultados dos pré-candidatos Eduardo Moura e Ivan Moraes, que destoavam significativamente do total geral apresentado.

Em nota, o Instituto afirmou que a inconsistência foi detectada por sua equipe técnica e que os dados foram prontamente revisados, validados e corrigidos, assegurando a conformidade com seus padrões metodológicos. “Os cruzamentos publicados antes da atualização não correspondem aos dados oficiais e devem ser considerados inválidos para fins de análise ou reprodução”, destacou o comunicado. Os resultados corrigidos já estão disponíveis para consulta e divulgação.

Ainda, o Instituto França destacou ter acertado os resultados das eleições de 2024 em Recife e Caruaru, todas as pesquisas de segundo turno e a disputa presidencial de 2022.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Palmares - Festival do Livro

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.

Olinda - Refis últimos dias 2025