“Nossa gente virou refém da falta de policiamento”, diz Lula Cabral ao pedir Força Nacional a Raquel

Durante audiência no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (26), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, entregou à governadora Raquel Lyra um ofício solicitando a convocação imediata da Força Nacional e a criação de uma força-tarefa com policiais judiciários federais e estaduais para conter a escalada da violência no município. Segundo o gestor, o Cabo enfrenta um cenário crítico, com 68 homicídios entre janeiro e maio e outros 13 já registrados em junho. “Nossa gente virou refém da falta de policiamento e de políticas estaduais que nos ajudem a combater a violência”, afirmou.

Lula Cabral destacou ainda o déficit de efetivo policial, citando que o 18º Batalhão da Polícia Militar, responsável por atender o Cabo e Ipojuca, dispõe de apenas cerca de 320 policiais, o que representa uma média de um policial para cada mil habitantes. Em maio, o número de homicídios no município cresceu 21,4% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 14 para 17. O protocolo para acionar a Força Nacional exige que o pedido seja feito ao governo estadual, que então encaminha a solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe, recém-inaugurado em Ouricuri, começou a atender a população oferecendo cirurgias oftalmológicas gratuitas, graças a uma emenda de R$ 2 milhões do deputado federal Augusto Coutinho. O vereador Jaécio (União), de Trindade, visitou o centro e destacou a importância da iniciativa para pacientes que não teriam condições de arcar com o custo dos procedimentos ou de se deslocar até Recife.

Agentes da Polícia Ambiental e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) suspenderam neste sábado (16) a derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e aplicaram multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão do prefeito João Campos. A ação ocorreu após denúncias de moradores e envolveu a retirada de vegetação em área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na antiga Vila dos Sargentos.

Segundo a Polícia Ambiental, a obra possui autorização da Prefeitura, mas não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH, documento necessário para validar a legalidade do corte. Diante da irregularidade, os fiscais suspenderam imediatamente a derrubada das árvores. Com informações do Portal de Prefeitura.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), explicou que o Estado apoia a construção de moradias populares, mas que é necessário cumprir a legislação ambiental. “Em um dos terrenos, a Prefeitura tem a licença e a documentação; nos demais, não. Os equipamentos que estão aqui estavam fazendo uma obra sem a correta licença. Por isso, os equipamentos estão apreendidos”, afirmou. Coelho acrescentou que apenas o lote com licença pode ter intervenções, mas sem o maquinário que estava sendo usado irregularmente, e que a CPRH já lavrou o auto, cabendo à Prefeitura se defender.