Silvio Costa Filho se reúne com setor da construção civil e destaca investimentos federais em Pernambuco

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, intensificou nesta segunda-feira (17) o diálogo com o setor produtivo de Pernambuco ao se reunir com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-PE). A agenda dá continuidade à aproximação com empresários locais, após participação em evento promovido pelo Lide-PE. Na reunião, Costa Filho destacou o bom desempenho da construção civil no país, impulsionado por investimentos do Governo Federal, e defendeu a importância da parceria entre os setores público e privado para ampliar a geração de emprego e renda.

“O governo do presidente Lula está fazendo um conjunto de ações e investimentos públicos em infraestrutura e programas como o Minha Casa, Minha Vida no Estado, que têm impacto direto na construção civil”, afirmou o ministro. Ele mencionou ainda projetos como a recuperação das BRs 423 e 232 e obras estratégicas como a Transnordestina. Segundo Costa Filho, essas intervenções são fundamentais para atrair investidores e impulsionar o desenvolvimento regional: “Quando melhoramos as nossas rodovias, atraímos investidores e isso tem reflexo direto na construção civil”.

O presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, avaliou positivamente o encontro. “Foi um grande momento para o setor produtivo e para o Estado, porque ele [o ministro] ressaltou todas as ações mais importantes que nós temos em Pernambuco”, declarou. Couto também elogiou o papel institucional de Costa Filho: “A gente tem um ministro que representa Pernambuco de forma efetiva, eficiente e republicana, sem olhar a cor partidária”.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou