Partidos que integram o governo Lula fecham questão contra proposta de aumento de impostos

O União Brasil e o Progressistas (PP), que comandam ministérios no governo Lula, vão fechar questão contra o aumento de impostos proposto pelo Ministério da Fazenda nesta semana. O governo deve publicar ainda hoje uma medida provisória (MP) que trata do tema, cuja finalidade é evitar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) proposto em maio.

A objeção dos dois partidos em relação à MP deve ser anunciada nesta tarde, quarta-feira, 11, segundo informado pelos presidentes do União e PP, Antonio Rueda e Ciro Nogueira, respectivamente, em declaração à imprensa. As informações são doa revista Veja Online.

Com isso, os 109 deputados e 14 senadores das duas legendas serão obrigados pelas direções partidárias a não votar a favor do aumento de impostos. A posição contrária ao governo virá independentemente da presença desses partidos na Esplanada dos Ministérios. André Fufuca (PP-MA) comanda o Ministério dos Esportes, enquanto os ministérios do Turismo e das Comunicações, liderados por Celso Sabino (União-PA) e Frederico de Siqueira Filho (sem partido), estão sob a influência do União Brasil. Apesar de não ser filiado, Siqueira Filho foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), nome influente do União Brasil.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10

Na noite desta quinta-feira (31), o salão nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) recebe um ato político em defesa da soberania brasileira e das instituições republicanas. Realizado a partir das 18h30, o evento descrito como “apartidário” deve reunir autoridades políticas e jurídicas de Pernambuco, além do reitor e vice da universidade, respectivamente Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, e dos diretores da faculdade de direito, os juristas Torquato Castro Júnior e Antonella Galindo. Na ocasião será divulgada uma carta pública assinada por juristas.

Na tarde da sexta-feira (1º), a partir das 15h30, um ato de rua promovido por movimentos populares, partidos políticos e sindicatos promete reunir milhares de pernambucanos. Com o mote “quem manda no Brasil é o povo brasileiro”, a convocatória deixa evidente o tom crítico ao mandatário dos Estados Unidos e também contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como corresponsável pela medida adotada contra os produtos brasileiros.

As mobilizações são a resposta da sociedade civil à taxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos à importação de produtos brasileiros, assinada ontem (30) pelo presidente Donald Trump. Trump atribuiu a “punição” econômica a práticas do governo brasileiro que estariam “prejudicando empresas americanas, violando direitos de liberdade de expressão de cidadãos dos EUA e comprometendo interesses estratégicos do país”, além de uma suposta “perseguição judicial” do Estado brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

Já estou nos estúdios da rádio Itacaité 88,1 FM, em Belo Jardim, para o Frente a Frente ao vivo, programa de estreia da nova parceira da Rede Nordeste de Rádio. Vai ao ar daqui a pouco, das 18 às 19 horas, para 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O suplente de senador e ex-deputado federal Silvio Costa, pai do ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, publicou em suas redes sociais uma crítica à reação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro ao anúncio do tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras pelos Estados Unidos. No post, Costa qualificou como “revoltante” ver Eduardo Bolsonaro “vibrar” com a alíquota e afirmou que isso revela um “ódio ao Nordeste”, chegando a chamar o episódio de “crime de lesa-pátria”. A tarifa foi anunciada pelo governo norte-americano como parte das medidas sobre o fluxo comercial com o Brasil.

Silvio Costa destacou , ainda, que as usinas de cana-de-açúcar do Nordeste exportam cerca de R$ 1 bilhão em açúcar por ano para os Estados Unidos, sugerindo que a elevação da alíquota penaliza diretamente essa cadeia produtiva regional e a economia local. Veja:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

A Prefeitura de Goiana começou a implantação da rede de energia elétrica no Loteamento Nova Esperança, com o início do posteamento na área, em um processo acompanhado na quinta-feira (31) pelo prefeito Marcílio Régio. A ação, que conta com o apoio do deputado estadual Antônio Moraes, representa o primeiro passo para a inclusão da comunidade no planejamento urbano e social do município e para a ampliação de outros serviços públicos na região.

Até então, cerca de 500 famílias viviam sem acesso à rede elétrica regular, dependendo de ligações improvisadas que comprometiam a segurança das residências e deixavam o loteamento às escuras durante a noite. A iniciativa foi fruto de articulação política: proposta pela vereadora Ana Diamante, “o projeto é resultado de articulação institucional e diálogo com os órgãos responsáveis, e vai garantir melhores condições de moradia, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias”, afirmou a parlamentar.

O prefeito ressaltou o alcance da intervenção: “Estamos iniciando um processo de transformação para a Nova Esperança, levando infraestrutura e construindo caminhos para a cidadania. O trabalho está apenas começando.” Os serviços seguem nos próximos dias com implantação de postes, redes de distribuição e, posteriormente, ligações domiciliares, e a expectativa é que o fornecimento regular de energia seja ativado ainda neste semestre.