Juscelino não manda mais nas Comunicações, aponta novo ministro

Por Manoel Guimarães
Especial para o blog


Afastado do Ministério das Comunicações há cerca de dois meses após ter o nome envolvido em denúncias de corrupção, o ex-ministro e deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) não manda mais na pasta. A informação é do atual titular, Frederico Siqueira, que desmentiu rumores de ingerência do antecessor em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.

“Ele tem gente lá, porque construiu uma equipe técnica qualificada. A ideia, quando assumimos, foi de aproveitar essas pessoas. Mas temos autonomia. Estamos dando continuidade à gestão, até porque, se formos fazer uma mudança estrutural a essa altura do governo, não vamos conseguir fazer as entregas até o final do mandato. Mas isso não significa que (ele) está mandando no ministério”, afirmou Frederico Siqueira.

O novo ministro, que é pernambucano, atuou nos últimos dois anos na Telecomunicações Brasileiras (Telebras), braço da pasta de Comunicações, e assumiu a pasta há pouco mais de um mês. Ele ainda elogiou o legado deixado por Juscelino no ministério.

“Em pouco tempo, ele foi muito bem aceito pelo setor, por todas as ações que implementou nesses dois anos de trabalho. Nosso objetivo, até porque não temos muito tempo, é dar continuidade ao que foi plantado na radiodifusão, nas políticas implantadas. Estamos acelerando o que já estava previsto para acontecer. Mexemos muito pouco na equipe, estamos no processo de avaliação, mas, como se trata de muita gente técnica, se houver mudanças, serão bem pontuais”, colocou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Brejo da Madre de Deus será a anfitriã do 1º Encontro Pernambucano de Governos Locais pela Sustentabilidade, promovido pelo ICLEI Brasil, entre os dias 12 e 14 de agosto, no distrito Fazenda Nova. “Vamos reunir representantes de governos locais, especialistas e organizações parceiras em torno de um objetivo comum: fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à ação climática”, explica a organização do evento.

O encontro integra a série de diálogos preparatórios para a COP30, marcada para 2025 em Belém (PA), e terá como tema central “Economia Circular e Biodiversidade”. A programação inclui painéis, oficinas e mesas de debate para promover cooperação entre municípios, troca de experiências exitosas e incentivar soluções inovadoras aos desafios ambientais.

Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Desde dezembro do ano passado, tramita na 138ª Zona Eleitoral de Camaragibe a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600440-98.2024.6.17.0138, proposta pelo ex-vereador Hélio Albino. O processo questiona a candidatura de Maria Verônica Araújo Barbosa pelo partido Mobiliza nas eleições municipais de 2024, sob a acusação de que ela foi registrada apenas para atender à cota mínima de 30% de mulheres, sem qualquer intenção real de disputar o mandato.

Na petição, Albino sustenta que Maria Verônica não realizou atos de campanha — “não pediu votos, não fez propaganda própria e utilizou suas redes sociais exclusivamente para apoiar a candidata Josi Silva e o então candidato a prefeito Jorge Alexandre” — caracterizando, em seu entender, uma postulação fictícia.

Caso a Justiça Eleitoral reconheça a fraude e anule todos os votos do Mobiliza, o coeficiente eleitoral será recalculado, abrindo caminho para a cassação do mandato da vereadora Clara Cabral, empossada em 1º de janeiro de 2025, e possibilitando o retorno de Hélio Albino ao Legislativo. O processo aguarda, há mais de quatro meses, a citação de todos os réus, etapa iniciada em março, e ainda não teve julgamento marcado.