Vice-prefeito de São Vicente Férrer é condenado por desvio de FGTS e INSS de trabalhadores rurais

A Justiça de Pernambuco condenou José Aldo Xavier de Medeiros Júnior, atual vice-prefeito de São Vicente Férrer, por apropriação indébita qualificada. Conhecido como Aldo Júnior, ele atuava como contador da Fazenda Paddess, onde deixou de repassar, entre 1996 e 2019, os valores do FGTS e do INSS devidos pelo empregador, o produtor rural Newton Barbosa de Souza. Os repasses eram entregues a ele pelo filho do proprietário da fazenda, mas, conforme declaração registrada em cartório, os recursos foram desviados para fins pessoais.

O esquema, que somou R$ 288.909,51, afetou diretamente dezenas de trabalhadores, que ficaram impedidos de sacar o FGTS ou acessar benefícios previdenciários. A fraude foi descoberta após denúncias e uma auditoria contábil. Na sentença, o juiz da Vara Única de Vicência classificou o crime como agravado por sua continuidade e dolo, aplicando pena de dois anos, seis meses e dezesseis dias de reclusão, em regime aberto, além de multa. A pena, no entanto, foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de valor pecuniário.

Apesar da gravidade dos fatos, a decisão judicial não determinou o ressarcimento dos valores desviados, uma vez que o Ministério Público não solicitou a devolução no processo. Com informações do Blog do Silvinho.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

A Justiça Eleitoral da 59ª Zona de Correntes, no Agreste de Pernambuco, cassou os mandatos do prefeito Edmilson da Bahia (PT) e do vice-prefeito Demilton Junior (PSB). A decisão, proferida pela juíza Olívia Zanon Dall’Orto Leão, também torna os dois inelegíveis por oito anos, com base no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990. De acordo com a sentença, os gestores foram responsabilizados por abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral.

A ação, movida pela coligação “Não Vamos Desistir de Correntes”, apontou práticas como compra de votos, uso de bens públicos em eventos eleitorais, coação de eleitores e propaganda irregular. As provas incluíram depoimentos de testemunhas e decisões anteriores que confirmaram o uso indevido da máquina pública em benefício da candidatura. A decisão determina ainda que, após o trânsito em julgado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) seja comunicado para adotar as providências cabíveis, entre elas a convocação dos substitutos legais.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Podemos em Pernambuco, Marcelo Gouveia, passou o último fim de semana em uma série de compromissos no Sertão do estado, visitando cidades e fortalecendo parcerias políticas. A agenda começou em Ouricuri, onde se reuniu com lideranças locais e parceiros do partido, reforçando o apoio ao seu projeto político. Em Bodocó, Marcelo participou de um encontro com vereadores e amigos, promovendo um espaço de diálogo e troca de ideias.

O percurso seguiu para Serrolândia, distrito de Ipubi, e depois para Lagoa Grande, onde conversou com representantes locais e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região. Ainda no Sertão, ele visitou Belém de Maria e Belém do São Francisco, sendo recebido por apoiadores que acompanham o projeto do Podemos.

O fim de semana terminou na Cidade da Pedra, conhecida como Capital da Cavalgada, onde Marcelo prestigiou a Cavalgada Mayara Neves, evento que celebra tradições locais. Durante toda a viagem, o presidente do partido destacou a importância do contato direto com a população, fortalecendo parcerias e mantendo o compromisso de construir um Pernambuco mais unido e próspero.

O Comando Militar do Nordeste realizará, na próxima quarta-feira, a II Jornada de Estudos Estratégicos, com o tema “A evolução da Defesa no Nordeste: do Brasil Colônia à II Guerra Mundial”. O evento terá início às 8h, no Auditório Professor Clélio Lemos, localizado na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP-UPE), em Recife, e será aberto ao público, com atenção especial à comunidade acadêmica.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE, reafirma o compromisso da Força Terrestre com a divulgação da cultura de Defesa, o resgate da memória histórica do Nordeste e o fortalecimento da integração entre civis e militares. Durante a jornada, serão debatidos temas estratégicos relevantes, reforçando o papel das instituições militares no desenvolvimento regional e nacional e promovendo a reflexão crítica sobre segurança e defesa.

O CMNE reforça, com esta jornada, sua missão de promover o conhecimento, a pesquisa e o diálogo acadêmico, destacando a importância da Defesa na construção da sociedade brasileira e na preservação da soberania nacional. As inscrições para a II Jornada de Estudos Estratégicos já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/ii-jornada-de-estudos-estrategicos-623252/

Faleceu, na manhã de hoje, o jornalista Eraldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história. O Jornal de Arcoverde nasceu em julho de 1981, quando seus idealizadores consideraram inaceitável que Arcoverde não tivesse um periódico próprio. Desde a primeira edição, o jornal se estabeleceu como plural, democrático e aberto a diversas opiniões. Familiares ainda não divulgaram as informações sobre o velório e enterro.