Atendendo a apelo do setor aviário, Alepe antecipa sabatina da Adagro para esta quarta

Diante da crise provocada pela gripe aviária e do apelo feito pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu antecipar a sabatina do médico veterinário Moshe Dayan, indicado para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e a votação nesta quarta-feira (21), às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, a indicação será apreciada no plenário.

A decisão foi tomada após reunião com o presidente da Avipe, Giuliano Malta; o vice, Carlos Henrique Albuquerque; e o próprio Moshe Dayan. O grupo foi recebido pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, e pelos deputados Francismar Pontes, Coronel Alberto Feitosa, Rodrigo Farias e Mário Ricardo. Álvaro Porto afirmou que o cenário exige urgência. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.

Feitosa destacou que, por se tratar de uma questão de saúde pública, a Casa decidiu acelerar os trâmites. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.

Moshe Dayan Fernandes de Carvalho tem 57 anos e experiência nas áreas de produção, gestão e políticas públicas agropecuárias. Produtor de leite e especialista em laticínios, atuou por 18 anos no Sebrae, incluindo seis como gerente da unidade de Garanhuns. Também foi secretário de Agricultura de Pedra e atualmente é assessor parlamentar da deputada Débora Almeida, com foco no setor agro.

Veja outras postagens

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promove, amanhã, o 3º Feirão de Empregos da Região Metropolitana do Recife. O evento deve reunir centenas de candidatos e mais de 24 empresas, com uma oferta de 2.300 vagas no total.

O Feirão se consolida como uma das principais ações de geração de trabalho e renda do Estado, conectando quem busca uma oportunidade a quem precisa contratar. As vagas são voltadas para diversas áreas e níveis de experiência, com contratações imediatas previstas já durante o evento. O evento acontecerá na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, localizada na Av. João de Barros, das 8h30 às 15h.

“O Feirão de Empregos representa o compromisso do Governo de Pernambuco com as pessoas. Quando falamos em trabalho, falamos de dignidade, de oportunidade e de transformação de vidas. Cada contratação é uma nova história que começa, e é isso que nos move”, destacou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca de Zé do Povo).

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) resolveu liberar mais R$ 21 milhões para gastar em propaganda, ainda em 2025. Raquel assinou decreto retirando recursos da rubrica “Encargos da Dívida Pública Externa” e repassando o dinheiro para a Secretaria Estadual de Comunicação para “Divulgação Governamental em Todos os Meios de Comunicação”. Os recursos foram incluídos no orçamento de 2025, ou seja, terão que ser gastos até 31 de dezembro deste ano.

A governadora assinou o decreto liberando o dinheiro em 4 de novembro. A justificativa de Raquel é a necessidade de “reforço de dotação orçamentária”. Os gastos com publicidade do Governo chegaram a ficar suspensos por cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Raquel recorreu ao Tribunal de Justiça (TJPE) para derrubar a cautelar do TCE, obtendo sucesso no Judiciário. Raquel concluiu uma licitação de R$ 120 milhões por ano, durante dez anos. Ou seja, uma licitação bilionária.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai promover, nos dias 6, 7 e 8 de novembro próximos, um mutirão de atendimento ao eleitor em todas as unidades da Justiça Eleitoral do estado. Em Taquaritinga do Norte, o atendimento acontece em Pão de Açúcar (na Subprefeitura); em Taquaritinga (por trás do Centro Comercial) e no Cartório Eleitoral (no Fórum). Nos dias 6 e 7, quinta-feira e sexta-feira, os atendimentos serão das 8h às 16h. E no sábado, dia 8, o atendimento também será das 8h às 16h.

Todos os serviços serão disponibilizados à população. Um dos principais objetivos do mutirão é ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado. O cadastramento biométrico é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas.

A biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.