Senado aprova projeto que reconhece Recife como Capital Nacional do Brega

O Senado Federal aprovou, ontem (13), o Projeto de Lei 2521/21, que reconhece o Recife como a Capital Nacional do Brega. De autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), a proposta já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial. A iniciativa busca dar reconhecimento oficial a um dos gêneros musicais mais populares do país, com fortes raízes nas periferias recifenses.

Com o projeto, Carreras destaca o papel central da capital pernambucana na consolidação do brega como expressão cultural e força econômica. O gênero, que abrange estilos como brega romântico, brega funk e passinho, movimenta uma ampla cadeia produtiva e gera centenas de empregos. “O que o povo já sente no coração agora está prestes a ser reconhecido oficialmente. O brega é nosso, o brega é raiz, o brega é Recife”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

O relator da matéria na Câmara foi o deputado Pedro Campos (PSB-PE), que ressaltou o impacto social e econômico do movimento. “Esse projeto fortalece um movimento cultural que tem raízes na periferia do Recife, que por vezes foi marginalizado. O brega não é só ritmo, é estilo de vida, economia criativa e impulsiona uma cadeia econômica que gera emprego e renda para a nossa gente”, afirmou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Por Houldine Nascimento
Do Poder360