O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, divulgou nota pública nesta quinta-feira (09) em que contesta declaração do presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), Marcelo Gouveia, sobre a proposta de modificação no projeto de lei que autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão ao Governo do Estado. Sivaldo defende que parte dos recursos seja repassada diretamente aos municípios, de forma institucional e sem critérios políticos, como propõe o substitutivo aprovado pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Confira a nota na íntegra:
Lemos com atenção e surpresa nosso presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a quem temos grande consideração, afirmar que a mudança no texto do projeto que trata de empréstimo para o Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 bilhão, na Comissão de Finanças na ALEPE, quando os deputados defendem destinar metade deste valor de forma democrática institucional diretamente para os municípios, e que, segundo ele, ‘a divisão dos recursos atrapalharia obras benéficas nos próprios municípios’.
Leia maisDiscordamos do nosso presidente Gouveia, a mudança visa justamente garantir que os municípios, independentemente de política e partidarismo de seus gestores, recebam os benefícios e ações do Governo do Estado. Somos testemunhas e sofremos também os efeitos da gestão parcial da governadora Raquel Lyra, e precisamos garantir que os municípios sejam tratados de forma equânime, com institucionalismo, e não somente aos que aderirem ao seu projeto político, na maioria das vezes até se filiando ao seu partido.
Por isto, em nome das relações institucionais, que entendemos que o substitutivo apresentado pela Comissão de Finanças da ALEPE atende ao conjunto dos municípios do estado de Pernambuco, independente de região e grupos políticos, e que esta defesa pelos interesses de todos os municípios, deveria ser o posicionamento da AMUPE.
Sivaldo Rodrigues Albino
Prefeito de Garanhuns