O suposto cavalo de batalha de Silvinho

Na política, cavalo de batalha é um termo frequentemente usado para descrever um argumento essencial para atingir com disfarces alguma meta. É isso o que estaria fazendo o ministro Silvio Filho, deputado federal licenciado, ao encontrar o pretexto da perda de um prefeito para o deputado Felipe Carreras (PSB), e passar a fazer aceno à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), mesmo com seu partido alinhado à gestão João Campos (PSB), no Recife.

Quem acompanha de perto tudo isso lembra que Sílvio fez, recentemente, alguns collabs com a governadora Raquel Lyra. Collab é um termo usado nas redes sociais que vai além de marcar um seguidor numa postagem. Geralmente, só é praticado com alguém com quem se tem muita ligação, profunda admiração ou extrema confiança.

Veja outras postagens

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Por articulação do Governo do Estado, 25 deputados estiveram presentes, na manhã de hoje, no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e deram presença no painel do local.

Os parlamentares que compareceram são todos da bancada de Governo. Eles aprovaram a solicitação de convocação de sessão extraordinária da governadora Raquel Lyra (PDS) para votar projetos enviados pelo Poder Executivo.

O período extraordinário terá início a partir da próxima segunda-feira (5) e as propostas enviadas irão para as Comissões de Justiça, Finanças e Administração, depois passarão pelo Plenário.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Roberto Freire*

A luta das mulheres e dos homens iranianos contra a ditadura teocrática dos aiatolás expôs uma clivagem cada vez mais evidente no campo progressista internacional.

Enquanto as esquerdas democráticas da Europa se posicionaram de forma clara e consistente em defesa da liberdade, da dignidade das mulheres e dos direitos humanos no Irã, parte significativa da esquerda brasileira segue em silêncio quando não em constrangido apoio ao regime iraniano. Um reflexo direto do alinhamento do governo Lula a ditaduras de diferentes matizes, entre elas a teocracia iraniana.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Sextou de hoje, primeiro de 2026, está emocionante e dedicado ao melhor do forró romântico. O convidado é o cantor e compositor Juarez Cantor, ex-integrante das bandas de forró Mastruz com Leite e Magníficos e do grupo Amigos Sertanejos.

Natural do Rio de Janeiro, desde os 15 anos Juarez vive da música. Fez parte de concursos musicais e já cantava à noite em barzinhos do Ceará, estado onde cresceu. Em 2022, o artista decidiu seguir em carreira solo e se destaca por belíssimas canções, como ‘Dom da Vida’, ‘Ponta de Faca’ e ‘Minha Delicadeza’.

O Sextou vai ao ar hoje, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque no alto do blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Vencer a polarização política é o desafio para o Brasil em 2026, na visão do professor, sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. Em entrevista ao podcast “Direto de Brasília”, ele projetou um discreto favoritismo do presidente Lula (PT), analisou as postulações da oposição e criticou o sistema político brasileiro, que permite eleger um Congresso Nacional completamente desalinhado em relação ao chefe do Executivo federal. “Está passando da hora de aderirmos a um semipresidencialismo”, disparou.

Professor, entre tantas dúvidas para 2026, qual é sua análise de cenário mais provável para o Brasil?

O maior desafio do Brasil hoje é como enfrentar e vencer essa questão da polarização. Vale lembrar que essa polarização não é simétrica, como será na França, com a extrema-direita enfrentando a extrema-esquerda. No Brasil, temos uma polarização que é de ultradireita versus centro-esquerda. Lula sempre fez governos transversais, que no popular se chama de balaio de gatos, de cores diferentes do ponto de vista ideológico ou frequências. Acredito que para melhorar o clima político do país, precisa ter um conjunto de circunstâncias, como uma economia caminhando bem, o país crescendo. Só o crescimento econômico ajuda a diminuir as tensões numa sociedade. Também precisa fazer um combate eficiente às fake news, enfrentar a necessidade de regulação das redes sociais, que é algo muito difícil no Brasil a preço de hoje. E precisa ter um aperfeiçoamento institucional, uma reforma do sistema eleitoral, além de pequenas reformas em todos os Poderes, haja vista essa crise na qual o Judiciário está mergulhado no momento.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Polícia Federal prendeu, hoje, Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A ordem é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Martins estava em prisão domiciliar desde 27 de dezembro, e usava tornozeleira eletrônica. As informações são do portal Metrópoles.

Na terça-feira (31/12), Moraes havia pedido para a defesa dele que explicasse o uso da conta no Linkedin, sob pena de decretação de prisão preventiva. Martins foi condenado a 21 anos de prisão no julgamento do núcleo 2. Ele está proibido de usar as redes sociais. O ex-auxiliar de Assuntos Internacionais de Bolsonaro está em prisão domiciliar decretada em 26 de dezembro depois da fuga e prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

Palmares - Natal Encantado 2025

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) iniciou o ano de 2026 cumprindo uma agenda de fé na Região Metropolitana. O parlamentar participou, inicialmente, da Cruzada Novas de Paz 2026, realizada no bairro de Nova Descoberta, no Recife, promovida pela Assembleia Novas de Paz, sob a liderança da deputada federal Clarissa Tércio (PP) e do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP).

Em seguida, Eduardo da Fonte esteve presente no tradicional Culto do Monte, realizado em Jaboatão dos Guararapes, que marcou a celebração dos 30 anos do programa ‘Bom Dia Vida’, da Rádio Mais Vida, conduzido pelo pastor e deputado Pastor Cleiton Collins (PP) e pela Missionária Michele Collins.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A partir de hoje, a Gravatá 92,3 FM, de Gravatá, volta a retransmitir o Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, de segunda a sexta-feira, de 18 às 19 horas. A emissora pertence ao grupo do empresário Gilson Machado Neto, que já tem uma outra emissora integrante da rede, a Maragogi 97,3 FM, em Alagoas.

A Rede Nordeste de Rádio, presente hoje em quatro Estados nordestinos, com 48 emissoras, começa 2026, portanto, ampliando seu raio de atuação e audiência na Região.

Lula enche os cofres da Globo

Os veículos de comunicação do conglomerado Globo, entre os quais a TV, carro-chefe do grupo, voltaram a ter privilégio em publicidade oficial com a volta do PT ao poder. Ganhou R$ 462 milhões com anúncios do governo federal (administração direta) desde 2023, mais que o dobro do que teve nos primeiros três anos de Bolsonaro. Record, SBT e Band perderam espaço.

No governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), as verbas direcionadas à Globo nunca chegaram a 30% do total. O dinheiro era distribuído de forma quase igual em proporção com a Record e o SBT — a emissora da família Abravanel ganhava um pouco menos. Com Lula, a distância da Globo para outras TVs disparou já no primeiro ano de mandato e se manteve dessa forma ao longo dos dois anos seguidos, conforme levantamento do site Poder360.

Do Diário de Pernambuco

Um homem foi morto na tarde de ontem (31) na PE-170, no município de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada como Eliphas Moaby de Melo, de 28 anos, filho do ex-vice-prefeito do município, Erinaldo Santos, também assassinado em fevereiro de 2020.

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o homem foi atingido por disparos de arma de fogo e foi a óbito no local do crime. O autor, ainda conforme a corporação, fugiu. Em nota, a PCPE informou que as investigações seguem em andamento.

Erinaldo era pré-candidato a prefeito de Canhotinho quando foi morto. Em 2021, em operação da PCPE, Eric Matheus, filho dele e irmão de Eliphas, foi preso por suspeita de ser o autor do crime. O Diário de Pernambuco ainda não conseguiu confirmar se ele foi condenado por homicídio.

Mesmo tendo curtido a virada do ano em Sertânia, terra da minha Nayla, fui bater meu ponto na tradicional confraternização do primeiro dia do ano do meu amigo Totonho Valadares, na sua fazenda, em Afogados da Ingazeira, minha terra natal. Totonho foi um dos melhores prefeitos de Afogados e seu filho Daniel, herdeiro político, é vice-prefeito de Sandrinho Palmeira.

Como sempre, um encontro super divertido, em alto astral, com muito bode assado, cerveja gelada e muito papo sobre política. Nacional, estadual e local.

Rubem Alves, meu cronista preferido, que Deus chamou em 2014, aos 80 anos, escreveu muito sobre a temática “ano novo”. Dizia que a vida humana não se mede nem por batidas cardíacas nem por ondas cerebrais. “Somos humanos, permanecemos humanos enquanto estiver acesa em nós a esperança da alegria. O Ano Novo é um momento para reacender essa chama”, pontuou em um dos textos.

Em suas reflexões, ele sugeria que a capacidade de ver a beleza e a alegria nas celebrações depende do estado de espírito: “As pessoas que não têm o paraíso dentro delas não conseguem ver o paraíso fora delas”, advertia. Rubem Alves deixou um legado na cultura, na filosofia e na educação. Foi uma das maiores referências na educação brasileira, autor de mais de 160 livros.

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, informou, por meio das redes sociais, que encerrou o ano com o reforço de duas ações consideradas prioritárias para o município e a região. Segundo o gestor, ao lado da governadora Raquel Lyra, foi reafirmado o apoio do Governo do Estado no enfrentamento da crise hídrica, com a manutenção da operação de carros-pipa até a conclusão da adutora que deve garantir o abastecimento regular de água.

“Reforçamos duas ações fundamentais para a nossa cidade e para toda a região. A primeira é o apoio decisivo no enfrentamento da crise hídrica, garantindo a continuidade dos carros-pipa até que a água da adutora chegue definitivamente”, afirmou Cleber Chaparral. O prefeito também destacou o compromisso do Governo do Estado com a viabilização da PE-86, estrada que liga os municípios de Orobó e Machados.