Caminhada no Recife protesta contra construção de escola de sargentos em área de proteção ambiental

Do Brasil de Fato

Na tarde de hoje, ambientalistas, lideranças religiosas e demais simpatizantes da luta em defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe saíram às ruas do Recife em defesa do território. A mobilização foi convocada pelo Coletivo Inter-religioso em Defesa da APA Aldeia-Beberibe, grupo que afirma a natureza como criação sagrada e o dever espiritual da humanidade em protegê-la. O ato se concentrou a partir das 13h e saiu em caminhada até às 15h, em direção ao Marco Zero.

Há um projeto do Ministério da Defesa, discutido desde a gestão Bolsonaro (PL), mas aprovado pela gestão Lula da Silva (PT) e pelo governo Raquel Lyra (PSD), para que o Exército Brasileiro construa uma escola de sargentos que desmataria cerca de 188 hectares (ou 174 campos de futebol) na região. Os ativistas ligados ao Fórum Socioambiental de Aldeia convocam a sociedade para defender a APA Aldeia-Beberibe e o planeta Terra, a “casa comum”, a vida e a Justiça ambiental.

Os ambientalistas alegam que a destruição afetaria o microclima da região, reduzindo o regime de chuvas e afetando os mananciais da região, inclusive o que abastece a barragem de Botafogo, responsável pelo abastecimento de água de mais de 1 milhão de pernambucanos. “A APA Aldeia-Beberibe é um santuário de vida, lar de inúmeras espécies, guardiã das águas. Essa terra sagrada enfrenta ameaças, contra as quais nos levantamos com a força da nossa ancestralidade e guiados por nossos cultos e divindades”, diz a convocatória do coletivo inter-religioso.

Sob gestão da Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), a APA em questão é um território de 31,6 mil hectares que abrange regiões de sete municípios da Região Metropolitana do Recife e um da Zona da Mata Norte do estado. A Aldeia-Beberibe se expande por Abreu e Lima (que 24,4% da APA APA), Igarassu (22,6%), Recife (16%), Araçoiaba (11,4%), Paudalho (9,4%), Camaragibe (8%), Paulista (6,2%) e São Lourenço da Mata (2%). O Arco Metropolitano é outro projeto, este estadual, que promete desmatar parte da região para construir uma rodovia que ajude a desafogar a BR-101.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai passar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, a partir desta segunda-feira (4), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A instalação do equipamento ocorre após Do Val voltar ao Brasil depois de sair do país sem autorização do Supremo e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.

Do Val foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília, no início da manhã. Segundo apurou a TV Globo, ele foi abordado pela polícia logo após de chegar de viagem.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Há pouco, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, usou as suas redes sociais para agradecer as manifestações de apoio que recebeu dos diversos segmentos da sociedade pernambucana, diante das pressões do governador do Ceará para afastá-lo. Clique e confira!