Raquel e João Campos confirmam presença na abertura do Congresso da Amupe

Do Blog da Folha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), confirmaram presença na cerimônia de abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento será realizado amanhã, às 9h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o congresso reunirá prefeitos, técnicos, assessores, representantes da sociedade civil, além de autoridades do Governo Federal, estadual e municipal. A programação contará, após a solenidade de abertura, com o atendimento da Caravana Federativa, que reúne ministérios, bancos públicos e diversas instituições federais para suporte direto às gestões municipais.

Também será lançada a iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, com a presença de mais de 20 secretarias estaduais à disposição dos prefeitos e prefeitas. Ainda na segunda-feira será aberta a Feira do Congresso da Amupe, com exposições de tecnologias, serviços e soluções voltadas à modernização da administração pública.

A presença de Raquel Lyra e João Campos ocorre em um contexto de rivalidade política crescente, já que ambos são apontados como prováveis adversários na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. Embora tenham atuado juntos, no início do ano, para articular a formação de uma chapa única para a direção da Amupe, a relação entre os dois é marcada pela disputa por espaço e protagonismo político no Estado.

A chapa foi composta com o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), como presidente da entidade até abril de 2026, quando deve renunciar para disputar uma vaga no Congresso Nacional, e o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), que assumirá a presidência da associação.

Na ocasião da eleição da Amupe, a participação de Raquel Lyra e João Campos, juntamente com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e de outras lideranças estaduais, foi considerada decisiva para construir o consenso entre os prefeitos e evitar a disputa entre chapas. No entanto, a aproximação institucional não reduziu – pelo contrário – a expectativa de enfrentamento entre os dois líderes em 2026, com João Campos sendo apontado como o principal nome da oposição à tentativa de reeleição da governadora.

O 8º Congresso da Amupe seguirá até a próxima quarta-feira (30), com uma programação que inclui debates, atividades técnicas e exposições voltadas ao fortalecimento da gestão pública municipal em Pernambuco.

Veja outras postagens

Ao ser chamada para discursar no congresso da Amupe, no Centro de Convenções, em Olinda, a governadora Raquel Lyra (PSD) levou uma tremenda vaia, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi aplaudido, até mesmo quando a governadora citou o seu nome antes de discursar.

Dulino Sistema de ensino

Em discurso, há pouco, no congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), constrangeu a governadora Raquel Lyra (PSD), presente ao evento, ao cobrar de público a liberação das emendas estaduais. “As emendas, em sua grande maioria, atendem aos municípios nas áreas de saúde e educação”, disse. Raquel ficou desnorteada e Porto, rompido com a governadora, não a cumprimentou depois da fala.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A governadora Raquel Lyra (PSD) está confiante na aprovação do projeto que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão para obras em Pernambuco. O texto foi apresentado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) há mais de um mês e deve ser votado amanhã, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, depois de ser postergada pela presidência do colegiado. As informações são do JC Online.

“Estamos confiantes em, mais uma vez, ter aprovado, por imensa maioria na Assembleia, o pedido de empréstimo e financiamento. Esses recursos servirão sobretudo para que a gente possa avançar em estradas, água, saúde e segurança para o estado”, afirmou a governadora durante o Congresso da Amupe, hoje, no Recife.

A demora na apreciação do texto na comissão se deu porque os membros de oposição questionaram a necessidade de contratação de um novo empréstimo. O relator da pauta no colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB), solicitou formalmente ao governo explicações sobre a viabilidade financeira do novo crédito. O retorno foi enviado pela equipe de Raquel na semana passada e considerado satisfatório, o que destravou a tramitação da matéria.

A expectativa é de que o projeto seja aprovado com facilidade na CCLJ nesta terça. Ele ainda deverá passar pelas comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e de Administração Pública antes de chegar ao plenário.

Ipojuca - IPTU 2025 - Vencimento 30 Abril

Uma fábrica de laticínios foi interditada e três pessoas foram presas em flagrante, na última quinta-feira, durante uma operação deflagrada por uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), no município de Paulista, no Sertão da Paraíba. A ação identificou a produção irregular e falsificação de manteiga da terra, além do uso indevido de registros sanitários e rótulos de outras marcas.

Mesmo registrada nos órgãos competentes, a fábrica operava em condições irregulares, com alimentos fora dos padrões higiênicos e sanitários, além de apresentar fortes indícios de adulteração, dentre eles, a substituição de gordura láctea por gordura vegetal. As informações são do G1/PB.

A operação resultou na apreensão de 300 potes de manteiga da terra, 15 mil litros de leite, três toneladas de margarina, três mil litros de óleo vegetal e uma carga transportada por caminhão. Também foram encontradas cerca de 10 caixas com rótulos de diferentes marcas.

Dois gerentes e um médico veterinário foram autuados pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios. Os três foram encaminhados à delegacia de São Bento, também no Sertão paraibano, onde aguardam audiência de custódia.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) determinou a suspensão imediata da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de todos os produtos da fábrica interditada, incluídos o queijo de manteiga marca Paulista e a manteiga da terra das marcas Paulista, Rainha, Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó.

Em João Pessoa, um desdobramento da operação resultou na interdição cautelar de uma distribuidora que revendia os produtos adulterados. A empresa utilizava rotulagem enganosa, com o número de registro sanitário de outro fabricante, prática que pode induzir o consumidor a erro sobre a origem e qualidade dos produtos. Também foi determinado o recolhimento imediato de produtos da marca Caicó.

Em nota, a empresa Caicó explicou que atua “exclusivamente como distribuidora, sendo responsável apenas pela comercialização de produtos fabricados por terceiros”. Ainda de acordo com o posicionamento da empresa, a fábrica alvo de investigação do Ministério Público teria sido “contratada apenas para a fabricação de um item específico, a manteiga de garrafa rotulada com a marca Caicó”. A empresa afirmou que, ao ter conhecimento dos fatos ocorridos em decorrência da operação, houve uma suspensão imediata de qualquer produto que tenha sido fabricado pela empresa (fábrica) alvo da investigação e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e possíveis esclarecimentos.

A Receita Estadual ainda constatou a ausência de maquinário industrial na distribuidora, o que reforça as suspeitas sobre a origem irregular dos produtos comercializados.

Caruaru - São João na Roça

Costurando apoios para as eleições de 2026, a prefeita de Casinhas e pré-candidata a uma vaga de deputada estadual na Assembleia Legislativa, Juliana de Chaparral (UB), recebeu o apoio do vice-prefeito e de seis vereadores de Ribeirão, na Mata Sul do Estado.

Juliana, que também é esposa do prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (UB), caminha para uma votação expressiva na região. “O nome de Juliana Chaparral virou remédio aqui na Mata Sul e todo mundo quer conversar com ela”, disse o vice-prefeito Militão Filho, em encontro que formalizou o apoio à pré-candidatura da prefeita.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

JC Online

A Justiça aceitou denúncia contra o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos), e dois vereadores acusados de integrarem uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações e que teria desviado mais de R$ 15,7 milhões dos cofres públicos.

Ao todo, 13 investigados se tornaram réus, na última sexta-feira (25), por crimes como corrupção ativa e passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O grupo, que inclui empresários e outros servidores públicos, agora tem dez dias para apresentar as defesas antes da Justiça dar seguimento à ação penal.

A reportagem teve acesso à integra da decisão assinada pelo juiz Leon Elias Nogueira Barbosa, da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira. Nela, consta que o esquema de corrupção na Prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, teria sido praticado entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

O processo é resultado da investigação da Polícia Civil, que deflagrou, no começo do mês, a operação Pactum Amicis. Na ocasião, a Justiça determinou que o prefeito de Pesqueira fosse afastado das atividades por 30 dias. A defesa dele disse, em nota, que Marcos Xukuru não tem envolvimento com as acusações.

A denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aponta que Xukuru ocupava o cargo de secretário municipal na época dos fatos, mas, na prática, tomava decisões como se fosse prefeito. “Também era o líder da organização criminosa, promovendo, organizando a cooperação no crime e dirigindo a atividade dos demais membros”.

O vereador Jucenildo José Simplício Freira, o Sil Xukuru (PT), é apontado como financiador da campanha do prefeito. Segundo o MPPE, ele teria recebido vantagens indevidas, a partir da facilitação de ações da organização criminosa.

Já vereador José Maria Alves Pereira Júnior, conhecido como Pastinha Xukuru (PP), na época era presidente da Câmara dos Vereadores, é apontado também como um dos beneficiados no esquema de corrupção. “Aceitou promessa e recebeu vantagem indevida para, valendo-se de sua função pública, apoiar politicamente e participar do esquema criminoso”, destacou o MPPE.

OUTROS SERVIDORES PÚBLICOS VIRAM RÉUS

Adilson Ferreira, servidor efetivo de Pesqueira e ex-presidente de Comissões Permanentes de Licitação no período em que houve as fraudes, segundo a investigação, teria se prevalecido do cargo para obter vantagens indevidas.

O engenheiro civil Francisco Alves do Nascimento era contratado pela prefeitura para realizar a fiscalização de contratos e a medição de obras. “Aceitou promessa e recebeu vantagem indevida para atestar falsamente a regularidade na execução de obras e/ou facilitar a liberação de pagamentos às empresas da organização criminosa”, apontou a investigação.

Adailton Susley Cintra Silva Taumaturgo, secretário de Infraestrutura de Pesqueira na época, teria atuado como facilitador dos interesses da organização criminosa. Ele é ex-funcionário das empresas de José Janailson Cavalcanti e atuava como “braço direito” dele.

EMPRESÁRIOS IDENTIFICADOS NO ESQUEMA

José Janailson, sócio administrador da Construtora Cavalcanti LTDA e Cavalcanti & Cavalcanti LTDA, teria oferecido e repassado quantias para funcionários públicos, sob a condição de que eles omitissem e retardassem atos de ofício relativos a procedimentos licitatórios e contratos administrativos.

Já a empresária Rozelli Cícera de Souza, titular da RS Consultoria e Assessoria Administrativa, mantinha contratos com a prefeitura e teria facilitado procedimentos licitatórios para obter vantagens e favorecer a organização criminosa.

Maria Janaína Cavalcanti, proprietária da empresa Maria Janaina Cavalcanti Desinsetizadora e irmã de José Janailson, teria oferecido vantagem indevidas para funcionários públicos. A mesma acusação é apontada para Paulo Antônio Paezinho de Araújo, sócio-administrador da MGA Construtora LTDA.

Jaelson dos Santos Júnior, genro e funcionário de confiança da MGA, teria “executado tarefas materiais essenciais para a consumação dos delitos”, conforme denúncia do MPPE.

José Washington Marques Cavalcanti, proprietário da DLG Construtora LTDA, teria oferecido vantagens a agentes públicos para ser favorecido em licitações e contratos.

TENENTE DA PM TAMBÉM VIRA RÉU

O 1º tenente da Polícia Militar José Djailson Lopes da Silva, proprietário da empresa Bernardo Tur, teria praticado atos para obter vantagem indevida em troca de influência ou participação nos esquemas ilícitos de contratação pública em Pesqueira.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

A população de São Bento do Una celebrou um gol de placa ontem. O Estádio José Milton da Silva (Miltão) foi reinaugurado, depois de passar por uma moderna requalificação. O deputado federal Felipe Carreras (PSB) participou do evento ao lado do prefeito, Alexandre Batité, do vice-prefeito Paulo Renato, do deputado estadual Diogo Moraes e dos vereadores André Valença, Bruno Braga, Padre Fera, Neide do Hospital, Andrea de Rinaldo e Pezinho.

O estádio passou por uma série de melhorias, incluindo a instalação de um novo gramado sintético, sistema de drenagem, alambrado, arquibancada e um sistema de iluminação em LED. Para Carreras, investir no esporte é investir no futuro. “O esporte é saúde, educação, inclusão e oportunidade. Ver o Miltão totalmente requalificado é um símbolo de que estamos cuidando das pessoas e acreditando no futuro da nossa juventude.  Estou muito feliz em ver o Estádio José Milton da Silva transformado em um espaço de excelência para São Bento do Una”, destacou.

Toritama - FJT 2025

O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, realizou, ontem, a entrega de poços artesianos na Zona Rural do município de Serra Talhada, no Sertão do Estado. “Quem é sertanejo conhece de perto o sofrimento que a seca causa. Movido à energia solar, além de não provocar impacto ambiental, os dois novos poços artesianos vão transformar a realidade de diversas famílias do distrito de Caiçarinha da Penha. Estamos garantindo abastecimento para a lavoura e para a criação de animais e, com isso, dando oportunidade para que o sertanejo assegure o seu sustento com dignidade. Já são mais de 100 poços apenas em Serra Talhada”, destacou.

Ao lado do vice-prefeito, Faeca Melo, do secretário de Governo, Allan Pereira, e dos ex-vereadores Pessival Gomes e André Terto, Oliveira ressaltou algumas das importantes conquistas que possuem o seu DNA no município, entre elas, o Hospital Eduardo Campos, a Faculdade de Medicina, o Aeroporto, algumas estradas, a reforma do Terminal Rodoviário, o voo da Azul e as alças de Varzinha.

“Tenho a consciência tranquila de que tenho serviço prestado nos quatro cantos de Serra Talhada. Talvez, nenhum outro representante possa dizer o mesmo”, concluiu Sebastião.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Há muito tempo, não corria no calçadão de Boa Viagem, onde cumpri, há pouco, meus 8 km diários, já num sol abrasador, mesmo cedinho, de 7 da matina.

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – O século 20 foi o século que deu à luz a grandes vultos da humanidade terrestre. E também foi o século de personagens das trevas que fizeram eclodir duas guerras catastróficas de dimensões globais. As guerras mundiais existiram desde quando o diabo está solto na terra, no Império Romano e no Império Mongol de Gengis Khan, a encarnação da besta-fera em forma de gente. (O infeliz do Gengis Khan disse de si mesmo: “Eu sou um flagelo de Deus, e se você não cometeu grandes pecados Deus não teria enviado um castigo como eu para a terra.”

“Eu não vim trazer a paz, eu vim trazer a espada”. “Maktub” – está escrito pelo evangelista Mateus. Os estudiosos dos livros sagrados dizem que esta é uma das frases mais controversas da Bíblia.

Numa definição simplista, seja dito que o século 20 foi o século das guerras e das vacinas. A vacina contra a poliomielite e a descoberta da penicilina, entre outros inventos maravilhosos, revolucionaram a humanidade.

A morte recente do Papa Francisco, Jorge Bergoglio de nascimento, suscita alguns comentários sobre um dos seus antecessores, o Papa João Paulo II (1978-2005), hoje consagrado como Santo, segundo os cânones da Igreja Católica.

O estadista João Paulo II foi considerado como a maior liderança espiritual do século 20 neste vale de lágrimas e de guerras. Ele foi um gigante que habitou entre nós.

Polonês de batismo e de crisma, Karol Wojtyla entronizou-se como o Papa João Paulo II em 1978 e seu pontificado durou 26 anos, até 2005. Foi um dos mais pródigos e fecundos Pontífices da Igreja Católica. Um sopro de Wojtyla, junto com outros líderes do século 20, ajudou a desmoronar o infame muro de Berlim e dissolveu a maldita cortina de ferro comunista no Leste Europeu. O legado histórico do estadista Karol Wojtyla foi sua influência decisiva para exterminar a seita comunista.

O Papa Francisco, batizado como Jorge Bergoglio, da ordem jesuíta, deixou a marca de humildade e bondade como discípulo de São Francisco de Assis, o santo que se dedicou aos mais pobres dos pobres e era fascinado pela exuberância da natureza, os passarinhos e a flora.  

Francisco de Assis foi uma luz que brilhou sobre o mundo, na definição de Sua Excelência o poeta Dante Alighiere.

O globalismo na religião tem o Cristianismo como plataforma com molhos ideológicos da esquerda marxista. Em suas peregrinações pastorais pelo mundo o chefe de Estado e líder espiritual Papa Francisco bateu um papo-cabeça com o ditador Fidel Castro em Cuba, trocou figurinhas com o energúmeno Nicolas Maduro na Venezuela e abraçou o cocalero e Evo Morales, na Bolívia, que lhe ofertou um crucifixo com o símbolo comunista da foice e martelo. Se eu fosse o Papa Adalbertovsky I, eu quebrava a peça na cabeça dele, pero sem perder la ternura, e diria “eu não sou da sua laia, herege Morales”.

Também esqueceu de visitar a Nicarágua, onde o ditador terrorista Daniel Ortega mandou prender um bispo, está torturando e perseguido a comunidade a comunidade católica.

“Miserere nobis!”

*Periodista, escritor e quase poeta

Lula tem que demitir Lupi   

Tão logo estourou o escândalo do INSS, desvio de quase R$ 7 bilhões de contribuições de sacrificados aposentados e pensionistas manipulados por quadrilhas, o Governo Lula e aliados se encarregaram de jogar a roubalheira no colo dos governos passados, sustentando que tudo começou em 2016, no Governo Michel Temer.

Mas nada melhor do que um dia atrás do outro. A TV Globo descobriu que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi informado sobre o aumento das denúncias de fraude nos descontos dos benefícios de pensão e aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas levou cerca de um ano para tomar providências.

A ata de uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social de junho de 2023 mostra que a representante do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), Tonia Galleti, levou o problema ao ministro. O conteúdo do documento foi noticiado pela TV Globo com exclusividade. Galetti havia pedido a inclusão do tema na pauta daquela reunião, mas a solicitação não foi aprovada porque os temas já tinham sido definidos.

Diante disso, ela reforçou o pedido de discussão sobre os Acordos de Cooperação Técnica das entidades que possuíam desconto de mensalidade junto ao INSS. Ela requisitou que fossem apresentadas a quantidade de entidades que possuíam acordos com o INSS, a curva de crescimento dos associados nos últimos 12 meses e uma proposta de regulamentação que trouxesse maior segurança aos trabalhadores, ao INSS e aos órgãos de controle.

De acordo com o documento, o ministro registrara que a solicitação do sindicato era relevante, mas que não haveria condições de fazê-la de imediato, “visto que seria necessário realizar um levantamento mais preciso”. Na ocasião, Lupi solicitou que o tema fosse pautado como primeiro item da reunião seguinte. No entanto, o assunto não foi discutido e só entrou na pauta do Conselho em abril do ano passado.

Ou seja, tudo leva a crer que Lupi está envolvido até o talo com a quadrilha, até porque resistiu em aceitar a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que, segundo a Polícia Federal, sabia de tudo e escondeu debaixo do tapete. Ambos têm culpa no cartório. O primeiro já foi degolado. Resta saber até quando o presidente Lula vai deixar a Previdência sangrando e nas mãos de um suspeito.

ACREDITE SE QUISER – Procurado pela Folha de São Paulo, o ministro Lupi afirmou que o INSS realizou uma auditoria para apurar denúncias de descontos irregulares. Ele disse que, ao longo desse trabalho, o diretor de Benefícios do instituto foi exonerado “para que conseguíssemos ter um diagnóstico e tomar as providências cabíveis”. O caso é investigado pela CGU (Controladoria-Geral da União) com a Polícia Federal. A operação Sem Desconto, que deu luz ao caso, calculou que entre 2019 e 2024 foram descontados R$ 6,3 bilhões em benefícios previdenciários.

Demitido na gestão Dilma – No final de 2011, na gestão de Dilma, Carlos Lupi, então ministro do Trabalho, foi demitido por corrupção, acusado de irregularidades em convênios firmados pela pasta com Organizações Não-Governamentais (ONGs). Segundo as acusações, assessores do ministro cobravam propina para resolver pendências de ONGs com o ministério. Tudo com o conhecimento de Lupi. A situação do ministro se agravou com a divulgação de imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por dono de ONG que tinha convênios com a pasta.

Fantasma do PDT – Segundo foi noticiado na época, Lupi era assessor-fantasma do PDT na Câmara dos Deputados em Brasília. O pedetista teria acumulado ilegalmente cargos em Brasília e no Rio. A Comissão de Ética da Presidência recomendou a exoneração dele, após entender “que não tinha explicado a base das acusações, que era a série de convênios irregulares firmados com pessoas do seu partido”, afirmou Sepúlveda Pertence, presidente da Comissão. Dos 37 ministros de Dilma, ele foi o sétimo a cair.

Dois pesos, duas medidas 1 – A Operação Lava Jato, que abalou o cenário político brasileiro, levou à prisão tanto o ex-presidente Fernando Collor de Mello quanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, os processos de cada um seguiram caminhos distintos, resultando em desfechos opostos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou Collor de receber R$ 20 milhões em propina. O STF o condenou por usar sua influência na BR Distribuidora para direcionar contratos à UTC Engenharia.

Dois pesos, duas medidas 2 – Já Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, sendo preso entre 2018 e 2019. Sua soltura ocorreu após o STF mudar o entendimento sobre prisão em segunda instância. Em 2021, o STF anulou as condenações de Lula, alegando que o então juiz Sérgio Moro era parcial e que a Vara de Curitiba não tinha competência para julgar o caso. Posteriormente, a Justiça reconheceu a prescrição dos crimes.

CURTAS

COM PORTO – A fusão do PSDB ao Podemos não será nada pacífica em Pernambuco. Soube em Brasília que o comando do novo partido no Estado será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto.

NOVA LEGENDA – Se isso vier a ser confirmado, o presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, candidato a deputado federal apoiado pelo ex-presidente da legenda, Ricardo Teobaldo, terá que buscar abrigo em outra legenda.

O TROCO – A decisão foi tomada em conjunto pelos presidentes nacionais das duas legendas, Marconi Perillo, e Renata Abreu, respectivamente PSDB e Podemos. Soube que foi uma forma da cúpula nacional tucana dar o troco à governadora Raquel Lyra por trocar de partido e ainda levar os 30 prefeitos do PSDB para o PSD.

Perguntar não ofende: E na federação PP com o União Brasil, Miguel Coelho fica no UB ou vai procurar uma legenda da base de João Campos?

Do Gshow

Walter Salles venceu o Prêmio Platino na categoria Melhor Direção por “Ainda Estou Aqui” hoje, na cerimônia realizada em Madri, na Espanha. O filme também foi indicado nas categorias de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e venceu nas duas. Com isso, o longa saiu com três prêmios.

O diretor não pode estar presente na premiação e foi representado pelo produtor Rodrigo Teixeira. No discurso lido por Teixeira, Walter dedica o prêmio ao cineasta Cacá Diegues, que faleceu em fevereiro deste ano.

“É uma honra receber este prêmio em uma categoria onde tenho tanta admiração pelos diretores indicados. Obrigado ao Prêmio Platino por nos lembrar que o cinema latino-americano é nossa casa. Gostaria de dedicar este prêmio ao mestre que nos deixou há pouco, Carlos Diegues, diretor de filmes fundamentais, como “Bye Bye Brasil”, fundador do Cinema Novo e um dos cineastas que pensou o cinema de forma mais democrática, inclusive. Carlos era um admirador do cinema latino-americano e foi fundamental para que o filmes, como o nosso, pudessem estar aqui hoje. Em um momento de fragilização da democracia no mundo, em um tempo que se tenta borrar a nossa memória, pensadores como Carlos Diegues nos lembram o quanto o cinema é fundamental para combater o esquecimento. Obrigado”, pronunciou Teixeira no texto escrito por Salles.

Veja no registro abaixo o envelope com o resultado do Prêmio Platino de Melhor Direção e o troféu recebido pelas mãos do produtor de “Ainda Estou Aqui”.

A extraordinária trajetória do primeiro filme Original Globoplay, que recebeu três indicações ao Oscar 2025 e trouxe inédita estatueta ao Brasil como Melhor Filme Internacional, não para. Já são mais de 40 prêmios e honrarias ao redor do mundo ao longa de Walter Salles que conta a comovente história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.

“Ainda Estou Aqui” levou quase 6 milhões de espectadores aos cinemas e está disponível no Globoplay.

Esta foi a 12ª edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano celebrada pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (EGEDA), da Espanha, e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA).