O Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Coordenadoria Estadual de Família, em sintonia com a Apesce (Associação Pernambucana de Shopping Centers), celebrará, na próxima sexta-feira, o Dia Internacional de Combate à Alienação Parental, que contará com abertura da campanha “Criança Não Separa Amor”. O lançamento da iniciativa nas telas do Shopping Tacaruna será às 9h30, com a presença especial do desembargador Humberto Vasconcelos, coordenador Estadual de Família.
Em tempo, alienação parental é um fenômeno que ocorre mais frequentemente em dissoluções conjugais conflituosas quando, sem justificativa plausível, um dos genitores, com o intuito de atingir o outro genitor, propositalmente inicia uma série de comportamentos para influenciar o emocional da criança para que ela rejeite este genitor.
Há uma lei brasileira, a 12.318/2010, que trata sobre esse tema e, além de conceituar o fenômeno, apresenta os mecanismos jurídicos para combatê-lo. O direito do filho de amar, ser amado e de conviver com toda a família fica prejudicado. Assim, a alienação pode trazer danos ao desenvolvimento dos filhos, principalmente do ponto de vista emocional, mas também cognitiva, física e socialmente, em razão deles estarem em constante cenário de estresse e conflitos de lealdade entre os pais.