A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou, no Sertão do São Francisco, a maior operação de combate ao furto de água da sua história. A ação, conduzida com apoio das polícias Civil e Militar, resultou na retirada de 540 ligações clandestinas ao longo de 35 quilômetros da adutora que sai de Petrolina e abastece Afrânio e Dormentes. As irregularidades, que desviavam água para chácaras, loteamentos e áreas de plantio, causavam um prejuízo mensal estimado em R$ 160 mil. A operação conseguiu recuperar 15 litros de água por segundo para o sistema e prendeu em flagrante o responsável por um esquema que abastecia ilegalmente um perímetro irrigado e cisternas vizinhas.
De acordo com a Compesa, o volume de água recuperado seria suficiente para atender sete mil pessoas por mês. Em uma das situações mais críticas identificadas, o responsável desviava água destinada a um assentamento com 40 famílias para irrigar dois hectares de culturas e criar animais. Também foram encontradas duas grandes caixas-d’água usadas para abastecer irregularmente carros-pipa. A companhia registrou boletins de ocorrência e informou que uma nova etapa de fiscalização já está programada para continuar a investigação e punir os envolvidos.
As operações de combate ao furto de água ocorrem em todas as regiões do estado e já somam 16 ações desde o ano passado. Nessas fiscalizações, a Compesa afirma ter evitado perdas equivalentes ao abastecimento de 100 mil pessoas e um prejuízo de R$ 1,5 milhão. Além dos danos à população, o furto compromete o funcionamento de hospitais, escolas e outros serviços públicos. A empresa reforça que a prática configura crime, com previsão no artigo 155 do Código Penal, e disponibiliza o número 0800 081 0195 para denúncias anônimas.