Compesa retira 540 ligações clandestinas no Sertão em maior operação contra furto de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou, no Sertão do São Francisco, a maior operação de combate ao furto de água da sua história. A ação, conduzida com apoio das polícias Civil e Militar, resultou na retirada de 540 ligações clandestinas ao longo de 35 quilômetros da adutora que sai de Petrolina e abastece Afrânio e Dormentes. As irregularidades, que desviavam água para chácaras, loteamentos e áreas de plantio, causavam um prejuízo mensal estimado em R$ 160 mil. A operação conseguiu recuperar 15 litros de água por segundo para o sistema e prendeu em flagrante o responsável por um esquema que abastecia ilegalmente um perímetro irrigado e cisternas vizinhas.

De acordo com a Compesa, o volume de água recuperado seria suficiente para atender sete mil pessoas por mês. Em uma das situações mais críticas identificadas, o responsável desviava água destinada a um assentamento com 40 famílias para irrigar dois hectares de culturas e criar animais. Também foram encontradas duas grandes caixas-d’água usadas para abastecer irregularmente carros-pipa. A companhia registrou boletins de ocorrência e informou que uma nova etapa de fiscalização já está programada para continuar a investigação e punir os envolvidos.

As operações de combate ao furto de água ocorrem em todas as regiões do estado e já somam 16 ações desde o ano passado. Nessas fiscalizações, a Compesa afirma ter evitado perdas equivalentes ao abastecimento de 100 mil pessoas e um prejuízo de R$ 1,5 milhão. Além dos danos à população, o furto compromete o funcionamento de hospitais, escolas e outros serviços públicos. A empresa reforça que a prática configura crime, com previsão no artigo 155 do Código Penal, e disponibiliza o número 0800 081 0195 para denúncias anônimas.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

Uma motociclista de 20 anos caiu no canal pluvial da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na manhã do último domingo (12), após o pneu da moto prender em uma fenda longitudinal no asfalto. O acidente ocorreu por volta das 11h30, no trecho entre o Derby e o Tacaruna, quando a jovem, que preferiu não se identificar, tentava fazer o retorno após descer o viaduto da Avenida João de Barros.

Segundo testemunhas, a condutora perdeu o controle do veículo ao atingir a irregularidade na pista, colidiu com o meio-fio e acabou arremessada dentro do canal. Motoristas e pedestres que passavam pelo local ajudaram a retirar a vítima, que apresentava escoriações.

A motociclista foi socorrida para a UPA da Caxangá, onde permanece em observação. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e prestaram os primeiros socorros.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Poder360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, hoje, que a Defensoria Pública da União (DPU) apresente a defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito em que ele é acusado de coação no curso do processo. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) em 22 de setembro.

A medida foi tomada depois de o congressista, que está nos Estados Unidos, não responder à notificação por edital expedida pelo Supremo. O prazo para manifestação se encerrou em 15 de outubro, conforme certificado pela Secretaria Judiciária da Corte.

A denúncia também envolve o jornalista Paulo Figueiredo. Segundo a PGR, ambos atuaram para incentivar sanções comerciais do governo Donald Trump (Partido Republicano) contra o Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky e a suspensão de vistos de ministros do STF e de integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como Eduardo Bolsonaro não apresentou defesa no prazo legal, Moraes determinou que o defensor público-geral federal apresente a manifestação em até 15 dias.

O ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto, enviou, há pouco, ao Blog, uma mensagem falando do privilégio que foi ter convivido de perto com o ex-governador José Ramos. Ramos é um dos 22 ex-governadores retratados no meu livro ‘Os Leões do Norte’, que será lançado na noite de hoje em Araripina, sua terra natal. Confira abaixo a mensagem de Porto:

Caro Magno!

Com mais de 50 anos de vida pública, cheguei a Alepe com 27 anos, tive muita sorte, fui vice-líder de Marco Maciel, em uma bancada liderada por José Ramos. Falta adjetivos na língua pátria para defini-lo. Fui durante os 11 meses líder do seu governo. Nutro por José um misto de idolatria e admiração. Justíssima homenagem. Fraterno Abraço.

Carlos Porto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso recebeu alta, no início da tarde de hoje, após passar a noite internado em um hospital de Brasília. Barroso sentiu uma indisposição, foi ao hospital para realização de exames e permaneceu em observação. A TV Globo apurou que a suspeita é de se tratar de uma virose.

Não foi publicado um boletim médico a respeito da condição de saúde do ministro. O ministro formalizou seu pedido de aposentadoria antecipada na segunda-feira (13). A concessão da aposentadoria foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União, mas passa a valer apenas no próximo dia 18.