“União que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje, aqui”, diz Álvaro Porto em congresso do PSB

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, afirmou hoje, durante o XVI Congresso Estadual do PSB, que o PSDB estadual promoverá encontros em todas as regiões do estado para escutar a população e discutir os rumos da legenda para 2026. No comando do partido desde a última quarta-feira (2), o parlamentar declarou que, sob sua presidência, a sigla adota uma postura de independência em relação ao governo estadual. “Tenho certeza que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui. Não sou dono do PSDB. Vamos sentar na mesa, dialogar e tomar decisões em conjunto”, disse.

Conhecido por adotar posições firmes, Porto reforçou que não ficará “em cima do muro” e que o PSDB está disposto a apoiar o nome mais preparado para enfrentar os desafios do estado. “Independentemente de sigla partidária, a gente vai trabalhar o melhor nome para tirar Pernambuco do atraso que está hoje”, afirmou. Para ele, o momento exige articulação entre diferentes forças políticas. “Temos um longo caminho pela frente, mas o sentimento que observamos em cada canto de Pernambuco é favorável a uma nova mudança.”

O deputado fez críticas à atual gestão estadual, citando problemas na saúde, segurança e educação. Ele mencionou especificamente a situação de estudantes do programa Ganhe o Mundo que ainda vivem em hotéis no Chile por falta de regularização. “O pior exemplo disso são estudantes que estão no Chile e ainda estão morando em hotéis porque não estão regularizados no programa Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos”, pontuou.

Álvaro Porto também elogiou figuras da política pernambucana durante o congresso, como o deputado estadual Sileno Guedes, reconduzido à presidência do PSB, e o prefeito do Recife, João Campos. “Tem gente que veio pra ficar na política. Este é o caso de João Campos”, afirmou. Ao final de sua fala, ele destacou a homenagem ao ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, ressaltando o legado do político para o fortalecimento do municipalismo em Pernambuco. Disse que mesmo convivendo pouco tempo com Patriota, que também foi prefeito de Afogados da Ingazeira, aprendeu muito com o político.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai passar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, a partir desta segunda-feira (4), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A instalação do equipamento ocorre após Do Val voltar ao Brasil depois de sair do país sem autorização do Supremo e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.

Do Val foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília, no início da manhã. Segundo apurou a TV Globo, ele foi abordado pela polícia logo após de chegar de viagem.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Há pouco, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, usou as suas redes sociais para agradecer as manifestações de apoio que recebeu dos diversos segmentos da sociedade pernambucana, diante das pressões do governador do Ceará para afastá-lo. Clique e confira!