Alckmin minimiza críticas e defende ações do governo para conter inflação

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou, durante entrevista ao podcast Direto de Brasília, que críticas recentes ao governo, refletidas em pesquisas de opinião, ocorrem em um momento de adversidades conjunturais, como alta do dólar e eventos climáticos extremos que impactaram a produção de alimentos. Segundo ele, o governo federal adotou medidas para conter a inflação, como a isenção de impostos federais sobre alimentos e a redução a zero da alíquota de importação para dez produtos da cesta básica. “O clima melhorou e o dólar já caiu. Isso tende a reduzir os preços e ajudar no controle da inflação”, disse.

Alckmin também rebateu críticas relacionadas ao episódio do Pix, que gerou desgaste na imagem do governo, explicando que a proposta visava apenas aprimorar mecanismos de fiscalização já existentes e não aumentar impostos. Para ele, a repercussão negativa ocorreu por falhas de comunicação. “Hoje é preciso ter muita atenção com a forma como se comunica. Transparência e prestação de contas são fundamentais”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o momento é de meio de mandato e que a reforma tributária aprovada pelo Congresso tende a melhorar o ambiente econômico no médio e longo prazo.

Veja outras postagens

Com foco em garantir a inclusão e oferecer um atendimento cada vez mais capacitado e humanizado, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventude, através da Gerência de Desenvolvimento Educacional (GDE), segue promovendo formações continuadas para os servidores que atuam nos equipamentos educacionais do município.

Na última quarta-feira (30), foi realizada uma formação voltada para os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para os funcionários do Centro de Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor (CEDECOP), com o objetivo de aprimorar práticas pedagógicas e estratégias de apoio aos estudantes. Já na sexta-feira (1), a formação foi direcionada aos profissionais de apoio escolar da Escola Municipal de Paudalho (CMP), fortalecendo o preparo técnico e pedagógico da equipe para oferecer suporte adequado às demandas diárias dos alunos.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Cinco guardas municipais de Olinda, dos oito aprovados, receberam, nesta segunda-feira (4), o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), após aprovação em um treinamento rigoroso promovido pela Polícia Federal. A entrega simbólica dos documentos aconteceu no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do secretário de Segurança Cidadã, coronel Pereira Neto, e do assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, professor Lupércio.

O curso envolveu etapas criteriosas, como avaliação psicotécnica, treinamentos com 280 disparos, sendo 236 voltados à prática e 44 aplicados em prova com a supervisão direta da Polícia Federal, garantindo que os agentes estejam plenamente capacitados para o uso responsável da arma.

“O uso da arma de fogo exige um processo rigoroso de habilitação. Nossos agentes passaram por avaliações psicológicas, técnicas e práticas, com a devida supervisão da PF. A arma é sempre a última alternativa, usada apenas quando esgotados todos os outros meios de controle. Isso demonstra o compromisso com a legalidade e com a proteção da população”, destacou o coronel Pereira Neto.

A prefeita Mirella Almeida ressaltou o papel da Guarda na segurança pública. “A Constituição prevê que a segurança é dever do Estado, mas é no município que as demandas acontecem. É onde a população vive, precisa de creches, serviços, iluminação, limpeza. Segurança também é isso. Por isso, fortalecer a Guarda Municipal é cuidar da nossa cidade de forma completa”, afirmou a gestora.

Começou, há pouco, o lançamento oficial e a noite de autógrafos do livro ‘Os Leões do Norte’ em Buíque, no Agreste. O evento acontece no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Gallindo e conta com a presença do prefeito, Túlio Monteiro.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.