Comissão de Justiça pede informações a Raquel Lyra sobre empréstimo de 1,5 bilhão

Por Blog da Folha

A pedido do relator da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça(CCLJ), deputado Waldemar Borges, a governadora terá que enviar mais informações justificando novo empréstimo do Governo do Estado. Este já é o sétimo empréstimo solicitado pelo Governo do Estado na gestão de Raquel Lyra.

O PL 2692/2025 pede um crédito de R$ 1.512.205.279,42 para o Estado. O ofício da CCLJ solicita que a governadora envie estudo da relação custo/benefício do empréstimo; qual o interesse econômico e social do crédito pedido e a comprovação de que o montante está dentro do teto de dívidas já feitas pelo Estado.

“A CCLJ só está solicitando que o Projeto de Lei , apresentado pelo Governo, cumpra os requisitos que estão na Lei de Responsabilidade Fiscal e quer mais transparência e segurança à situação financeira dos cofres públicos do estado de Pernambuco”, disse o presidente da Comissão, deputado Coronel Alberto Feitosa.

O Governo fez 2 pedidos de empréstimos em 2023, 4 em 2024 e este agora em 2025. O valor total de empréstimos ao Governo de Pernambuco já ultrapassa R$ 8 bilhões.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O Partido dos Trabalhadores de Petrolina (PT) realizou neste sábado (25) mais um importante encontro dentro da nova proposta de atuação da gestão do professor Herlon Bezerra, atual presidente do diretório municipal. A proposta de Herlon é construir, de forma participativa, o plano político e as estratégias de atuação do partido na maior cidade do Sertão e terceira maior de Pernambuco.

O Seminário de Construção do Plano de Ação do PT Petrolina começou às 8h30, na sede do Sintepe, localizada na Avenida Souza Filho, no Centro da cidade, próximo ao Banco Santander.

Segundo o presidente Herlon Bezerra, o evento marca o início de uma nova fase para o PT local. “Vamos fazer juntos essa caminhada. A união de filiados, apoiadores e simpatizantes será a marca dessa nova etapa do nosso partido em Petrolina. Queremos fortalecer o diálogo e a construção coletiva, princípios que sempre fizeram parte da história do PT, o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo”, destacou Herlon.

A secretária de Organizações Populares da sigla, Domícia, reforça o convite à participação ativa de todos os segmentos. “Vamos juntos construir o nosso plano de ação. Cada contribuição é importante — ideias, sugestões e participação. O PT é isso: diálogo, união e construção coletiva”, ressaltou.

Petrolina - Destino

Uma ponte de madeira que liga os municípios de Fernando Falcão e Mirador, no interior do Maranhão, desabou ontem (24) enquanto um caminhão de carga atravessava o rio Alpercatas, nas proximidades da MA-272. O acidente foi registrado por moradores e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a estrutura, já bastante comprometida, cede completamente, fazendo o veículo cair no rio. Testemunhas relataram que a ponte apresentava sinais de desgaste havia pelo menos três meses. Após o colapso, o caminhão chegou a ser arrastado pela correnteza.

O motorista sofreu ferimentos leves, foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital da região, onde recebeu atendimento e não corre risco de morte.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) informou que técnicos estão realizando um levantamento no local para a elaboração de um projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Alpercatas.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Uma pesquisa AtlasIntel divulgada ontem (24) aponta que o presidente Lula (PT) tem o maior índice de imagem positiva entre 16 líderes políticos brasileiros. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por outro lado, amarga a última colocação.

O instituto entrevistou pela internet, via Recrutamento Digital Aleatório, 14.063 eleitores entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um nível de confiança de 95%. As informações são da revista Carta Capital.

Confira os resultados: