Aliados de Lula criticam silêncio do governo sobre aniversário do golpe de 64

O governo Lula e as Forças Armadas decidiram não fazer menção ao golpe militar de 1964 no próximo dia 31 de março. A orientação é tratar a data como um dia comum, evitando manifestações oficiais. A decisão gerou críticas dentro do próprio PT, especialmente após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter se tornado réu por tentativa de golpe. Para alguns aliados, o silêncio seria um erro político, visto que o partido sempre defendeu a memória dos anos de ditadura.

Desde 2023, o governo Lula aboliu a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 31 de março, retomada por Bolsonaro em 2019. A prática já havia sido interrompida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 1990. A decisão de evitar qualquer referência à data tem como um de seus principais defensores o ministro da Defesa, José Múcio, que busca manter uma relação estável com as Forças Armadas após a crise gerada pelos atos de 8 de janeiro. As informações são da Agência Estado.

Mesmo sem manifestações do governo, integrantes do PT e de movimentos sociais organizaram atos para lembrar as violações da ditadura. No domingo (31), haverá um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, e na segunda-feira (1º), um evento na PUC-SP, que durante o regime militar foi alvo de repressão. O encontro também terá como foco a oposição à anistia dos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes.

O Ministério dos Direitos Humanos afirmou, em nota, que mantém seu compromisso com a defesa da democracia e da memória histórica. A ministra Macaé Evaristo participará, no dia 31, de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas sem agenda específica sobre a data.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

A cantora, atriz, escritora e palestrante paraibana Mayana Neiva é a convidada do Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente. Com trajetória reconhecida no Brasil e no exterior, a artista que já estrelou produções marcantes na televisão, cinema e teatro, vai falar sobre o seu primeiro álbum musical, o “Tá tudo aqui dentro”.

Mayana também é autora do livro “Sofia” e dirigiu o documentário “José”, além de seus videoclipes como o manifesto audiovisual “Cordel da mulher Paraibana”, em que canta o retorno para suas raízes. Mayana também criou o podcast “Conversas que Curam”, que aborda temas como autoconhecimento, meditação, felicidade genuína e criatividade.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, realizou nesta sexta-feira (17) a segunda edição do projeto Gabinete na Rua, no bairro de Tabatinga, onde conversou diretamente com moradores e ouviu as principais demandas da comunidade. A ação, realizada nas proximidades do terminal de ônibus, contou com a presença de secretários e chefes de gabinete, que participaram dos atendimentos ao longo da manhã. “Nós estamos nas ruas ouvindo a população todos os dias, mas, pelo menos uma vez por mês, levamos a estrutura da Prefeitura para atender quem nunca teve a oportunidade de ir ao gabinete físico”, destacou o prefeito.

A iniciativa foi bem recebida pelos moradores, que aproveitaram a presença do gestor para apresentar pedidos e sugestões. A dona de casa Edineide Barros, do bairro de Santa Mônica, elogiou o atendimento e pediu a construção de uma área de lazer. “Esse gabinete itinerante é importantíssimo. A nota é 10”, afirmou. Já Cláudia Barcássia, moradora de Tabatinga, destacou a proximidade com a população. “Passa segurança pra gente. Vemos que a gestão se importa com as pessoas e está lutando para resolver os problemas”, disse.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

De passagem por Exu, no Sertão do Araripe, em virtude do lançamento do meu livro Os Leões do Norte, encontrei a deputada estadual Rosa Amorim (PT) durante visita ao Museu Luiz Gonzaga. Em entrevista ao blog, ela defendeu maior atenção do Estado e da União ao espaço, além de afirmar que a prioridade do PT em Pernambuco é reeleger Lula e Humberto Costa nas eleições de 2026. Confira!

Palmares - Festival do Livro

O diretor-presidente da Faculdade Vale do Pajeú, Dr. Cleonildo Painha, lança Proteção Animal na Era Digital, obra que explora como a tecnologia pode fortalecer a causa animal. O livro já está disponível nas plataformas Amazon, Hotmart e Livraria Literando, com linguagem acessível e enfoque em leis, ética, políticas públicas e no papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

A versão física da obra está em fase final de confecção e será lançada em novembro, com parte das vendas revertida para ações de proteção animal. Além disso, o autor prepara uma edição infantil, voltada à conscientização das novas gerações sobre o cuidado e o respeito aos animais.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, acompanhou nesta semana as obras da Adutora do Agreste no quilômetro 126 da BR-232, em Caruaru, ao lado do diretor Flávio Coutinho e de técnicos da companhia. O trecho vistoriado corresponde à travessia de 63 metros sob a rodovia e atualmente recebe a execução da caixa de derivação e de ancoragem. Essa etapa integra o conjunto de ações que vai garantir o abastecimento de água para os municípios de Caruaru, Bezerros e Gravatá.

Os trabalhos também avançam em outras frentes, como as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, que será responsável por receber a água do Rio São Francisco. A partir da estação, o sistema levará água até Gravatá e, por outro trecho, até a ETA Salgado, em Caruaru. O investimento nessa fase é de R$ 92 milhões, e os primeiros testes operacionais em Bezerros estão previstos para novembro, segundo cronograma da companhia.

De acordo com Douglas Nóbrega, a Compesa tem intensificado o ritmo das obras para garantir que o sistema entre em funcionamento o quanto antes. “Nessa reta final para o início dos testes, estamos acompanhando de perto cada etapa da obra para que Bezerros receba o reforço no abastecimento de água o mais brevemente possível. Esse é mais um passo dentro dos grandes esforços do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que tem colocado como prioridade levar mais água para o Agreste”, afirmou o presidente. Após Bezerros, as obras seguem até Gravatá, com previsão de testes no primeiro trimestre de 2026.