Sudene articula crédito para destravar investimentos de R$ 274 bilhões em saneamento

A Sudene reuniu, nesta sexta-feira (21), bancos federais, concessionárias estaduais e representantes da Funasa para discutir soluções de financiamento voltadas à universalização do saneamento básico no Nordeste. O encontro do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff) teve como foco a articulação de crédito para projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. De acordo com o Ministério das Cidades, a Região precisa captar R$ 274 bilhões para alcançar as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico até 2033.

Durante a reunião, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a autarquia vem criando um ambiente de diálogo para impulsionar obras estruturantes que impactem positivamente a saúde pública, a dignidade da população e a competitividade regional. Representantes do BNDES e do Banco do Nordeste se comprometeram a adaptar suas linhas de crédito às especificidades locais e acelerar os processos de contratação. “O saneamento é uma intervenção estruturante para o desenvolvimento regional e para outras políticas públicas”, afirmou Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES.

Ao final, ficou definido que os estados da área de atuação da Sudene mapearão suas demandas prioritárias, com foco na redução da burocracia para viabilizar projetos de interesse público. Atualmente, apenas 34,3% do esgoto no Nordeste é tratado e menos de um terço das residências têm acesso à rede coletora. A região também enfrenta riscos ambientais, com mais de 80% dos municípios sem mapeamento de áreas de inundação. “É preciso acelerar os investimentos para superar esse cenário e garantir qualidade de vida à população”, concluiu Danilo Cabral.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O Comando Militar do Nordeste realizará, na próxima quarta-feira, a II Jornada de Estudos Estratégicos, com o tema “A evolução da Defesa no Nordeste: do Brasil Colônia à II Guerra Mundial”. O evento terá início às 8h, no Auditório Professor Clélio Lemos, localizado na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP-UPE), em Recife, e será aberto ao público, com atenção especial à comunidade acadêmica.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE, reafirma o compromisso da Força Terrestre com a divulgação da cultura de Defesa, o resgate da memória histórica do Nordeste e o fortalecimento da integração entre civis e militares. Durante a jornada, serão debatidos temas estratégicos relevantes, reforçando o papel das instituições militares no desenvolvimento regional e nacional e promovendo a reflexão crítica sobre segurança e defesa.

O CMNE reforça, com esta jornada, sua missão de promover o conhecimento, a pesquisa e o diálogo acadêmico, destacando a importância da Defesa na construção da sociedade brasileira e na preservação da soberania nacional. As inscrições para a II Jornada de Estudos Estratégicos já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/ii-jornada-de-estudos-estrategicos-623252/

Petrolina - Destino

Faleceu, na manhã de hoje, o jornalista Eraldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história. O Jornal de Arcoverde nasceu em julho de 1981, quando seus idealizadores consideraram inaceitável que Arcoverde não tivesse um periódico próprio. Desde a primeira edição, o jornal se estabeleceu como plural, democrático e aberto a diversas opiniões. Familiares ainda não divulgaram as informações sobre o velório e enterro.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) visitou, hoje, o terreno onde deveria estar sendo construída uma creche no município de Custódia, no Sertão do Moxotó, e constatou que a obra sequer foi iniciada. Acompanhado da ex-vice-prefeita Luciara de Neemias e do vereador Renato, o parlamentar denunciou que o local permanece completamente abandonado, sem qualquer sinal de limpeza ou início dos trabalhos, apesar de o contrato prever a entrega da unidade até 10 de fevereiro de 2026. Segundo Sileno, a situação repete o cenário encontrado em outras cidades e evidencia, segundo ele, a “falta de capacidade do governo Raquel Lyra em cumprir as entregas prometidas”.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025