Lira será presidente de federação entre PP e União

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) deverá ser o presidente da federação que tem acertado uma aliança entre o Partido Progressistas e o União Brasil. Pela lei, se federados, os partidos devem atuar juntos, como uma única sigla, pelos próximos quatro anos, com divisão do fundo partidário, tempo de televisão e o mesmo programa. O comando, porém, seria rotativo entre os dois, com substituição a cada seis meses. As informações são do portal CNN.

Apesar de ainda estar pendente de uma resposta do União, que busca resolver impasses regionais, a federação já começou a dividir os diretórios estaduais – nove estarão sob o comando do PP; nove do União Brasil; e outros nove deverão ser distribuídos em acordo com a Executiva Nacional. O partido de Lira aprovou, na terça-feira (18), a parceria com União Brasil e espera retorno da sigla aliada até amanhã. A federação de direita seria oficializada no próximo mês, com nome de União Progressistas.

No início das negociações, ainda no ano passado, o Republicanos também cogitou participar da aliança, mas acabou declinando nas últimas semanas. O partido abriu conversa com o PSDB, que espera uma fusão com outra legenda, sob risco de deixar de existir na próxima eleição. Caso a federação entre PP e União Brasil se concretize, o grupo político será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, ultrapassando o PL, de Jair Bolsonaro (PL), atual maior bancada. No Senado, as bancadas do Progressistas e do União totalizam 13 senadores.

Veja outras postagens

O jornalista Tavares Neto também esteve presente no lançamento do livro “Os Leões do Norte”, realizado ontem (4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caruaru, e destacou o evento hoje em seu blog. Durante a solenidade, ele relembrou sua trajetória profissional, desde o período do governo Nilo Coelho até os dias atuais na Rádio Cultura do Nordeste.

O evento reuniu autoridades locais, como o ex-prefeito José Queiroz, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro e o presidente da Câmara, vereador Bruno Lambreta, e contou com discursos que ressaltaram a importância histórica da obra e o legado dos governadores de Pernambuco desde 1930.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), anunciou nesta sexta-feira (5) a conquista de uma emenda parlamentar no valor de R$ 580 mil, articulada junto ao senador Fernando Dueire (MDB). O recurso será destinado à compra de um caminhão caçamba zero-quilômetro, que será utilizado na coleta de entulhos e resíduos do município, reforçando a infraestrutura urbana da cidade.

Segundo a gestão municipal, o processo de aquisição já está em fase avançada: a licitação foi concluída e o valor aguarda apenas liberação para ser depositado na conta da Prefeitura. “A chegada deste recurso é mais uma prova da nossa parceria, que é crucial para o desenvolvimento de Toritama”, afirmou Sérgio Colin, agradecendo o apoio do senador. O prefeito destacou ainda que Dueire também tem contribuído em projetos estratégicos, como a variante e a travessia urbana da BR-104.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau