O aplicativo TJPE+ passará a contar com uma nova funcionalidade que facilitará o trabalho dos advogados e advogadas de Pernambuco, a partir da criação de mais um canal de diálogo com a categoria.
Os novos tipos de atendimento disponíveis por meio do app são: agilização de alvarás, solicitação de conclusão e habilitação de advogados.
O novo serviço será apresentado hoje, às 10h, no Salão do Pleno, no Palácio da Justiça. O evento contará com a presença do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e da presidente da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) Pernambuco, Ingrid Zanella.
Desde que assumiu a Presidência do TJPE, o desembargador Ricardo Paes Barreto intensificou o diálogo com a advocacia pernambucana, ouvindo permanentemente seus pleitos.
No ano passado, por exemplo, um novo sistema do Judiciário pernambucano permitiu o pagamento de alvarás via pix, o que facilitou a vida do (a)s profissionais da área.
Tentando surfar em números inflamados de pesquisas sem credibilidade, a governadora Raquel Lyra (PSD) faz esforços midiáticos para criar um ambiente de que seu governo está melhorando, o que não bate com a realidade. Outra aposta se dá na ilusória força no apoio de prefeitos vendalhões.
Miguel Arraes levou uma goleada de Jarbas Vasconcelos em 1998 tendo um batalhão de prefeitos, acima de uma centena. Prefeito, já comentei neste espaço, só transfere votos para deputado. Voto de governador é movido pelo coração, pelas circunstâncias, pelos fatos ao longo da campanha.
Tenho ouvido uma só queixa dos prefeitos adesistas: Raquel não tem cumprido os acertos fechados em troca dos votos para sua reeleição. Reclamam que estão há mais de seis meses no aguardo do que ela prometeu. A maioria anda impaciente. Com o tempo passando, chegam a fazer ameaças.
Outro dia ouvi de mais de dez prefeitos a mesma ladainha: se a governadora não cumprir com o que acertou com seus municípios até janeiro, não terão outro caminho a não ser abandonar o barco do projeto, hoje extremamente incerto, da reeleição dela.
Neste caso, só terão uma alternativa: debandar para a oposição em apoio a João Campos, porque a eleição que se aproxima, ano que vem, será polarizada entre Raquel e João, sem a menor chance do surgimento de uma candidatura de terceira via. Um cenário que levará a uma decisão inexorável logo no primeiro turno.
“Tem direito de criticar o que tem coragem de ajudar. A gente só ajuda até onde for ajudado”, desabou um prefeito sob anonimato, para não sofrer retaliações da governadora, com a qual, diz ele, a paciência chegou ao limite dos limites.
IMPACIENTE – Um dos prefeitos mais impacientes é Cléber Chaparral (UB), de Surubim. Sua maior queixa diz respeito ao drama do abastecimento de água no município pela Compesa. A conta chega todo final do mês bem salgada para os usuários, mas água nas torneiras em alguns bairros só uma vez por semana. E olhe lá! Recentemente, Chaparral fez um desabafo numa entrevista numa emissora de rádio de Surubim. Chaparral retrata apenas, com firmeza, o clamor da população.
Clamor da população – Aliado de primeira hora do prefeito Cléber Chaparral, o prefeito de Bom Jardim, João Francisco Neto, o Janjão (UB), afirma que a solução para o fim do racionamento de água na região é uma pauta defendida por todos os prefeitos do Agreste Setentrional. “Foi uma promessa da governadora e como prefeito dou toda razão ao grito de Chaparral. Sem água, não podemos conter a insatisfação da população”, diz Janjão.
Ator rasga elogios a Lula – O ator Wagner Moura, estrela do filme “O Agente Secreto”, esteve em Lisboa, só por 24 horas, onde foi homenageado pelo 19º Lisboa Film Festival, para promover a película, dirigida por Kleber Mendonça Filho. “Eu pousei hoje e estou indo embora amanhã de manhã, mas é por conta do carinho que eu tenho por Paulo Branco [diretor do festival] e pelo amor que eu tenho por Portugal”, disse. O artista não falou apenas sobre o filme, mas sobre política. Disse não considerar a Venezuela sob o comando de Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela) de esquerda, mas uma democracia e declarou que não será fácil para a esquerda vencer as eleições de 2026. Segundo ele, a direita que está ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegará em 2026 “com força”, mas que o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é “o maior brasileiro de todos os tempos”.
Sem crença na facada – De um lado, a dúvida lançada sobre a veracidade do ataque a faca sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018. Do outro, a crença de que as eleições que elegeram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, foram fraudadas. Teorias da conspiração conectadas a temas políticos — ainda que com adesão minoritária na população brasileira como um todo — chegam a convencer, a depender do tópico, mais da metade dos eleitores identificados com a esquerda ou com a direita. É o que revelam dados inéditos da nova edição da pesquisa “A Cara da Democracia”. O levantamento é uma iniciativa de pesquisadores de universidades como UFMG, Unicamp, UnB, Uerj e Enap, e foi financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Como Odorico Paraguaçu – Na passagem por Fernando de Noronha na semana passada, a primeira em três anos de gestão, a governadora Raquel Lyra autorizou a construção de 25 casas e a reforma do cemitério. Personagem da série global “O Bem Amado”, Odorico Paraguaçu não conseguiu inaugurar o cemitério, sua única “grande obra”, porque ninguém morreu na dramaturgia. A bela ilha, que enche os olhos de turistas do mundo inteiro, vai cair na mesma chacota de Sucupira, a cidade imaginária do dramaturgo Dias Gomes?
CURTAS
EM LIMOEIRO – Retomo hoje, às 15 horas, em Limoeiro, a maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”. Será na Facal, a faculdade do município, com a presença de estudantes e o apoio do prefeito Orlando Jorge (Podemos). Antes, faço uma palestra sobre os 22 governadores biografados na obra.
SURUBIM – Amanhã, estarei em Santa Cruz do Capibaribe, na Câmara de Vereadores, às 19 horas, com apoio do prefeito Helinho. Na quarta, dois compromissos: Surubim pela manhã e Casinhas à tarde, em eventos com apoio dos prefeitos Cléber Chaparral e Juliana de Chaparral.
FACULDADE – Na sexta-feira, também duas agendas: às 15 horas na Faculdade Vale do Pajeú e à noite em Taquaritinga do Norte, na Câmara de Vereadores, às 19 horas, com apoio dos prefeitos Zé Martins e Gena Lins, além de Painha, diretor-presidente da FVP.
Perguntar não ofende: Fernando de Noronha vai virar A Sucupira real?
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), trocaram farpas neste fim de semana após um comentário sobre a megaoperação que deixou 121 mortos na capital fluminense, no fim de outubro. Em uma rede social, Boulos reagiu com ironia após Castro chamar o ministro de “paspalhão”.
O entrevero começou ontem, quando Boulos acusou, durante uma agenda em São Paulo, Castro e outros governadores aliados de fazerem “demagogia com sangue”. O ministro referia-se a manifestações de apoio à operação no Rio, e criticava a letalidade policial. As informações são do jornal O Globo.
Questionado sobre a crítica de Boulos durante um evento em São Paulo, também no sábado, Castro ignorou a pergunta e disse que “esse é um paspalhão”.
Em sua tréplica, na rede social X, Boulos fez uma alusão ao deputado estadual TH Joias (MDB), que foi preso em operação da Polícia Federal sob acusação de ser ligado à facção Comando Vermelho. O parlamentar fazia parte da base de Castro na Assembleia Legislativa, e tinha uma série de fotos ao lado do governador.
“Vou dar um desconto. Ele (Castro) deve estar muito angustiado com o avanço das investigações depois da prisão do seu parceiro TH Joias”, escreveu o ministro.
O governador Cláudio Castro me xingou ontem numa entrevista. Vou dar um desconto. Ele deve estar muito angustiado com o avanço das investigações depois da prisão do seu parceiro TH Joias…
A investigação em questão também prendeu um ex-integrante do governo Castro, o advogado Alessandro Pitombeira Carracena, que foi subsecretário na pasta de Defesa do Consumidor.
Moradores do município de Pedra, no Agreste, têm denunciado as dificuldades enfrentadas com o atual sistema de abastecimento de água da cidade. Apesar de o fornecimento ter sido retomado pela Compesa após anos de colapso, a população relata que o rodízio implantado não tem sido suficiente para atender às necessidades diárias, especialmente durante o período de calor.
Uma leitora do blog relatou sua situação e de outros moradores: “A cisterna daqui de casa está seca. Tem que tomar banho de água boa. Nós temos água no meu bairro, no Centro, por seis dias ao mês. O que seria bom para a população? Se fosse três dias duas vezes ao mês, já que no verão a gente gasta bem mais”, disse. “A cidade da Pedra está revoltadíssima com a Compesa”, concluiu.
De acordo com o calendário de abastecimento disponível no site da companhia, a Área 01 – Praça Alice Japiassu Simões recebe água apenas entre os dias 8 e 14 de novembro, o que confirma a irregularidade do fornecimento. Nos demais dias do mês, o sistema aparece como “sem abastecimento”.
O problema ocorre mesmo após uma decisão liminar expedida em outubro de 2025, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que determinou que a Compesa restabelecesse o abastecimento regular de água em Pedra, inclusive com o uso de carros-pipa nas áreas onde a distribuição por rede apresentasse falhas.
Enquanto a liminar segue em vigor, a população continua enfrentando longos intervalos sem água nas torneiras e pede que a Compesa reveja o rodízio e adote medidas mais eficazes para garantir o direito básico ao abastecimento.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria neste domingo (9) para abrir uma ação penal contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele se torna réu em processo pelo qual foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por agir contra a legitimidade do processo eleitoral brasileiro e atuar para prejudicar as investigações sobre atos antidemocráticos.
Relator do caso, Moraes votou pelo recebimento da denúncia da PGR e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte até a próxima sexta-feira, dia 14.
Em post no Instagram, Tagliaferro postou que tem “medo zero dessa turma, independente do resultado [do julgamento]”. Ele se encontra atualmente na Itália. O governo brasileiro já protocolou um pedido às autoridades italianas para extraditá-lo ao país.
A PGR acusou Tagliaferro pelos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação envolvendo organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 22 anos de prisão.
A denúncia aponta que, entre maio de 2023 e agosto de 2024, ele divulgou diálogos internos de servidores do STF e do TSE para atender a interesses de uma organização criminosa. Segundo o voto de Moraes, a conduta do ex-assessor se “diferencia da mera violação de sigilo porque atinge diretamente a capacidade estatal de apurar crimes de organização criminosa, criando ambiente de desconfiança institucional e favorecendo os investigados”.
“O embaraço às investigações materializou-se pela divulgação seletiva de informações sigilosas criando dúvida sobre a legitimidade das apurações, pela propagação de narrativas sem respaldo probatório alegando irregularidades, pela coordenação com outros investigados para deslegitimar as instituições e pela aquisição de novo aparelho telefônico às vésperas de oitiva policial com apresentação de equipamento diverso do efetivamente utilizado”, acrescentou o ministro, em seu voto.
De acordo com a PGR, Tagliaferro “de maneira livre, consciente e voluntária, no período compreendido entre 15.05.2023 e 15.08.2024, violou sigilo funcional, ao revelar à imprensa e tornar públicos diálogos sobre assuntos sigilosos, que manteve com servidores do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na condição de Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, para atender a interesses ilícitos de organização criminosa responsável por disseminar notícias fictícias contra a higidez do sistema eletrônico de votação e a atuação do STF e TSE, bem como pela tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.
Evasão para a Itália
A Procuradoria afirma ainda que o ex-assessor, após “se evadir do Brasil” para a Itália, “ameaçou publicamente revelar, em solo estrangeiro, novas informações funcionais sigilosas que obteve em razão do exercício do cargo ocupado na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, com o fim de novamente favorecer interesse próprio e dos investigados” em processos que investigavam atos antidemocráticos.
Na denúncia de 17 páginas, a PGR sustenta que Tagliaferro teria entregue à Polícia Federal um celular que não usava com frequência, com a suposta intenção de driblar as investigações sobre sua conduta.
“Os achados policiais confirmam (…) que Eduardo Tagliaferro, em mais um gesto de tentar obstruir investigações, adquiriu o aparelho celular modelo Xiaomi Redmi 13C para ir até a Polícia Federal prestar depoimento, sob a possibilidade de ter o dispositivo apreendido, quando na verdade o aparelho que ele de fato utilizava era um Apple Iphone, visando ocultar das autoridades a execução de suas condutas”, diz o texto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (9), que a ameaça de uso de “força militar” voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina. A declaração foi dada durante participação do petista na 4ª Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos).
Sem citar a Venezuela e os Estados Unidos, disse que retóricas têm sido usadas para justificar intervenções ilegais. “A guerra no coração da Europa segue semeando a incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para o desenvolvimento justo e sustentável que sonhamos. A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais”, afirmou. As informações são da CNN Brasil.
A fala de Lula se dá em meio à escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Em outubro, o presidente norte-americano Donald Trump admitiu ter autorizado a CIA (Agência Central de Inteligência) a conduzir operações secretas no país latino, pressionando o regime de Nicolás Maduro.
Desde o início do agravamento da relação entre os dois países, Lula tem mostrado descontentamento com a situação. O petista já disse que nenhum país deveria “dar palpite” na Venezuela e afirmou que “intervenções” podem causar “danos” à América Latina.
Antes da cúpula, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, já havia confirmado que a situação da Venezuela seria discutida durante o encontro. Lula também disse que tocaria no assunto.
Historicamente, o Brasil adota uma postura diplomática alinhada com a tradição de mediação em conflitos e defendendo a não interferência em assuntos domésticos de outros países.
Segundo a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, a embaixadora Gisela Padovan, o Brasil apenas se colocará como um interlocutor entre Venezuela e Estados Unidos se for solicitado.
Quem busca conforto, boa localização e estrutura completa para lazer ou trabalho encontra no Reserve Hotel uma das principais opções de hospedagem em Surubim, no Agreste. Localizado na Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra, a poucos metros do Parque de Vaquejada J. Galdino, o hotel fica a cerca de 120 km do Recife e próximo ao Polo de Confecções do Agreste, oferecendo uma estrutura voltada tanto para o turismo de lazer quanto para o público corporativo.
Com 42 acomodações confortáveis, o hotel dispõe de quartos amplos com varanda, ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e Wi-Fi gratuito. Entre os diferenciais estão a piscina ao ar livre, academia, piscina infantil e espaço para cooper. O Reserve também conta com estacionamento gratuito, café da manhã em estilo buffet incluso na diária e facilidades para pessoas com deficiência. Além de ser uma opção aconchegante para famílias, o hotel oferece estrutura para eventos e reuniões, consolidando-se como um dos mais completos da região.
O restaurante Sal & Brasa Jardins, no bairro das Graças, no Recife, foi o cenário de mais um encontro de médicos pernambucanos, realizado ontem (8). A iniciativa foi articulada pelo empresário Tarcisinho Calado e reuniu profissionais de diversas especialidades.
Durante a confraternização, médicos e médicas trocaram experiências e debateram os desafios da medicina no estado, fortalecendo a união da categoria e o compromisso com a melhoria contínua da saúde pública e privada em Pernambuco.
De acordo com Tarcisinho Calado, a iniciativa busca aproximar ainda mais os profissionais, promovendo integração, diálogo construtivo e planejamento de ações futuras. “Este é mais um dos muitos encontros que estaremos realizando com essa categoria que tanto contribui, com trabalho e dedicação, para uma área essencial da sociedade”, destacou. As informações são do blog Ponto de Vista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Santa Marta, na Colômbia, onde participou neste domingo (9) da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O embarque ocorreu às 7h, na Base Aérea de Belém, e o pouso foi registrado às 9h35, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, conforme agenda oficial do Palácio do Planalto.
A abertura do evento estava prevista para as 10h, no Hotel Estelar Santamar, seguida da sessão plenária entre os chefes de Estado e de Governo, marcada para as 11h. O evento reuniu líderes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações da Celac, com foco na retomada do diálogo birregional, no reforço da cooperação política e econômica e na tentativa de destravar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE, paralisado desde 2019 por divergências ambientais e tarifárias. As informações são do Correio Braziliense.
Durante o encontro, deverá ser aprovada a Declaração de Santa Marta, documento que consolida consensos políticos e estabelece o “Mapa do Caminho 2025–2027”, com metas de cooperação em transição energética, inovação, combate à desigualdade e integração digital. A Colômbia exerce a presidência pro tempore da Celac em 2025, sucedendo Honduras, e o Uruguai assumirá o posto em 2026.
O Brasil retomou sua participação nas cúpulas da Celac em janeiro de 2023, após três anos de afastamento durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde então, o país tem buscado reposicionar-se como protagonista nos fóruns multilaterais, defendendo uma ordem internacional mais equilibrada e multipolar.
O presidente Lula permaneu poucas horas na Cúpula. Após a sessão plenária, ele deixou Santa Marta às 13h e volta a Belém, com chegada prevista para as 19h20, deste domingo. O presidente vai abrir oficialmente a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Andando pelo shopping Riomar, há pouco, encontrei ocasionalmente o meu amigo procurador Ricardo Coelho, do MP de Pernambuco, que voltou a lecionar. Havia passado na livraria Leitura e adquirido o meu livro “Os Leões do Norte”, que pretende levar para discussão com os seus alunos. Fiz o autógrafo com muito carinho e orgulho. Ricardo já foi articulista do meu blog. E dos bons!
O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, participou neste domingo (9) de uma ação do Instituto Nacional Visão Solidária, no bairro de San Martin, no Recife. O evento, idealizado por Agostinho Ferraz, ofereceu serviços gratuitos à população e teve como foco a promoção da cidadania e da inclusão social. “Colocar a roda para girar para o lado de quem mais precisa sempre será o foco do meu trabalho e o do time Avante”, afirmou Sebastião. “Retorno com a energia renovada por ter visto de perto que os nossos esforços vão dar oportunidades e melhorar a qualidade de vida de muitas famílias pernambucanas. A saúde sempre receberá minha atenção especial”, finalizou.
Durante a atividade, Sebastião Oliveira e Agostinho Ferraz anunciaram, ao lado do vereador Alcides Teixeira Neto, que o bairro receberá no início de dezembro o Ônibus Odontológico, iniciativa do Instituto Alcides Teixeira, com atendimentos gratuitos na área de saúde bucal. O líder do Avante também informou que está articulando com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) para levar, no mesmo dia, serviços de emissão de documentos, cursos de qualificação e oferta de vagas de emprego, reforçando o caráter social e integrador da ação.
A partir de amanhã até quinta (13), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove a 3ª edição da Jornada Alepe Antirracista, iniciativa que reúne um conjunto de ações voltadas para o tema como a resolução interna que criou uma política antirracista permanente no Legislativo pernambucano. O evento é gratuito e será realizado no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe (Rua da União, 397, no bairro da Boa Vista), das 8h às 11h30.
Uma das novidades desta edição é a ampliação e reformulação do curso, oferecido em 2023, sobre a nova legislação que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas do País. O curso é uma parceria da Alepe com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em formato à distância (EAD). Informações sobre inscrições e programa do curso serão anunciados na sessão de abertura da Jornada amanhã (10).
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Casa Joaquim Nabuco está na linha de frente da luta antirracista, implementando políticas capazes de promover reflexão e transformações em comportamentos e crenças que alimentam ódio e preconceito. “Devemos ressaltar o excelente trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, instalada no primeiro semestre de 2024, e a aprovação da Política Antirracista, que tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre questões étnico raciais e garantir políticas que promovam a igualdade”, pontua.
Na programação de debates da Jornada estão temas como a saúde da população negra no SUS; as desigualdades raciais no mercado de trabalho; o empreendedorismo negro e a educação antirracista como política pública; ao final de cada dia de debates haverá apresentações artísticas e musicais relacionados ao tema do evento.
O Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, acredita que a Jornada Antirracista reafirma o pioneirismo da Casa na promoção de políticas públicas voltadas à equidade racial. “A reformulação do curso em parceria com o TJPE, alinhado à nova Legislação sobre história e cultura afro-brasileira, é um avanço essencial para levar o enfrentamento ao racismo para dentro das escolas e formar cidadãos mais conscientes”.
A Jornada Alepe Antirracista faz parte de uma série de ações inovadoras que a Assembleia Legislativa promove em combate ao racismo. A Casa Joaquim Nabuco é a primeira assembleia do País a instituir, por meio de resolução, uma política antirracista permanente na Casa.
Como parte da iniciativa, foi criada uma ouvidoria específica para apurar denúncias de violação dos direitos da população negra. A Alepe dispõe, ainda, de uma Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e, recentemente, aprovou uma Lei que estabelece cotas raciais em concursos públicos estaduais.
A 3ª edição da Jornada Alepe Antirracista se encerra nesta quinta-feira (13) com uma sessão solene, às 18h, para entrega da medalha Marta Almeida a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial. A honraria é uma homenagem à educadora Marta Carmelita Bezerra de Almeida, falecida em setembro de 2023, que representou o Movimento Negro Unificado (MNU) em Pernambuco.
A velhice não é para os fracos. A velhice é para os fortes.
É preciso ser forte — não apenas para erguer o corpo cansado da cama, mas para sustentar o peso dos anos, o fardo dos desenganos, as feridas que o tempo não cura e o silêncio que o mundo impõe aos que envelhecem.
É preciso ser forte para espantar o leão da tristeza, domar o dragão da solidão, conviver com o monstro frio da indiferença daqueles que, cegos de juventude, não percebem o velho que caminha trêmulo, passos lentos e incertos, rumo ao seu destino final — ser apenas mais uma fotografia num porta-retrato empoeirado.
É preciso ser forte para lutar com unhas, dentes e o fiapo que restar de lucidez, para não ser largado, como um objeto sem valor, num canto qualquer de um quarto soturno e esquecido.
É preciso ser forte para ter lágrimas ainda por derramar a cada partida de um velho amigo.
É preciso ser forte para não chorar ao lembrar a infância — os dias de sol, o pião girando no terreiro, o tec tec das bolas de gude, o jogo de botão, o papagaio colorido dançando no céu azul do sertão.
É preciso ser forte para suportar a saudade da primeira namorada, do primeiro beijo naqueles lábios de romã.
É preciso ser forte para não se comover ao recordar a sessão de cinema, a mão trêmula e ousada descobrindo, pela primeira vez, a rosa maçã guardada sob o apertado e malvado sutiã.
É preciso ser forte para conviver, dia após dia, hora após hora, minuto após minuto, com a sombra paciente da morte — sempre à espreita, sempre pronta, com a foice em riste, para, num golpe certeiro, cerrar as cortinas do teatro da vida e dar descanso ao seu atabalhoado ator.
Praia de Boa Viagem, 9 de novembro de 2025
*ex-senador, ex-deputado federal e estadual, secretário da Educação e do Trabalho durante os governos Marco Maciel e Joaquim Francisco