Utilizada como depósito de recicláveis, escola da rede municipal de Olinda segue sem aulas após o Carnaval

Pais de alunos da Escola Duarte Coelho, em Olinda, denunciam que a unidade permanece sem aulas desde o fim do Carnaval, após ter sido utilizada pela Secretaria de Meio Ambiente como depósito de materiais recicláveis. Mesmo com o término da festividade, os resíduos ainda não foram removidos, impossibilitando a retomada das atividades escolares e gerando indignação entre os responsáveis.

Em comunicado enviado às famílias, a gestão escolar informou que a unidade não tem condições de receber os estudantes, sem especificar os motivos exatos. Como alternativa, a prefeitura determinou que as aulas sejam realizadas de forma remota, com o envio de atividades pelos grupos de WhatsApp das turmas. A medida gerou revolta entre os pais, que cobram providências urgentes da Prefeitura de Olinda e da prefeita Mirella Almeida. “Crianças fora da escola por falta de responsabilidade”, criticou uma mãe nas redes sociais.

A vereadora Eugênia Lima (PT) afirmou que tem recebido diversas denúncias sobre o problema e cobrou uma solução imediata. “O Carnaval passou e as atividades da escola não voltaram à normalidade. Decidimos procurar a Secretaria de Educação para que as providências sejam tomadas o mais rápido possível e evitar mais prejuízos às crianças”, declarou. A parlamentar agendou uma reunião com a pasta para quarta-feira (20).

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O perfil da governadora Raquel Lyra (PSD) no Instagram tem chamado a atenção por um crescimento repentino de seguidores aparentemente fakes, inflacionando seus posts com curtidas e comentários suspeitos. Uma análise um pouco mais detalhada identificou uma alta concentração de contas com características atípicas que apontam para uma possível compra de seguidores. Muitos desses perfis apresentam o selo de “NOVO” da plataforma, com datas de criação recentes, sendo notáveis aqueles criados em outubro de 2025 e até mesmo neste mês de novembro.

A maioria dessas contas suspeitas não possui foto de perfil ou de quaisquer postagens, um padrão comum em bots ou perfis criados unicamente para inflar métricas. Outra parte se apresenta como perfis profissionais, identificados como empresas ou semelhantes, mas que agem de forma inconsistente com sua suposta finalidade. O movimento é realizado para tentar elevar o baixo engajamento real nas publicações da governadora em comparação com o volume total de sua audiência e reforça a tese de que sua base de seguidores estaria sendo artificialmente aumentada.

Este tipo de prática, além de violar as diretrizes do próprio Instagram, distorce a percepção de popularidade e relevância da governadora Raquel Lyra, podendo também impactar negativamente a credibilidade do relacionamento com seus seguidores. O caso reforça ainda a discussão sobre a autenticidade e a transparência nas métricas de redes sociais, onde a corrida por números muitas vezes obscurece a busca por uma audiência genuinamente engajada.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

A corridinha diária de 8 km, hoje, foi no maravilhoso Parque da Cidade, em Brasília, já totalmente revestido do seu verde do cerrado em razão das primeiras trovoadas entre fim de outubro e início de novembro.

Mais tarde, a partir das 18 horas, entrevisto o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (UB-AL), no meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, com transmissão pelo YouTube e 165 emissoras de rádio no Nordeste, além da Gazeta News, de Alagoas, TV LW, de Arcoverde, e a revista Mais Nordeste, de Fortaleza.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Convidados para um evento social por um amigo em comum, o prefeito João Campos e o ex-governador Paulo Câmara não conversaram e mantiveram uma distância regulamentar. Ao contrário do que este Blog postou ontem, um interlocutor do PSB nos relatou, hoje, em reserva, que o momento foi frio e não houve nenhuma discussão política. Segundo esta mesma fonte, como Paulo não é mais do PSB desde 2023, segue sem nenhuma participação em assuntos políticos ou eleitorais do partido.

Ipojuca - Acerte as contas

EXCLUSIVO

Desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas, em janeiro de 2023, o ex-governador Paulo Câmara, que foi nomeado para o Banco do Nordeste sem o apoio do seu partido, o PSB, se encontrou, neste final de semana, pela primeira vez depois do afastamento das lideranças da legenda, com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na ocasião, foi registrado que os dois tiveram uma longa conversa, o que foi considerado um momento político relevante.

A reconstrução da unidade das lideranças internas do PSB vem sendo trabalhada, há algum tempo, por alguns socialistas. Este grupo considera que a coesão interna do partido é indispensável para trilha de João Campos rumo ao Governo de Pernambuco em 2026, reeditando a estratégia de Eduardo Campos que, antes de iniciar a campanha vitoriosa de 2006, tratou de reconstruir o partido rachado após a derrota de Miguel Arraes, em 1998. O passo seguinte é a reedição da Frente Popular.

Seis vereadores de São José da Coroa Grande, incluindo o presidente da Câmara, Nabuco Lopes, declararam apoio à pré-candidatura de Juliana de Chaparral, primeira-dama de Surubim, à Câmara Federal nas eleições de 2026. Dilson Lins, Vanderson Melo, Beto do Abreu, Cristiano Lemos, Marcondes Enfermeiro e Zé Ramos, anunciara a adesão ao grupo político da pré-candidata no Litoral Sul de Pernambuco.

Além dos parlamentares, importantes lideranças políticas do município também manifestaram apoio ao projeto de Juliana, entre elas Zanza, Goni Barbosa e Dú do Abreu. O grupo conta ainda com os apoiadores Dra. Eduarda Lins, Amigo Nage e João do Cachorro-Quente, que se somam ao movimento de expansão do nome da pré-candidata na região.