Morre Fausto Freitas, ex-presidente do TJPE

Soube, há pouco, da morte do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fausto Freitas, muito querido e reverenciado por onde atuou na vida pública. Ele tinha 87 anos. O velório será realizado a partir do meio-dia no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Natural de Pesqueira, Fausto Valença de Freitas nasceu em 23 de novembro de 1937. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1962 e atuou como advogado na Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). No setor público, teve passagens pelo Ministério do Interior e pelo governo estadual, além de exercer dois mandatos como deputado estadual.

Em 5 de novembro de 1993, foi escolhido desembargador como um dos representantes da OAB, na vaga do quinto constitucional. Em 9 de fevereiro de 2004, assumiu o cargo de Corregedor-Geral da Justiça de Pernambuco. Na sua gestão, houve uma reestruturação física e institucional e a atualização do regimento interno da CGJ, atendendo às mudanças implantadas pela modernização do Poder Judiciário e por legislações atualizadas; foi instituído o Cadastro Nacional e Estadual de Adoção na internet, contribuindo para a realização de 41 adoções internacionais de crianças ou adolescentes; e iniciou-se o processo de atualização dos critérios de avaliação de produtividade dos magistrados, tornando o sistema de vitaliciamento dos juízes mais interativo.

Dois anos depois, em 2006, assumiu a Presidência do TJPE, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 2007. Durante sua gestão, manteve o compromisso com a modernização da Justiça pernambucana. Fausto Valença de Freitas deixa a esposa, Valéria Gueiros Leite, e quatro filhos: Andréa, Alexandre, Paola e Cláudia

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

A Prefeitura de Bom Jardim foi agraciada com o Selo Transparência das Festas Juninas 2025, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (21), no Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra. O município obteve 100% de conformidade na prestação voluntária de informações sobre as contratações artísticas do ciclo junino.

O secretário de Cultura e Turismo, Célio Borges, o controlador interno, Jarbas Borges Neto, e o gestor de contratos, Marcos Cristóvão, representaram o prefeito Janjão na cerimônia. O selo é destinado às gestões que atendem aos critérios de transparência definidos pelos órgãos de controle.

“É a prova de uma gestão realizada com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, afirmou o prefeito, ao comentar o reconhecimento.

Toritama - Tem ritmo

No programa de hoje, comento que a campanha para governador em 2026 foi antecipada em Pernambuco. A presença da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João Campos, na 55ª Missa do Vaqueiro, em Serrita, foi mais um exemplo de como os dois principais pré-candidatos já disputam espaço e protagonismo no interior do Estado. Raquel levou a bandeira de Pernambuco, reafirmando sua imagem de filha do Agreste, enquanto João empunhou a bandeira do Brasil como resposta simbólica à crise comercial com os Estados Unidos. A disputa, que oficialmente só deve começar em 2026, já está nas ruas, nas feiras, nas missas e nos palanques disfarçados.

Clique aqui e ouça. O Frente a Frente é ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Estadão

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou em entrevista ao programa Papo com Editor, do Estadão/Broadcast (@aebroadcast), que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criou um “problema” para a direita brasileira ao articular com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a imposição de tarifas de 50% sobre produtos nacionais importados, em uma tentativa de evitar a prisão do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).⁣ Confira: