Morre aos 74 anos Luiz Prequé, ex-prefeito de Gravatá

Por Clebson Amsterdan
Do Pernambuco Notícias

A cidade de Gravatá está de luto com a perda de Luiz Prequé, ex-prefeito, ex-vereador e contador respeitado. Ele faleceu nesta quarta-feira (26) após enfrentar problemas de saúde e passar dias internado sob tratamento intensivo. No último domingo, chegou a apresentar uma leve melhora, mas seu quadro se agravou rapidamente, levando à sua partida. Familiares e amigos estão consternados com a despedida do “Amigo de Fé”, como era carinhosamente conhecido.

Nascido em 29 de agosto de 1950, Luiz Prequé Alves de Oliveira veio de uma família humilde de agricultores. Desde criança, conciliou os estudos com o trabalho na lavoura ao lado dos pais, até ingressar em uma padaria, onde recebeu o apelido que o acompanharia por toda a vida. Determinado, tornou-se técnico em contabilidade e, ao longo de mais de 50 anos, construiu uma carreira sólida em Gravatá e região.

Com forte inclinação política, Luiz Prequé conquistou a prefeitura da cidade em 1992, exercendo o mandato entre 1993 e 1996, período em que foi reconhecido por importantes realizações. Em 2012, foi eleito vereador, cargo que ocupou de 2013 a 2016. Retornou à Câmara Municipal em 2020 para mais um mandato, sempre pautado na experiência e na defesa dos interesses da população. Em 2024 foi reeleito.

Despedida e homenagens
Luiz Prequé deixa a esposa Almira, conhecida como Dona Pepê, e os filhos Ricardo, Patrícia e Rafael, além de netos, irmãos e sobrinhos. O sepultamento será realizado às 16h no Cemitério de Santo Amaro, em Gravatá, com saída do Clube CDG, no centro da cidade.

A comunidade gravataense se despede de um homem que marcou a história local com seu trabalho e dedicação ao próximo. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Veja outras postagens

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou, ontem, o título de cidadã arcoverdense a bióloga Nayla Valença. A proposição foi do presidente da Casa, Luciano Pacheco (MDB).

Natural de Sertânia, casada com este blogueiro, mãe de duas filhas, Nayla mora em Arcoverde há muito tempo, opção de coração e profissional. Na cidade, atuou na Compesa, na Prefeitura Municipal e no Sesc, desenvolvendo ações relevantes tanto na área de eventos, turismo e saneamento, assim como no campo social.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) divulgou vídeo nas redes sociais em que afirma existir “uma ação coordenada de mais de 300 perfis para atacar quem faz oposição à governadora Raquel Lyra”. Segundo a parlamentar, contas listadas por ela “receberam dinheiro público, assim como consta no Portal da Transparência”, mas “logo após a abertura da CPI, sumiram, ou melhor, foram apagados ou mudaram de nome”. Ela citou o perfil “PE tá ligado”, que, de acordo com Dani, “no dia do anúncio da CPI foi desativado”, e disse que “foram mais de 30 perfis desativados da notícia da CPI para agora”. Ao questionar possível “coordenação desses perfis… do palácio do governo”, concluiu: “Não recuaremos”.

No post, Dani Portela associou as supostas remoções à instalação da chamada “CPI do Bilhão” e publicou a relação dos perfis que, segundo ela, teriam participado da “ação coordenada de ataque” a ela e a outros parlamentares. “Perfil que ataca os poderes recebendo dinheiro público”, descreveu ao incentivar que “entrem agora no Portal da Transparência e coloquem TE tá ligado na busca”.

Em repercussão no plenário, o deputado Antônio Moraes prestou solidariedade a Dani pelos ataques virtuais dos quais foi alvo por ser a autora do pedido de CPI para investigar denúncias contra Raquel Lyra, mas voltou a criticar o que classifica como denúncias “infundadas” contra a governadora. Ele disse considerar a CPI “uma questão política”, afirmou ser “muito improvável” que existam notas fiscais ligando o governo aos perfis. Moraes acrescentou que o governo “não teme a CPI” e que “os contratos foram feitos de maneira correta”, afirmando ainda que a empresa responsável pela publicidade “é a mesma da época do governo do PSB”.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O presidente Lula (PT) vai passar um dia todo em Pernambuco, esta semana. Na próxima quinta-feira (14), ele tem agenda na Hemobrás, em Goiana, pela manhã. Em seguida, vai a uma unidade de saúde privada anunciar parceria entre o hospital e o Governo Federal.

O nome da unidade ainda não foi divulgado, mas sabe-se que participa do programa Mais Especialistas. A ideia da gestão petista é trocar dívidas do hospital com a União por serviços. Outros hospitais também farão parte da medida.

A terceira agenda de Lula será no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, onde ele vai entregar mais de mil títulos de posse. O local é emblemático para o presidente.