Do Metrópoles
A Rússia realizou um ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia neste domingo (22), com o lançamento de cerca de 50 mísseis e quase 300 drones, atingindo principalmente Kiev e seus arredores, provocando blecautes em diversas regiões do país e deixando ao menos uma pessoa morta.
Segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia, o bombardeio causou incêndios e danos em cinco distritos próximos à capital. Outras oito pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas dos escombros de edifícios destruídos após os ataques.
Leia mais
Infraestrutura energética foi alvo central
Autoridades ucranianas afirmaram que a infraestrutura energética foi fortemente atingida, o que levou a interrupções no fornecimento de eletricidade em várias partes do país em meio ao frio intenso do fim do inverno europeu. Moscou tem intensificado ofensivas contra o setor de energia ucraniano nos últimos meses, deixando civis sem luz e aquecimento.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que os ataques não tiveram como alvo apenas instalações energéticas, mas também sistemas de abastecimento de água e infraestrutura ferroviária.
Explosões durante a madrugada
- As primeiras explosões foram registradas por volta das 4h da manhã, horário local, quando moradores relataram tremores em prédios da capital.
- Novas detonações ocorreram cerca de meia hora depois e seguiram de forma intermitente ao longo da madrugada.
- Na cidade de Fastiv, a cerca de 60 quilômetros de Kiev, um prédio desabou após ser atingido, matando um homem de 49 anos e ferindo outras pessoas, de acordo com o governador regional.
- No total, ao menos 15 pessoas ficaram feridas na região, incluindo quatro crianças.
- O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou ainda que uma mulher e uma criança ficaram feridas na capital.
A Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia lançou 297 drones kamikaze de longo alcance e 50 mísseis de diferentes tipos durante a ofensiva noturna. Desses, 274 drones e 33 mísseis teriam sido abatidos ou neutralizados pelas defesas aéreas.
Ainda assim, 14 mísseis e 23 drones atingiram cerca de 14 locais diferentes, causando danos estruturais e incêndios, especialmente em áreas ligadas à infraestrutura crítica.
Ataques se intensificam às vésperas de 4 anos de guerra
O novo bombardeio ocorre às vésperas de o conflito entre Rússia e Ucrânia completar quatro anos, na próxima terça-feira (24). Desde o início da guerra em larga escala, civis ucranianos enfrentam ataques aéreos frequentes, mesmo em meio a tentativas recentes de negociações de paz lideradas pelos Estados Unidos.
Leia menos