Ex-funcionário do Grupo João Santos enfrenta penhora de bens às vésperas de completar 100 anos

O aposentado Francisco de Jesus Penha, que completa 100 anos no próximo dia 4 de março, enfrenta um momento delicado na reta final de sua vida. No último dia 14 de fevereiro, o juiz Pedro Henrique Barreto Menezes, da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, determinou a penhora de bens da residência do idoso para garantir a execução de quase R$ 400 mil. A medida ocorre mesmo após a Justiça Federal já ter retirado seu nome de investigações relacionadas ao Grupo João Santos, empresa em que trabalhou por mais de três décadas e que acumula dívidas bilionárias.

Francisco, que atuou como diretor no grupo empresarial, alega que não tinha poder de decisão e que, desde 2018, vem tentando ser excluído dos processos trabalhistas contra a empresa, que entrou em recuperação judicial em 2022. Ele também afirma não ter recebido as verbas rescisórias após pedir demissão em 2015. Em 2021, chegou a ser alvo da Operação Background, da Polícia Federal, que investigava o Grupo João Santos por crimes tributários e lavagem de dinheiro. No entanto, a Justiça Federal reconheceu sua inocência no início deste ano. “Sempre fui um homem honesto e, perto de completar 100 anos, sou tratado como se fosse responsável pelos problemas da empresa. Isso não é justo”, lamenta.

Veja outras postagens

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira (29), a comissão especial que vai debater a PEC (proposta de emenda à Constituição) sobre o fim da jornada de trabalho 6×1.

O colegiado confirmou o deputado Alencar Santana (PT-SP) como presidente e o deputado Leo Prates (Republicanos-BA) como relator da proposta. Os nomes foram escolhidos pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e anunciados na tarde da terça-feira (28). As informações são da CNN.

Petrolina - Destino

O pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (29), o apoio do vereador Wagner do Santa Rosa e do ex-vereador Edjailson da Caruforró, ambos ligados ao PDT e próximos ao grupo do ex-prefeito José Queiroz. A adesão amplia a base política do pré-candidato no município de Caruaru.

Nas últimas eleições municipais, Wagner do Santa Rosa obteve 2.364 votos, enquanto Edjailson da Caruforró somou 1.490 votos. “Recebo esse apoio com muita alegria e senso de responsabilidade. Wagner e Edjailson são lideranças reconhecidas, que conhecem de perto a realidade de Caruaru”, afirmou Anderson Luiz.

Ipojuca - IPTU 2026

O senador Espiridião Amin (PP-SC) afirmou nesta quarta-feira (29) que as indicações para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm sido feitas com base em critérios como proximidade pessoal e idade, com o objetivo de garantir mandatos mais longos.

Segundo o parlamentar, atualmente, para ser indicado à Suprema Corte é preciso ser “amigo do peito” e “jovem”, e essa lógica “não é republicana”, pois ultrapassa não apenas o período de governo responsável pela indicação, mas também a expectativa de vida dos indicados.

O senador participa da sabatina do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para a cadeira de ministro do Supremo. O AGU tem 46 anos, atualmente, o ministro mais jovem da Corte é Cristiano Zanin, também indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 48 anos.

Caruaru - São João na Roça

O Senado rejeitou, por 42 votos a 34, a indicação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (29). O ex-advogado-geral da União passou pelo crivo do Congresso depois de cinco meses de impasse envolvendo a indicação feita pelo Planalto.

Para a aprovação no plenário, eram necessários ao menos 41 votos. O governo calculava ter o apoio de 45 senadores, enquanto integrantes da oposição afirmavam ter ao menos 30 votos contrários. A votação é secreta, o que implicou incerteza nas estimativas.

A votação no plenário da Casa Alta foi realizada depois de oito horas de sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). No colegiado, o placar foi de 16 votos a 11. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Anthony Santana – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra (PSD)aproveitou a assinatura da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para rebater críticas da oposição sobre um possível aumento nas tarifas. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas.

Durante a cerimônia, no Palácio do Campo das Princesas, na manhã desta quarta-feira, a gestora enviou um recado indireto aos opositores para que não prestem o que chamou de desserviço ao povo de Pernambuco.

Palmares - IPTU 2026

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) celebrou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de proposta de emenda à Constituição que destina 1% do orçamento da União, dos estados e dos municípios para a assistência social no país, incluindo o financiamento dessas políticas no texto constitucional.

“Colocar essa garantia na Constituição é fortalecer as políticas de assistência social e reafirmar o compromisso com a superação das desigualdades do nosso país”, declarou.

A pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT), inicia nesta quinta-feira (30) uma agenda de três dias pelo interior de Pernambuco ao lado do pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos (PSB). O roteiro inclui visitas a nove municípios do Agreste e do Sertão, com participação em eventos e encontros com lideranças políticas e população.

A programação começa em Jupi, onde Marília recebe apoio da prefeita Rivanda Freire à sua pré-candidatura. Em seguida, segue para Garanhuns, onde se integra à agenda de João Campos em compromissos com o prefeito Sivaldo Albino, incluindo visita ao Hospital do Amor. Ainda na cidade, será homenageada na Câmara de Vereadores com a Medalha Oswaldo Ferreira da Silva e participa da abertura do Festival Viva Garanhuns.

Na sexta-feira (1º), a agenda inclui compromissos em Panelas, Sanharó e São Caetano, com participação em eventos como o Festival Nacional de Jericos, a Festa do Trabalhador e o Festival da Carroça de Burro. No sábado (2), Marília visita São Bento do Una, participa do Pedra Agroshow, em Pedra, e encerra o roteiro em Pesqueira, com encontro político com aliados.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (29) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O plenário do Senado ainda precisa votar e dar aval ao nome.

O placar foi de 16 a 11 para aprovação da indicação. Messias é a terceira indicação do governo Lula para o STF neste mandato. Antes dele, Cristiano Zanin e Flávio Dino chegaram à Corte. As informações são do g1.

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Arcoverde determinou a aplicação de medidas cautelares contra o advogado Eldy Magalhães Tenório, investigado por supostos crimes de ameaça e difamação contra o delegado da Polícia Civil Israel Rubis. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (29) pela juíza Cindy Coutinho Diniz, atendendo a representação da 19ª Delegacia Seccional de Polícia (19ª DESEC) e do Ministério Público, após denúncia de declarações feitas durante sessão da Câmara de Vereadores, no dia 20 de abril, e também em redes sociais.

Entre as medidas impostas estão a proibição de aproximação a menos de 200 metros do delegado e de seus familiares, além da vedação de qualquer tipo de contato, inclusive por meios digitais. O investigado também está impedido de citar o nome, a imagem ou o cargo do delegado em ambientes públicos ou virtuais. A magistrada reconheceu indícios da prática criminosa, mas afastou a prisão preventiva neste momento; em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 5 mil, além da possibilidade de decretação de prisão cautelar.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comunicou a colegas parlamentares que não pretende receber o sabatinado Jorge Messias em seu gabinete na presidência antes da votação em plenário nesta quarta-feira (29).

O gesto, no intervalo entre a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a deliberação do Senado, era aguardado pelo Palácio do Planalto como um aval institucional importante para a consolidação do nome de Messias – indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do g1.

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, esteve em Brasília nesta terça-feira (28) para cumprir agenda institucional voltada à captação de recursos e articulação de parcerias para o município. Durante a visita, ele foi recebido no gabinete do senador Humberto Costa (PT), onde tratou de pautas relacionadas ao desenvolvimento local.

O encontro contou também com a presença do prefeito de Itambé, Armando Pimentel, ampliando a articulação conjunta entre os municípios da região. Entre os temas discutidos estiveram a ampliação de recursos, execução de projetos e avanços em áreas consideradas prioritárias para a população.

“Seguimos firmes, trabalhando com diálogo e parcerias para trazer resultados que impactem diretamente a vida da nossa população”, afirmou Marcílio Régio. Segundo a gestão municipal, a agenda faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da interlocução com representantes no Congresso Nacional.

O primeiro clube de medicina empreendedora do Nordeste, o Legacy Med Club, realizou seu encontro inaugural na noite de ontem, no Recife. Fundado pelos médicos Antonio Dantas, César Vasconcelos, Seráfico Júnior, Luiz Marcos e Tarcisinho Calado, o projeto reúne profissionais de diferentes especialidades com foco na construção de uma comunidade voltada ao empreendedorismo, à troca de experiências e ao fortalecimento de conexões.

O evento de estreia ocorreu durante jantar no restaurante Cecília Cucina, no bairro de São José, e contou com a participação de integrantes do grupo em uma agenda voltada ao networking e à integração entre os membros. A proposta do clube inclui a formação de um ecossistema de líderes médicos, com encontros periódicos, experiências exclusivas e iniciativas de capacitação.