Protesto contra impactos dos complexos eólicos no Agreste fecha Avenida Rosa e Silva, no Recife

Por Larissa Aguiar
Do Diario de Pernambuco

Na manhã desta segunda-feira (17), um ato de resistência tomou conta da sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), no Recife. Famílias agricultoras e membros do povo indígena Kapinawá ocuparam o local para protestar contra os impactos negativos causados pelos complexos eólicos em municípios do Agreste pernambucano. Além da ocupação da sede da ADEPE, no começo da tarde a manifestação causou o fechamento da Avenida Conselheiro Rosa e Silva, uma das principais vias de acesso à Zona Norte do Recife, por pouco mais de uma hora. A interdição gerou transtornos no trânsito.

O movimento também contou com a presença e apoio de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), além de diversas organizações sociais solidárias à luta das comunidades afetadas.

A principal reivindicação da ocupação foi chamar atenção para os danos irreversíveis provocados pelos empreendimentos eólicos na região. Segundo os manifestantes, os complexos estão resultando na perda de territórios tradicionais, remoções forçadas e no agravamento de problemas ambientais e de saúde nas áreas afetadas. As famílias que vivem nas proximidades dos aerogeradores denunciam a deterioração de sua qualidade de vida, com o surgimento de doenças relacionadas ao funcionamento das torres e contratos abusivos que as colocam em situações econômicas cada vez mais difíceis.

Até o momento, a ADEPE não se manifestou oficialmente sobre as reivindicações do movimento.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Moradores de São Lourenço da Mata se revoltaram, nesta terça-feira (21), após a confirmação da morte da menina Ester, de 4 anos, cujo corpo foi encontrado dentro de uma cacimba em uma casa na comunidade Ettore Labanca. O suspeito do crime foi levado à delegacia do município, e parte da população tentou invadir o local para agredi-lo e chegou a tentar colocar fogo na viatura onde ele estava. A ação foi contida por equipes das polícias Civil e Militar, que usaram balas de borracha para dispersar o grupo.

De acordo com o delegado Sérgio Ricardo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a criança apresentava sinais de espancamento na cabeça e não está descartada a hipótese de violência sexual. “Vamos fazer uma perícia complementar na cacimba para saber se há algum objeto relacionado ao crime”, afirmou. Objetos que podem ter sido usados em rituais religiosos e um preservativo foram encontrados no local.

A menina estava desaparecida desde a tarde de segunda-feira (20) e foi localizada por familiares e vizinhos que auxiliavam nas buscas com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Waldemar Oliveira

Hoje, 21 de outubro, celebramos os 87 anos do ex-deputado, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-líder do PFL , ex-vice-presidente e ex-presidente da República.

Ao longo de uma trajetória pública marcada pelo trabalho e pela dedicação, Inocêncio deixou sua marca em todas as regiões de Pernambuco.

É difícil encontrar um canto deste Estado que não tenha uma obra ou uma conquista fruto de seu empenho e de sua visão voltada ao desenvolvimento e ao bem-estar do povo, especialmente dos que mais precisam, no interior pernambucano.

Esta homenagem é mais do que justa, é o reconhecimento a uma vida inteira dedicada ao serviço público e ao progresso de Pernambuco.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) adiou a decisão sobre a aplicação de uma taxa antidumping de 30% nas malhas de poliéster importadas da China. O adiamento atende a pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE), que alertou para os impactos da medida sobre o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (GECEX), realizada no último dia 20.

Desde o início do mês, o parlamentar encaminhou ofícios ao ministro Geraldo Alckmin solicitando a revisão da Circular SECEX nº 74/2025, que propõe a cobrança da taxa. No documento, Eduardo da Fonte argumenta que a medida pode contrariar o Decreto nº 8.058/2013, que regulamenta os direitos antidumping, e a Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), por não considerar previamente os impactos econômicos e regulatórios.

Segundo o deputado, a cobrança da taxa traria prejuízos à economia do Nordeste, especialmente às micro, pequenas e médias empresas que compõem o Polo de Confecções do Agreste. “Precisamos proteger a indústria nacional, mas sem sufocar os arranjos produtivos locais que sustentam a economia do Nordeste. O diálogo técnico e o equilíbrio são fundamentais para garantir uma decisão justa e eficiente”, afirmou. O tema segue em análise técnica no MDIC, que deverá concluir o estudo antes de uma nova deliberação do GECEX.