Câmara do Cabo aprova criação do Prouni municipal

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3952/2024, que institui o Programa Universidade para Todos – Prouni Municipal. A iniciativa oferecerá bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior do município. Para participar, o candidato deve residir na cidade, ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista na rede privada, comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo e apresentar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, até 25% das bolsas serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), indígenas, negros e pardos.

De autoria do vereador Ricardo Carneiro, o programa prevê a concessão de até 350 bolsas de estudo no primeiro semestre de 2025, contemplando cursos como Administração, Direito, Logística, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Recursos Humanos, ofertados pela Faculdade de Ciências Humanas do Cabo (Fachuca). O parlamentar destacou que a Câmara acompanhará a execução do programa para garantir sua transparência. “Nosso compromisso é fiscalizar para que todos tenham acesso a essa oportunidade de ensino superior”, afirmou.

Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 14 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Fachuca (www.fachuca.com.br).

Com informações do Blog Albéris Xavier.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O cantor, compositor e poeta Flávio Leandro foi oficialmente agraciado com o título de doutor “Guardião da Cultura Sertaneja”, distinção máxima concedida pela Faculdade Vale do Pajeú (FVP). A honraria reconhece sua trajetória dedicada à valorização da identidade nordestina e ao compromisso com a memória cultural do Sertão.

A solenidade de outorga do título será realizada na próxima sexta-feira (21), às 18h, no Auditório José Marcos de Lima, na própria FVP. Em nota, assinada pelo seu diretor-presidente, Cleonildo Painha, a faculdade afirmou que celebrar o legado de Flávio Leandro é reconhecer sua importância como símbolo de autenticidade, simplicidade e compromisso com a preservação das raízes sertanejas.

Para a justificativa do título, a FVP destacou que a obra de Flávio Leandro, marcada por autenticidade, profundidade poética e forte vínculo com o cotidiano sertanejo, ultrapassa o campo artístico e integra o patrimônio cultural imaterial do povo nordestino. Seus versos e melodias, segundo a instituição, fortalecem o sentimento de pertencimento, inspiram gerações e contribuem para a formação humana e cultural de jovens e adultos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

A Polícia Federal prendeu, há pouco, Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no aeroporto de Guarulhos. Ele estava tentando fugir do país em um avião particular. Após ser preso, ele foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo. As informações são do portal G1.

A prisão aconteceu um dia após um consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master. Na manhã de hoje, o Banco Central emitiu um comunicado decretando a liquidação extrajudicial do Master e a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.

O negócio com o grupo Fictor teria a participação de investidores dos Emirados Árabes Unidos e previa um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o caixa do Master, que passa por dificuldades financeiras. A compra ainda precisaria da aprovação do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. Com a decretação da liquidação extrajudicial, qualquer negociação de compra em andamento é automaticamente interrompida, segundo apuração de ECO. Incluindo lá no texto.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PA), afirmou, hoje, que o PL da Anistia voltará ao debate na Casa nos próximos dias. A proposta, aprovada para tramitar em regime de urgência, encontra-se há mais de um mês estagnada sob relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

“Esse é um tema que deve voltar a ser discutido nos próximos dias. Precisamos ter uma definição do texto para que, a partir daí, os líderes – o colégio de líderes – possam se posicionar sobre o tema. Os integrantes da oposição e do PL voltaram a se mobilizar a favor da apreciação desta matéria”, disse Hugo Motta à CNN Brasil.