“Até 2030, o trecho pernambucano da Transnordestina deve estar pronto”, diz Alex Azevedo
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
Entusiasta dos investimentos em ferrovias, o advogado e engenheiro Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), desde setembro deste ano, garantiu que o trecho da Transnordestina que beneficia Pernambuco deverá ficar pronto nos próximos cinco anos. A obra é uma das principais sob fiscalização da Agência e foi paralisada no Governo Bolsonaro (PL). Mas o edital de licitação da retomada no trecho a partir de Salgueiro, no Sertão, já foi publicado.
Alex Azevedo foi o entrevistado de ontem (2) do podcast ‘Direto de Brasília’, comandado pelo titular deste blog, em parceria com a Folha de Pernambuco. Para ele, investir em ferrovias é caro, mas necessário. Quando assumiu o comando da ANTT, Alex se comprometeu com a Transnordestina.
Leia mais“É uma obra de décadas que começa a se concretizar. São 680 quilômetros e a ANTT tem papel central em garantir que ela cumpra sua função de integrar a região e abrir novas oportunidades de desenvolvimento. Esse será um dos nossos grandes focos”, enfatizou, no discurso de posse.
Ontem, destacou a necessidade de ampliar a malha ferroviária brasileira. “Um país como o nosso, com o potencial que temos, a riqueza que produzimos, do agro, as exportações que temos, tudo que somos e queremos ser ainda. Então, temos que ter uma malha ferroviária que transporte essa riqueza”, asseverou Alex.
De acordo com o diretor, o trecho de Salgueiro até Suape está na Infra s/a, uma empresa que juntou a Valec Engenharia com a EPL, de planejamento e logística. “Ela está também sob o guarda-chuva do Ministério dos Transportes e é a maior empresa de logística e de projetos do país. Ela vai licitar a obra”, relatou, destacando que os recursos serão do Orçamento Geral da União.
Ainda segundo o diretor, já há R$ 3 bilhões para o início das obras em Pernambuco. O total da ferrovia na região está orçado em R$ 15 bilhões, dinheiro, de acordo com Alex, que vem do Fundo Nacional do Desenvolvimento do Nordeste e da Sudene, além do Orçamento Geral da União. “Posteriormente, esse trecho também será concedido”, destacou.
Decisão equivocada – Paralisar as obras da Transnordestina em Pernambuco foi uma “decisão equivocada” de Bolsonaro, segundo Azevedo. “A Transnordestina são 1.700 quilômetros. O projeto original começa em Eliseu Martins, no Piauí, vai até Salgueiro, sobe até Pecém, no Ceará, e vai de Salgueiro até Suape, no Porto de Pernambuco. O governo passado, penso que numa decisão equivocada, determinou que o trecho entre Salgueiro e Suape inviabilizaria economicamente o trecho do Piauí até o Ceará. O governo atual, sensível às reivindicações, não só de Pernambuco, assumiu o compromisso (de retomar)”, explicou Alex.

Sabatina adiada – Em guerra com o Planalto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou, ontem (2), o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, escolhido pelo presidente Lula (PT) para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a votação da indicação no plenário do Senado estavam previstas para o dia 10 de dezembro.
Estratégia – Para ganhar tempo e viabilizar reuniões de Messias com senadores, o Governo Lula não enviou ao Senado a mensagem que formaliza a indicação de Messias. Sem isso, a Casa Alta não consegue analisar a indicação no cronograma anunciado por Alcolumbre e pelo presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA). As informações são do portal G1. Em comunicado a senadores, o presidente do Senado classificou a demora do Governo Lula em formalizar a indicação com o envio da mensagem como “grave e sem precedentes”.
Centro Debate – Quarenta anos depois da histórica eleição municipal do Recife, o Centro Debate, escritório político do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, promoverá um grande encontro para celebrar a disputa de 1985 – ano que marcou o retorno do voto direto e a eleição de Jarbas como prefeito da capital. O evento será realizado hoje, às 17h. Com o tema “Esse cara é a cara da democracia”, o encontro reunirá antigos colaboradores, lideranças políticas e personalidades que participaram ativamente da reconstrução democrática em Pernambuco.

Lula com as mulheres – Em visita a Pernambuco, ontem, o presidente Lula emocionou o público do evento em Ipojuca, no Grande Recife, ao fazer um discurso poderoso em favor das mulheres e contra a violência doméstica. Lula usou o poder da sua voz como presidente para chamar os homens à responsabilidade, diante das atrocidades que acontecem todos os dias com mulheres e meninas no Brasil. O presidente convocou os homens para um movimento nacional de combate à violência contra as mulheres. “Cada um de nós homens precisamos ser um professor do outro homem. Cada um de nós temos que educar os nossos filhos. É preciso que haja o movimento nacional dos homens. Estamos precisando de caráter, de dignidade, educação, respeito às nossas companheiras, às mulheres, que se não fossem elas a gente nem existia”, enfatizou Lula.
CURTAS
SILVINHO ALINHADO COM LULA – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP), também estava em Ipojuca e fez questão de ressaltar que o presidente Lula não tem faltado com Pernambuco. Ele lembrou ações estruturantes nas BRs 104, 232 e 423, a construção de barragens, adutoras e institutos federais, além da ampliação de programas sociais já consolidados, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e o Minha Casa, Minha Vida. “O presidente Lula está promovendo, em Pernambuco, o maior volume de investimentos da história”, declarou Costa Filho.
JANJA TAMBÉM ESTAVA EM PE – O Ministério da Saúde e o Ministério da Pesca e Aquicultura lançaram a estratégia Mais Saúde para as Mulheres das Águas, para fortalecer o cuidado e o acesso à saúde de pescadoras artesanais, ribeirinhas e populações costeiras e marítimas. O lançamento aconteceu ontem, em Itapissuma, no litoral norte de Pernambuco, com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do ministro da Pesca, André de Paula (PSD).
LULA NO CEARÁ – Depois dos compromissos em Pernambuco, o presidente Lula seguiu para Fortaleza (CE), onde, hoje (3), participará da cerimônia de entrega das CNDBs (Carteiras Nacionais Docentes do Brasil) e de equipamentos do Programa Mais Professores. As passagens pelo Nordeste são sempre importantes para manter aquecido o capital político de Lula na região.
Perguntar não ofende: “O Código Penal Brasileiro tem pena para fazer justiça a um animal irracional como esse?”, questionou Lula, sobre homens que matam e violentam mulheres.
Leia menos

























