André de Paula, à frente da Pesca, comemora sinalização de Donald Trump ao Brasil
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), comemorou a sinalização do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ontem (23), de que pretende conversar com o presidente do Brasil, Lula (PT), na próxima semana. Existe uma esperança de que os EUA revejam as sanções impostas em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ministro pernambucano lidera um dos setores mais atingidos pelo tarifaço imposto por Trump ao país. Durante a edição de ontem do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog, André de Paula comentou as consequências das tarifas para o setor da pesca.
Leia mais“Não apenas a pesca, mas a fruticultura, por exemplo, do nosso Vale do São Francisco e outros setores foram atingidos de forma direta. Isso tem implicações muito perversas para a economia, a partir, inclusive, de fechamento de postos de trabalho. É evidente que a gente olha com muita alegria e otimismo (a sinalização de Trump)”, afirmou André de Paula.
Donald Trump e Lula se encontraram no Debate Geral da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, e Trump avaliou Lula como “agradável”. Para André de Paula, que ressaltou sempre apostar no diálogo, o episódio reacendeu o otimismo da área por ele comandada.
Segundo o ministro, 98% do que o Brasil produz de tilápia, por exemplo, é exportado para os Estados Unidos, sobretudo no Paraná e em Santa Catarina. Já os Estados do Nordeste foram impactados porque 40% do que o Brasil exporta de lagosta é produzido na região, boa parte no Ceará. O atum, 100% do que o país exporta, é para os EUA.
“É um impacto muito localizado, com forte influência econômica em alguns estados e em algumas regiões do país”, explicou o ministro, enfatizando que o Brasil tem trabalhado de forma transversal procurando outros mercados para não depender especificamente dos Estados Unidos.
“Há 20 dias, eu e o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) participamos de uma reunião com a maior autoridade sanitária da Europa para fornecer nosso pescado para o mercado do Reino Unido. A maioria das políticas que o Ministério da Pesca toca ele faz de forma transversal, ou seja, envolve outros ministérios. Nessa questão de abertura de mercados, entra Agricultura, porque a parte sanitária está no Ministério da Agricultura, e entra, claro, Relações Exteriores, interlocutor em qualquer transação internacional que o país faz”, frisou.
Lula vence – Mesmo com ligação estreita com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que não deverá estar no palanque de Lula em 2026, André de Paula disse que o petista ganha em qualquer cenário. “Não gosto de escolher adversário. Qualquer que seja, o presidente Lula vai ganhar”, afirmou. André de Paula ressaltou que o partido ainda não definiu seu posicionamento para 2026. O titular da pesca ainda salientou que não deverá ter dificuldade para apoiar Lula, se o PSD não lançar uma candidatura própria. “Se o PSD apoiar o candidato de outra legenda, muitos diretórios, a exemplo de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Piauí, estarão com o presidente Lula”, declarou.

A Química entre Lula e Trump – A relação entre Donald Trump e o presidente Lula, aliás, foi o assunto do dia, ontem, na política brasileira. O gesto de Trump desnorteou a estratégia bolsonarista. Os bolsonaristas se gabam de ter interlocução com a Casa Branca e vendem uma imagem de que só eles conversam com os EUA e, inclusive, conseguem articular medidas do governo estadunidense contra o Brasil e autoridades brasileiras. Mas, depois de ontem, ficaram desorientados, porque Donald Trump não apenas elogiou Lula como prometeu dialogar.
O que disse Donald Trump – Durante seu discurso na Assembleia da ONU, Trump disse que teve “uma química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”. “Eu estava entrando (no plenário da ONU), e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Trump. “Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos. Mas ele pareceu um homem muito legal. Ele gostou de mim e eu gostei dele”, destacou Trump.
Os pesadelos de Eduardo Bolsonaro se concretizando – O filho do ex-presidente que está nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), minimizou a química entre Trump e Lula e disse se tratar de uma estratégia de Trump. Mas o deputado, ausente do parlamento brasileiro, sabe que se Lula e Trump se entenderem, cai por terra a única coisa que o bolsonarismo tem fora do Brasil: uma falsa narrativa de perseguição a Jair Bolsonaro que emplacou apenas nos EUA e nunca guardou conexão alguma com a realidade. Aliás, Eduardo anda no seu inferno astral. Não vai ser líder da minoria, porque Hugo Motta (RP) não aceitou. Além disso, será investigado pelo Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro.

Ata do julgamento aprovada – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, ontem, a ata do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de planejar uma tentativa de golpe de Estado. Com isso, teve início a contagem do prazo de 60 dias para a publicação do acórdão de julgamento, ou seja, o registro detalhado dos votos e do resultado da análise dos ministros. O tempo de publicação do acórdão depende da agilidade com a qual os ministros enviarão seus votos escritos para constar no documento. O prazo regimental é de dois meses, mas pode ser publicado antes.
CURTAS
Homenagem da Câmara de Petrolina – A Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão, aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplausos ao livro ‘Os Leões do Norte’, do titular deste blog. A proposta é do vereador Ronaldo Cancão (RP). A solenidade de autógrafos em Petrolina acontecerá no dia 2 de outubro, na Fundação Nilo Coelho, a partir das 19h, e promete reunir admiradores da história política pernambucana.
Proteção dos animais – O Plenário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aprovou, ontem, a criação de um juizado criminal dedicado exclusivamente à proteção do meio ambiente e dos animais. A unidade funcionará na Rua da Glória, na Boa Vista, centro do Recife. O pedido para criação do juizado foi da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB-PE, através do presidente Cleonildo Painha.
Saúde em Ouricuri – Após denúncias de que pacientes estariam sendo obrigados a comprar materiais básicos para curativos no Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri, a direção da unidade se pronunciou. Em nota, o hospital afirmou que todos os insumos necessários ao atendimento são fornecidos gratuitamente, conforme determina o SUS, e negou qualquer orientação para que familiares ou pacientes arquem com esses custos.
Perguntar não ofende: Eduardo Bolsonaro dormiu ontem, depois de Trump elogiar Lula?
Leia menos