Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

Deputado Joaquim Lira destaca entregas e ações recentes em Pernambuco

No último mês, o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) intensificou sua agenda política com foco em entregas e acompanhamento de obras em diferentes regiões de Pernambuco. Entre as ações mais recentes, acompanhou a governadora Raquel Lyra (PSD) em Vitória de Santo Antão durante a vistoria e anúncios de empreendimentos como o Residencial IPA Vitória, que prevê cerca de 400 moradias, e o novo Complexo de Polícia Científica.

No âmbito legislativo, o parlamentar tem concentrado esforços na pauta do saneamento básico como coordenador-geral da Frente Parlamentar em Defesa da Universalização do Saneamento, criada para acompanhar o novo modelo de gestão da Compesa e a ampliação dos serviços de água e esgoto. Ao mesmo tempo, Lira tem reforçado articulações políticas no interior do Estado, ampliando a base de apoio em diversas regiões.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

O conflito no Oriente Médio, que já resultou no Brasil em impactos no aumento de óleo diesel e está afetando empresas de vários segmentos, também tem tendência de modificar o setor de Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração (AVACR) no ano de 2026, que está refazendo suas projeções, principalmente quanto aos insumos.

Um dos efeitos disso, de acordo com relatório divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), é que o Produto Interno Bruto do País (PIB), deve desacelerar ainda mais que o previsto em virtude do conflito.

Petrolina - Destino

O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE) dos Estados Unidos prendeu o ex-deputado federal Alexandre Ramagem, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. A informação foi confirmada pela Polícia Federal ao portal O Globo.

Ramagem foi condenado no ano passado, em julgamento da trama golpista realizado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a uma pena de dezesseis anos pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado. A sentença foi aplicada no mesmo processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ipojuca - IPTU 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

No momento, o ex-governador José Roberto Arruda (PSD) se considera apto a disputar as eleições para governador do Distrito Federal. A mudança ocorrida na Lei da Ficha Limpa alterou os prazos de inelegibilidade e, pela nova forma de cálculo, ele teria ficado elegível desde 2022.

Mas a Rede entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda terá de julgar. Arruda acredita que o STF manterá a mudança da lei. E ele, então, entrará na disputa. Há, porém, quem julgue que, mesmo se tornando elegível, Arruda possa vir a ter uma fragilidade. O caso Master tornará forte mais uma vez o debate sobre corrupção no DF. E Arruda entrará como alguém que já foi condenado.

Caruaru - São João na Roça

Com o clima de pré-campanha crescendo em Pernambuco, o tom das críticas ao governo de Raquel Lyra (PSD), pré-candidata à reeleição, vai se elevando. Ontem, no lançamento das pré-candidaturas do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, à reeleição, e de Gabriel Porto a deputado federal, em Canhotinho, não faltaram farpas à gestão estadual.

Presente ao evento, o pré-candidato ao governo do estado João Campos (PSB) afirmou que muito do prometido não foi feito. Gabriel avaliou que Pernambuco vive uma situação alarmante, com um governo sem entregas e Álvaro Porto classificou a administração como a pior da história do estado.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A advocacia pernambucana já pode se programar para um oportuno debate de interesse do segmento. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) trarão ao Recife, amanhã, os professores da Universidade de Girona (Espanha), Carmen Vázquez e Jordi Ferrer Beltrán, referências internacionais em raciocínio probatório tendo como pauta “prova sem convicção: standards de prova e devido processo”.

Vázquez é coordenadora acadêmica do mestrado em raciocínio probatório oferecido pelas Universidades de Girona e pela Universidade degli studi de Gênova. Ferrer Beltrán é professor titular de filosofia do direito (Girona), onde também responde como diretor da Cátedra de Cultura Jurídica e pelo Mestrado em Raciocínio Probatório

“A cátedra de cultura jurídica, que Beltrán coordena, se transformou em um dos maiores centros do estudo. Brasileiros, sul-americanos, europeus, americanos vão lá estudar. Suas obras são citadas em supremas cortes e cortes superiores do Peru, Brasil, Portugal, Espanha e outros países”, lembra a presidente do IAP, lembra Érika Ferraz. “Esses debates fortalecem o diálogo entre as instituições e é uma das preocupações atuais do IAP continuar promovendo ações que gerem conhecimentos para nossa advocacia” afirma Ferraz.

Palmares - IPTU 2026

A partir de hoje, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser liderado por Ana Cristina Viana Silveira. Servidora de carreira, ela assume a presidência do órgão com a missão estratégica de acelerar a análise de benefícios e simplificar os processos internos do Instituto. Ana Cristina substitui Gilberto Waller, que esteve à frente da instituição nos últimos 11 meses.

Com mais de duas décadas dedicadas ao sistema previdenciário, Ana Cristina ingressou no Instituto em 2003 como Analista do Seguro Social. Antes de assumir a presidência do INSS, ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social. Sua trajetória inclui, ainda, a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) por quase três anos – durante sua gestão, dobrou a capacidade de análise de recursos.

O deputado Waldemar Oliveira, novo líder do Avante na Câmara dos Deputados, é o meu convidado do meu podcast Direto de Brasília, de amanhã, em parceria com a Folha de Pernambuco. Na pauta, os desafios de liderar uma bancada minúscula, oito deputados e um senador, o surgimento da candidatura própria do partido, o escritor Augusto Cury, além do reposicionamento do partido diante do governo Lula.

Waldemar começou sua trajetória política em 2018 como primeiro suplente do senador Humberto Costa (PT). Em 2019, se filiou ao Avante e assumiu a presidência estadual da legenda. Nas eleições estaduais de 2022, foi eleito deputado federal, obtendo 141.386 votos.

Por Delmiro Campos*

A notícia lida no Painel do Estadão deste último domingo, apontando a possível indicação do senador Ciro Nogueira (PP), do Piauí, para presidir a federação União Progressista em São Paulo, vai além de um movimento de pacificação local. Ela evidencia, com clareza, o novo desenho partidário em curso no país.

Trata-se de um modelo decisório e determinante concentrado na direção nacional. O estatuto da federação, especialmente em seu art. 27, não deixa margem a dúvidas ao atrair para a instância superior a solução de conflitos estaduais, sobretudo nas definições sobre eleições majoritárias. Nesse contexto, Antônio Rueda e Ciro Nogueira assumem papel central na condução dos impasses.

A 9ª edição do Congresso Pernambucano de Municípios promovido pela Amupe, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês, no Recife Expo Center, consolida-se como um encontro estratégico para as lideranças municipais de Pernambuco. Sob a gestão de Pedro Freitas, prefeito de Aliança e presidente da Amupe, o evento terá como ponto alto a vinda do ministro do STF, Flávio Dino, que debaterá a autonomia municipal e as emendas parlamentares.

Para Pedro Freitas, a presença de Flávio Dino reforça o protagonismo da associação na defesa dos interesses federativos. Além do peso jurídico, o congresso foca no “Mapa da Mina” para captação de recursos: o presidente da Amupe articulou a presença de representantes da Caixa, Banco do Nordeste (BNB) e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), colocando os prefeitos frente a frente com os principais operadores do orçamento federal.

Faltam apenas 34 dias para o start das comemorações dos 20 anos deste blog: o jantar de adesão no restaurante Sal e Brasa Jardins, da Rui Barbosa. Depois, teremos o 1º Forró do Magno, em Arcoverde, no dia 13 de junho, uma forma de valorizar e prestigiar a grande massa de leitores do Interior.

Será top! Com a Super Oara. Quanto ao jantar de adesão, o local só comporta 300 pessoas. Se você ainda não adquiriu o seu ingresso, ao valor unitário de R$ 250, faça agora no seguinte pix: 87999579702.

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – A terra gira, a lua gira, os planetas giram, as estrelas giram, os girassóis giram, graças a Deus! Este planeta Brazil não pode girar apenas em torno do umbigo do aiatolá da seita vermelha. 

A poderosa revista Veja fez a revelação de que existem sussurros e conspirações nas cavernas do poder com vistas a substituir o principal centroavante da seleção do Planalto na guerrilha eleitoral deste ano.

Metrópoles

O papa Leão XIV, afirmou, hoje, que não teme críticas e seguirá se posicionando contra a guerra após ser alvo de ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou não ser “fã do papa Leão” e que o pontífice – “fraco” – “não estaria fazendo um bom trabalho”.

“Não tenho medo do governo Trump nem de proclamar em voz alta a mensagem do Evangelho, que acredito ser o que estou aqui para fazer, o que a Igreja está aqui para fazer”, disse o pontífice.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado marcou para amanhã (14) o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL). As informações são do portal G1.

Na mesma sessão, os parlamentares devem acompanhar a leitura do relatório do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) sobre os trabalhos do colegiado e votar o documento – que pode propor às autoridades o indiciamento de alvos da CPI e projetos de aperfeiçoamento da legislação.

A próxima terça é o último dia de funcionamento da comissão, instalada em novembro do ano passado. Os integrantes da comissão tentaram prorrogar os trabalhos, mas, segundo os parlamentares, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), decidiu não atender a esse pedido.

Além da frustração de não ter a prorrogação da CPI, os integrantes do colegiado tem se queixado de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que têm desobrigado o comparecimento de convocados, o que pode se repetir em relação ao depoimento de Cláudio Castro.

A chapa das incertezas

A indefinição da governadora Raquel Lyra (PSD) em relação a montagem da sua chapa não estende apenas o ciclo de ansiedade em quem tanto aguarda sem ter certeza da opção pelo seu nome, como é o caso do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), que sonha acordado em uma das vagas ao Senado.

Provoca também desgastes. A vice-governadora Priscila Krause (PSD) não sabe igualmente se será mantida na chapa da reeleição. Já está prejudicada porque se sobrar apenas a alternativa de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados ou de volta à Assembleia Legislativa, como se especula, o cenário em busca de parcerias com prefeitos se estreitou. E muito!

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, às 14h deste domingo, o alerta de Estado de Atenção para a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul de Pernambuco. O aviso meteorológico tem validade até amanhã (13), às 18h.

“A previsão da Apac indica que o sistema meteorológico atuante, desde a madrugada deste domingo, deve continuar ocasionando pancadas de chuva moderada a forte”, publicou a agência em suas redes sociais. Nas últimas 12 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados nas seguintes cidades: Olinda 73,53 mm; Recife 73,36 mm; Igarassu  63,1 mm; Itapissuma 62 mm; Itamaracá 61 mm; Camaragibe 56,4 mm. Os dados são da Apac e foram coletados às 16h05. As informações são da Folha de Pernambuco com Diário de Pernambuco.