Ação ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro e adianta atendimentos agendados entre 28 e 30, período em que as agências estarão fechadas para manutenção dos sistemas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove, neste fim de semana, dias 24 e 25 de janeiro, mutirões que irão antecipar 1.124 perícias médicas (realizadas por peritos do Ministério da Previdência Social – MPS) em cidades de Pernambuco. A mobilização atende segurados com agendamento previsto para o período de 28 a 30 de janeiro, quando as Agências da Previdência Social (APS) estarão fechadas em razão da manutenção dos sistemas previdenciários.
As ações ocorrem em Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada e são direcionadas exclusivamente aos segurados que já possuíam agendamento para os dias de paralisação. Não haverá abertura de novas vagas para o público externo.
Leia maisRecife
Na capital pernambucana, estão previstos 584 atendimentos, sendo 328 no sábado (24) e 256 no domingo (25). O atendimento começa a partir das 7h e segue até a conclusão da demanda em cada dia.
Durante o mutirão, serão realizadas apenas perícias médicas, sem avaliações sociais. No sábado, atuarão 12 peritos do MPS, e no domingo, 11 peritos do MPS.
Como não houve abertura de vagas no sistema, os segurados foram convocados previamente por telefone ou mensagem, com confirmação direta junto aos gerentes das unidades. No dia do atendimento, o segurado deve comparecer com documentos pessoais e laudos médicos, informar o nome e, constando na lista de antecipação, seguirá para triagem e perícia.
Caruaru
Em Caruaru, o mutirão foi organizado para absorver a demanda gerada pela paralisação e prevê a realização de 300 perícias médicas (do MPS), sendo 150 no sábado e 150 no domingo.
Os segurados convocados tinham agendamento previsto para o período de 28 a 30 de janeiro e foram chamados exclusivamente por mensagem. Não haverá abertura de agenda para outros públicos. Aqueles que não comparecerem ao mutirão terão o atendimento remarcado para a semana seguinte.
Petrolina e Serra Talhada
No Sertão, o mutirão acontece no sábado (24) nas APS de Petrolina e Serra Talhada. Em cada unidade, estão previstos 120 atendimentos, totalizando 240 perícias médicas (do MPS).
Assim como nas demais cidades, apenas segurados com agendamento original entre 28 e 30 de janeiro estão sendo convocados para antecipação.
Atendimento direcionado
O INSS reforça que os mutirões têm caráter excepcional e direcionado, com foco na redução de impactos aos segurados já agendados, garantindo a continuidade dos atendimentos mesmo diante da necessidade de modernização dos sistemas previdenciários.
Não caia em golpes!
Toda a comunicação do INSS é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.
Leia menos


















