Eduardo Leite diz que Raquel não ficará com Lula na eleição: “Virá no momento certo”

Apesar dos acenos da governadora Raquel Lyra (PSD) de que faria um segundo palanque para a reeleição do presidente Lula (PT), aliados avaliam que isso não deve acontecer. O governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Leite (PSD), afirmou entender as circunstâncias locais da correligionária, mas ressaltou que, quando o partido apresentar uma candidatura presidencial voltada para o centro, a gestora de Pernambuco subirá no palanque.

“A governadora Raquel é uma grande amiga, uma pessoa por quem tenho uma grande admiração, mulher forte, aguerrida, talentosa, competente, que se dedica muito, tem uma paixão por Pernambuco que é admirável pelo que faz. Quando participamos de uma eleição e a gente é eleito, junto conosco são eleitos parlamentares, senadores, deputados e o presidente da República. E a gente trabalha com quem foi eleito. A governadora Raquel tem que trabalhar com o presidente Lula, nós também buscamos trabalhar com ele. Agora, do ponto de vista político eleitoral, naturalmente ela vai encontrar o melhor caminho que ela consiga traduzir para a população pernambucana a sua capacidade de diálogo, de composição política em favor de Pernambuco”, analisou Leite, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Senado Federal Miguel Coelho (UB) criticou o fato de Petrolina ainda não ter um hospital regional, afirmando que o município irá eleger um senador sertanejo para mudar essa realidade.

“É um absurdo Petrolina não ter um hospital regional. Petrolina não é conhecida por ser refém ou ficar reboque nem de governo do estado, muito menos de governo federal. É da nossa força política que Petrolina junto com o povo de Pernambuco vai eleger um senador sertanejo para a gente poder fazer este hospital”, defendeu Miguel Coelho. As informações são do Blog da Folha.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A definição do nome de Flávio Bolsonaro (PL) como candidato à Presidência da República pelo campo da direita favorecerá o chamado centro político a apostar numa terceira via. Essa é a visão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), que também é pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro, Leite avalia que a escolha por um filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reforça um nome alternativo à polarização com a esquerda, representada pela candidatura à reeleição de Lula (PT).

“A definição do campo bolsonarista por Flávio ser candidato reforça a disposição do PSD. Isso foram palavras do próprio presidente do partido, Gilberto Kassab, de ter uma candidatura própria. Entendo que, ao longo dessas próximas semanas, já no final de janeiro e especialmente durante fevereiro, nós vamos ter intensas reuniões e discussões, bons debates internos para poder definir a melhor forma de nos apresentarmos para o eleitor brasileiro. E março vai ser o mês de deflagrar esse processo”, analisou.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a interlocutores que escolheu o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para assumir a cadeira de Ricardo Lewandowski, que deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública na semana passada.

Wellington César foi ao Palácio do Planalto para conversar o presidente na tarde desta terça-feira (13). O anúncio oficializando o nome deve ocorrer nas próximas horas. As informações são do g1.

Quem é Wellington César?
Wellington César Lima e Silva já foi, por um breve período, ministro da Justiça de Dilma Rousseff e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é o entrevistado de hoje do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceira com a Folha de Pernambuco. Em entrevista ao programa da última semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona nesta terça-feira (13) a lei que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo que vai substituir o ICMS e o ISS e será compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios.

O comitê será responsável por administração, fiscalização e coordenação a operacionalização do novo imposto. Segundo o governo, a União, os estados e os municípios vão atuar de forma integrada na gestão do novo imposto. As informações são do g1.

O uso das urnas eletrônicas no Brasil completa 30 anos em 2026. Considerado uma inovação que transformou a votação no país, o primeiro modelo possuía poucas funcionalidades. Basicamente teclado numérico semelhante ao de um telefone, com números em braile. Não havia coleta biométrica, por exemplo.

Na época, em 1996, o equipamento foi utilizado em todas as capitais e em 31 municípios com mais de 200 mil eleitores, atingindo cerca de 30% do eleitorado do país. A exceção foi o Distrito Federal, que não tem eleições municipais. As informações são da CNN.

A CDL e o Sindcom de Serra Talhada anunciaram oficialmente a realização da 26ª ExpoSerra, Feira de Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, marcada para os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2026. O evento será realizado no município de Serra Talhada e reúne empresas, empreendedores e representantes de diversos setores produtivos da região.

A ExpoSerra chega à 26ª edição consolidada como uma das principais feiras de negócios do interior de Pernambuco, com foco na promoção comercial, na geração de parcerias e na circulação de oportunidades entre indústria, comércio e serviços. A expectativa da organização é manter uma programação diversificada e um ambiente voltado à ampliação de investimentos e conexões empresariais.

Segundo o presidente da CDL Serra Talhada, Maninho Ferreira, “a ExpoSerra é um patrimônio de Serra Talhada e do Sertão”. Ele afirmou ainda que “divulgar cedo e iniciar rapidamente a venda dos estandes é fundamental para o sucesso da edição”. A organização informou que a comercialização dos espaços será iniciada em breve, com vagas limitadas, e que novas informações serão divulgadas nos próximos dias.

Parlamentares petistas têm compartilhado imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adulteradas por inteligência artificial. O conteúdo original mostra o mandatário durante sua viagem de férias à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, no ano novo.

Lula publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre o passeio, no último sábado, em que aparece somente de sunga, e as imagens passaram a ser modificadas para que o presidente apareça “musculoso”. Um dos que compartilharam a publicação falsa foi o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara. As informações são do jornal O GLOBO.

A DPDF (Defensoria Pública do Distrito Federal) instaurou um procedimento para analisar informações relacionadas às condições de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sob custódia da PF (Polícia Federal), em Brasília.

A iniciativa foi após o órgão ser oficialmente oficiado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que solicitaram providências a respeito do caso. As informações são da CNN.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza o pagamento retroativo para servidores da União, de estados, do Distrito Federal e de municípios, de direitos remuneratórios – como anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte e licença-prêmio – que haviam sido congelados em razão da pandemia da covid-19.

A lei foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União e estabelece que os pagamentos estão relacionados ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. De acordo com a norma, os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública à época da pandemia e conte com orçamento disponível. As informações são da Agência Brasil.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou, hoje, o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para levar ao Plenário da Corte a discussão sobre os embargos infringentes contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão imposta pela Primeira Turma. Moraes afirmou que o pedido é juridicamente incabível por ter sido apresentado após o trânsito em julgado da ação penal e o início do cumprimento da pena.

Ontem, os advogados de Bolsonaro haviam recorrido contra a decisão que barrou os embargos infringentes, tipo de recurso que permite o reexame do caso. No despacho, Moraes, relator do caso, destacou que a condenação já havia transitado em julgado, o que afasta a possibilidade de novos recursos, e que o ex-presidente já iniciou o cumprimento da pena, impedindo a reabertura da discussão na própria ação penal. As informações são do portal Estadão.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a atuação do Banco Central (BC) na liquidação do banco Master, que ele classificou como o que pode ser a “maior fraude bancária” do país. Ele afirmou que tem conversado diariamente com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que determinou liquidação da instituição financeira.

A liquidação ocorreu após investigadores descobrirem negócios de venda de carteiras de crédito com suspeitas de fraudes do Master para o Banco de Brasília (BRB) num valor de R$ 12,2 bilhões. As informações são do portal G1.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), anunciou, hoje, que deixará o comando do Ministério em abril para se dedicar integralmente ao projeto eleitoral de 2026. Pré-candidato ao Senado, ele afirmou que a desincompatibilização seguirá o calendário legal e permitirá maior foco na construção de sua candidatura.

“Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado. Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado. Conheço os desafios econômicos e sociais do nosso estado e tenho certeza de que vamos fazer uma bela campanha, apresentando propostas que dialogam com o futuro de Pernambuco”, afirmou o ministro.

O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, enfrenta um início de ano marcado por uma escalada alarmante da violência. Em apenas treze dias de 2016, quinze pessoas foram assassinadas, evidenciando um cenário de insegurança que preocupa moradores e autoridades.

O crime mais recente foi registrado no distrito de Izacolândia. Adrian Rothylis Lima da Silva estava na varanda da casa de sua ex-companheira quando foi surpreendido por dois homens encapuzados, que se aproximaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Informações preliminares apontam que o assassinato pode estar relacionado a um acerto de contas.

Segundo dados da Polícia Civil, cerca de 90% dos homicídios registrados no município têm ligação direta com o tráfico de drogas. As informações são do blog do Edenevaldo Alves.

Por Andreza Matais – Metrópoles

Na mira da Polícia Federal, o filho do presidente Lula vai retornar a Madri nos próximos dias. Fábio Luís Lula da Silva passou as últimas três semanas no Brasil para as festas de fim de ano, sem registro de encontros com o pai.

Lulinha, como é conhecido, deixa o país no momento em que a Polícia Federal investiga a informação de que ele teria negócios com o principal operador do esquema de desvio de aposentados e pensionistas, Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Como revelou a coluna, o filho do presidente se mudou para a capital da Espanha em meados de 2025.