Justiça determina retirada de estrutura da Prefeitura de Inajá que bloqueia outdoor e fixa multa ao prefeito

A Justiça de Pernambuco determinou que a Prefeitura de Inajá remova ou recue, no prazo de 24 horas, uma estrutura metálica com lona publicitária instalada no trevo da PE-300 com a BR-316. A decisão foi proferida pelo juiz Daniel Luís de Oliveira, da Comarca de Inajá, em ação movida pelo empresário Leonardo Martins, proprietário de um outdoor que, segundo o processo, teve sua visibilidade integralmente bloqueada pela estrutura instalada pela gestão municipal.

Para garantir o cumprimento da medida, o magistrado fixou multa diária de R$ 5 mil ao prefeito Marcelo de Alberto, limitada inicialmente a R$ 20 mil, em caso de descumprimento da ordem judicial. A decisão também determina a intimação pessoal do gestor. O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) foi intimado para informar se houve autorização para a instalação da estrutura na faixa de domínio da rodovia estadual, enquanto o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi cientificado para acompanhar o caso.

Na decisão, o juiz determinou que o município promova a desobstrução integral da linha de visibilidade do painel publicitário do autor da ação. Segundo os autos, o empresário alegou prejuízos à atividade comercial após a instalação da propaganda institucional da prefeitura em frente ao outdoor. O processo também questiona a ocupação da área pela gestão municipal sem autorização prévia do DER-PE.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A imagem acima, que vem circulando pelas redes sociais nos últimos dias, repercute um cenário que já se transformou em símbolo da crise da saúde pública em Pernambuco. Em ano eleitoral, a governadora Raquel Lyra (PSD) intensificou a divulgação de reformas, entregas e requalificações em hospitais estaduais. Nas últimas semanas, porém, a agenda positiva construída pelo governo passou a disputar espaço com uma sucessão de problemas registrados dentro de algumas das principais unidades de saúde do Estado.

O Hospital da Restauração, maior emergência do Norte e Nordeste e uma das principais vitrines dos investimentos anunciados pela gestão estadual, tornou-se o retrato mais evidente desse contraste. Enquanto o governo divulgava obras milionárias de recuperação de fachada, pintura, troca de esquadrias, reforma da Sala Vermelha e intervenções em diversos setores, o hospital acumulou ocorrências envolvendo queda de parte do teto do 7º andar, vazamentos internos apontados pelo Cremepe, infiltrações provocadas pelas chuvas, entrada de água em áreas de internação e novos registros de comprometimento da estrutura da enfermaria masculina.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), esteve, nesta quarta-feira (10), no Sindicato dos Estivadores nos Portos do Estado de Pernambuco (Sindestiva-PE), no Recife. No espaço, fundado em 1891, Campos firmou compromissos em torno do fortalecimento da atividade.

“Agradecer por nos receberem na casa de vocês e poder fazer parte dessa história de luta e conquista de sonhos em favor dos trabalhadores portuários. Muitos de vocês lembraram aqui a relação de companheirismo que tiveram com meu pai, de como ele tratou vocês com respeito, das vezes em que chamou para tomar café da manhã com vocês e se antecipar aos desafios, fazendo uma escuta do que vocês tinham a relatar. A fruta não cai longe do pé, e eu firmo esse mesmo compromisso com vocês”, declarou. As informações são do Blog da Folha.

Petrolina - São João 2026

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Agora, o texto segue para análise de uma comissão especial para tratar do tema e, depois, para o plenário da Casa.

A proposta foi aprovada por 44 votos contra 18. Venceu o posicionamento do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), que apresentou parecer favorável. As informações são da CNN.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Veja

O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou um superfaturamento de 41,4 milhões de reais na construção da sede da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no município de Goiana, em Pernambuco. A estatal é vinculada ao Ministério da Saúde.

O superfaturamento é referente ao contrato assinado em 2011, durante o governo de Dilma Rousseff, para a execução de obras civis e montagem do complexo fabril de hemoderivados e biotecnológicos. Com base no resultado das investigações, o TCU citou o Consórcio Biotec, responsável pela obra, para que no prazo de 15 dias apresente sua defesa no processo, ou seja, refute a irregularidade ou recolha aos cofres públicos os valores cobrados indevidamente.

Segundo o edital, o valor atualizado que o Consórcio Biotec terá de restituir aos cofres públicos, caso as alegações finais não sejam aceitas pelo Tribunal de Contas da União, atinge o montante de 63,8 milhões de reais. O Consórcio pertence às empresas Mendes Junior e TEP Tecnologia. O débito da Biotec terá de ser pago em solidariedade pelo ex-diretor da Hemobrás Romulo Maciel Filho, o ex-gerente Marcelo Carrilho Pessoa e o assessor Tomás de Albuquerque Borges. As empresas podem recorrer à Justiça.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Faleceu, hoje, aos 96 anos, no Recife, a irmã mais velha do ex-governador Jarbas Vasconcelos, Milita Ferreira Lima. O deputado estadual Jarbas Filho (PSD) postou, em suas redes sociais, a homenagem póstuma descrita abaixo. O velório está acontecendo no cemitério Morada da Paz e, em seguida, o corpo será cremado em uma cerimônia para a família e amigos íntimos.

“Hoje me despeço de uma pessoa que marcou profundamente a história da nossa família. Minha tia, Maria Carmelita Vasconcelos Ferreira Lima, a quem chamava com carinho de Vovó Milita, partiu deixando um legado de amor, generosidade e dedicação aos que tiveram o privilégio de conviver com ela.

Irmã mais velha do meu pai, foi muito mais do que uma tia. Foi presença constante, porto seguro e uma das pessoas que ajudaram a moldar os valores e o caráter de toda uma geração da nossa família. Ao longo da vida, exerceu com grandeza o dom de cuidar, acolher e unir.

Hoje, o coração está apertado pela saudade. Mas também está cheio de gratidão por tudo o que ela representou para nós. Pelos ensinamentos, pelo carinho, pelos exemplos e por tantas lembranças que permanecerão vivas para sempre.

Que Deus conforte toda a nossa família neste momento de dor e receba Milita em Sua infinita misericórdia.

Descanse em paz, Vovó. Sua história continuará viva em cada um de nós”.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Fernando Rêgo Barros *

Vai começar mais uma Copa do Mundo. Desde criança, sou apaixonado pelos Mundiais de futebol. Assisto a todos os jogos que posso. Não só aos do Brasil. Sempre liguei a TV até mesmo para ver em campo seleções mais fracas. Só para dar um exemplo, na Copa de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, tínhamos jogos às 3 da manhã. Eu colocava o despertador para tocar às 2h50 para não perder nada. Mas, nesta Copa de 2026, amigos, a Fifa resolveu testar a minha paixão com essa história de fazer “a maior Copa de todos os tempos”.

Ampliar de 32 para 48 os países classificados para a competição foi, a meu ver, um desatino. Claro que a entidade máxima do futebol há muito só pensa no lucro e não no espetáculo. E daí que estamos para dar início a uma Copa do Mundo com seleções do nível de Haiti, Curaçao, Panamá, Catar, Cabo Verde e Uzbequistão. Nada contra esses países. Mas que eles tivessem conseguido a vaga por merecimento e não porque a Fifa resolveu alargar tanto o Mundial.

Palmares - Casa Azul

Com o tema “Onde o Forró Faz História”, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural de Serra Talhada (FCST), divulgou nesta quarta-feira, 10, a programação oficial do São João 2026. Com atividades que começam no dia 21 de junho e seguem até o dia 24, a festa contará uma programação musical na Estação do Forró, reunindo artistas locais, regionais e nomes consagrados do forró.

A abertura da programação acontece no dia 21 de junho com a Corrida da Fogueira, evento já tradicional no calendário junino do município. No dia 22, será realizada a puxada tradicional com quadrilhas juninas até a Estação do Forró, onde os shows começam com Assisão, Wallas Arrais e Paula Matos. No dia 23, o público poderá conferir as apresentações de César Amaral, Ciel Rodrigues e Tropykalia. Já no dia 24, encerrando a programação, sobem ao palco Henrique Brandão, Josildo Sá e Panda.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido, hoje, no Sindicato dos Estivadores nos Portos do Estado de Pernambuco (Sindestiva-PE), no Recife. Em meio a cerca de 200 pessoas que se reuniram no espaço, fundado em 1891, o ex-prefeito do Recife ouviu testemunhos da relação respeitosa dos ex-governadores Miguel Arraes (1916-2005) e Eduardo Campos (1965-2014) com a classe trabalhadora e firmou compromissos em torno do fortalecimento dessa atividade em diálogo com quem move a economia do país.

“Agradecer por nos receberem na casa de vocês e poder fazer parte dessa história de luta e conquista de sonhos em favor dos trabalhadores portuários. Muitos de vocês lembraram aqui a relação de companheirismo que tiveram com meu pai, de como ele tratou vocês com respeito, das vezes em que chamou para tomar café da manhã com vocês e se antecipar aos desafios, fazendo uma escuta do que vocês tinham a relatar. A fruta não cai longe do pé, e eu firmo esse mesmo compromisso com vocês”, declarou.

Camaragibe - Forró da Vila

O Globo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que pediu ao governo Lula (PT) para recuar do regime de urgência do projeto de lei que foi enviado para tratar do fim da escala de trabalho 6×1.

Os deputados aprovaram no fim de maio uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto. Um acordo feito entre Motta e governo estabeleceu que o projeto enviado pelo Palácio do Planalto serviria para regulamentar alguns pontos da PEC.

Com uma trajetória consolidada no setor de logística e reconhecido pela capacidade de construir pontes e unir lideranças em torno de projetos coletivos, o pré-candidato a deputado estadual Batista Cabral (PSB) lança, amanhã (11), sua pré-candidatura demonstrando força política e amplo poder de articulação em toda a Metropolitana Sul. O evento contará com a presença do prefeito da cidade, Lula Cabral e dos pré-candidatos da Frente Popular ao Governo, João Campos e ao Senado, Marília Arraes; o deputado federal e candidato à reeleição Pedro Campos, e dezenas de lideranças do município e região.

A presença das principais lideranças do grupo reforça a credibilidade do projeto político de Batista, que vem ampliando apoios em diversas regiões do estado e consolidando seu nome como uma das novas forças da política pernambucana. “Estou colocando meu nome à disposição porque acredito que Pernambuco precisa de representantes que conheçam os desafios da nossa gente e tenham capacidade de transformar diálogo em resultados. Quero trabalhar por mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida para a população do Cabo e de todo o estado, levando a experiência da iniciativa privada e a força da boa política para a Assembleia Legislativa”.

Por Marlos Porto*

São 05h37min do dia 10/06/2026. Acordei-me por volta de 5h, de 5h15min me levantei. Fui ao hall do prédio com o notebook, o celular e um livro, mas as muriçocas não me deixaram escrever nada e a tênue luz não me permitia ler. Voltei.

Estou aqui na cama, sentado, digitando.

Daqui da minha cama consigo divisar o mar. Na verdade, o oceano. o Oceano Atlântico, o oceano do gigante que carregava o mundo em seus ombros. E às vezes sinto um pouco essa pressão, como se estivesse com o mundo nas costas. Como se tivesse que cuidar das dores do mundo todo. Como se eu tivesse de ser exemplo para o mundo inteiro. Como se nenhuma falha minha fosse escusável, em virtude desse propósito.

Uma corrente de solidariedade está sendo mobilizada para ajudar Daniele, moradora de Petrolina, mãe de uma criança acamada que precisará viajar para Curitiba, no Paraná, onde passará por um tratamento médico entre os dias 3 e 15 de julho. Embora o tratamento tenha sido garantido, a família enfrenta dificuldades para adquirir roupas adequadas para o frio intenso da região.

Quem puder colaborar pode contribuir com qualquer valor ou entrar em contato diretamente com a família. As doações podem ser feitas via Pix pelo número (87) 9.9102-8701. Informações e outras formas de ajuda também podem ser obtidas pelo WhatsApp: (87) 9.9139-4056. Qualquer contribuição será de grande importância para garantir mais conforto e proteção ao bebê durante o período do tratamento.

O cenário político em Inajá ganhou contornos de forte acirramento. Uma ação rápida da Prefeitura expôs o incômodo e o medo político que a atual gestão de Marcelo de Alberto demonstra diante do ex-prefeito Leonardo Martins, que acabou se tornando vítima de uma clara perseguição.

​Tudo começou quando Leonardo Martins contratou um outdoor para dar as boas-vindas ao cantor Leonardo, que volta à cidade neste dia 10 de junho após 10 anos – sua última vinda foi justamente na gestão do ex-prefeito. A peça trazia a frase: “Seja bem-vindo, Léo! O que é bom, sempre volta”. Sem qualquer notificação prévia ao ex-gestor, a prefeitura mandou pintar e apagar o anúncio imediatamente. Aliados de Leonardo Martins classificaram o ato como censura e tentativa de silenciar a oposição às vésperas da festa do padroeiro.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Será nesta quinta-feira (11) que a Executiva Nacional do MDB decidirá se haverá ou não intervenção no diretório do partido no Distrito Federal. E, como mostramos na terça-feira (9) no Correio Política, a situação é das mais complicadas.

Uma Master crise, consequência de todo o rolo provocado pelas negociações do BRB para comprar o banco de Daniel Vorcaro e o rompimento posterior, a partir do episódio, do ex-governador Ibaneis Rocha (MDB) com sua sucessora, a atual governadora Celina Leão (PP). Em torno da crise, se o partido fará parte ou não da chapa de Celina ou se lançará candidato próprio ao GDF – no caso, o deputado federal Rafael Prudente. E se Ibaneis Rocha sairá mesmo para o Senado.

Por Igor Gadelha – Metrópoles

A nova proposta de delação premiada apresentada pelo banqueiro Daniel Vorcaro cita pagamentos ao presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e a integrantes do PT da Bahia.

Em relação a Rueda, segundo fontes que tiveram acesso ao material, os repasses milionários teriam sido feitos pelo Banco Master por meio do escritório de advocacia ligado ao cacique partidário.

O deputado federal Felipe Carreras apresentou, nesta terça-feira (9), ao lado do prefeito André Raimundo, o Projeto de Lei nº 2956/2026, que concede ao município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, o título de Capital Nacional dos Arreios de Couro e Aço.

A proposta reconhece a importância histórica, econômica e cultural de uma atividade que faz parte da identidade do município e que, ao longo de décadas, consolidou Cachoeirinha como um dos principais polos do país na produção de arreios, selas, estribos, cabeçadas, peitorais, luvas de vaquejada, freios, esporas e diversos acessórios utilizados na atividade equestre e na pecuária.