A atriz, cantora e escritora paraibana Mayana Neiva é uma das atrações do Festival Juá Literária, que movimenta Juazeiro (BA) com uma programação voltada à literatura, música e formação de leitores. A artista participou, nesta sexta-feira (24), de um bate-papo sobre o livro Sofia, no espaço Carreta Literária – Criança Leitora, e volta ao palco neste sábado (25), às 20h, na Orla Nova, com o espetáculo musical “Tá tudo aqui dentro”.

Com exclusividade para o blog, Mayana falou sobre a emoção de integrar o festival e sobre o impacto da iniciativa para o fomento da leitura. “É um movimento super bonito. Eles estão querendo tornar Juazeiro uma cidade leitora, é um evento enorme, cheio de artistas grandes, tanto da literatura quanto da música. São seis mil crianças por dia, então vem criança de todo lugar. Está super bonita a iniciativa aqui, vale a pena mesmo”, afirmou.
Leia mais
No encontro literário, ela apresentou Sofia, livro escrito e ilustrado em parceria com Luana Neiva. “A história do livro é sobre uma menina que engoliu o sol e o que acontece com ela depois. O sol, para mim, também é uma metáfora da nossa consciência, da luz que a gente tem, do nosso coração. A cada tempo, quando a gente entra em contato com a luz que a gente é, o mundo se revela diferente”, explicou Mayana.
O show “Tá tudo aqui dentro”, criado e apresentado pela própria Mayana Neiva, propõe uma travessia entre poesia e ritmo, em que o forró encontra o tango, o xote dialoga com a cumbia e o carimbó se mistura à salsa. O repertório presta tributo a grandes mulheres da música nordestina e latino-americana, como Anastácia, Glorinha Gadelha, Elba Ramalho, Marinês, Clara Nunes, Mercedes Sosa e Violeta Parra, em uma celebração da força feminina e da diversidade cultural.
A programação da Juá Literária inclui nomes como Arnaldo Antunes, Bia Marinho, Wil Contador, Manuel Cavalcante, Lenice Gomes, Thami Cavalcanti e o grupo Educação Cósmica, entre outras atrações.
O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação, dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo da Bahia e Fundação Pedro Calmon, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas. Entre os espaços de destaque está a FLIJUÁ – Feira de Literatura de Juazeiro, realizada na Tenda das Palavras, conforme a Lei Municipal nº 3.238/2024.
Leia menos

















