FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

18/10


2021

“Somos invisibilizadas”, diz Cármen Lúcia sobre mulheres

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que as mulheres ainda são vítimas de preconceito no Brasil e acabam se afastando do espaço político. Acrescentou que as mulheres não são invisíveis, mas, sim, "invisibilizadas".

Cármen Lúcia deu as declarações ao discursar no seminário "Mais mulheres na política – sem violência de gênero", promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra presidiu o tribunal entre 2012 e 2013.

"Nós não somos invisíveis, nós somos invisibilizadas pelos que não nos querem ver", disse a ministra. Em seguida, chamou esse tipo de atitude de "violência cívica".

Ainda no discurso desta segunda-feira, a ministra afirmou ser preciso garantir igualdade e defendeu a participação das mulheres nos poderes e nos órgãos públicos. "No Poder Judiciário, temos tribunais ainda compostos apenas de homens", criticou.

Na sequência, a ex-presidente do TSE afirmou que as mulheres, embora tenham direitos iguais, são "permanentemente silenciadas". "Somos também silenciadas, nós não somos uma minoria silenciosa em direitos. Em direitos, nós somos iguais, na efetividade dos direitos é que somos permanentemente silenciadas historicamente. E o que o espaço de poder dá voz e vez às mulheres que não podem sofrer uma violência cívica", declarou.

Durante o discurso, Cármen Lúcia comparou as punições previstas nas leis que penalizam a violência psicológica contra a mulher e os maus-tratos de animais. "Este ano, no mês internacional da mulher, foi introduzida no Código Penal brasileiro a figura da violência emocional contra as mulheres. A pena mínima é de 2 meses a 2 anos. Ou seja, a mínima para maus tratos de cães e gatos é a máxima quando for mulher", disse.

"Legalmente, eu estou abaixo de cachorro", ressaltou, acrescentando ver isso como "desfaçatez".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - regularizacao-fundiaria

18/10


2021

Agentes de São Caetano recebem tablets para trabalhar

Os agentes comunitários de saúde do município de São Caetano receberam, hoje, tablets para facilitar o trabalho da categoria. Com o equipamento, os agentes terão mais facilidade no trabalho viabilizando o registro das visitas domiciliares de forma mais rápida e segura.

Além disso, os ACS's participaram de uma capacitação para iniciar a implantação do sistema e-SUS território.

Para a secretária de Saúde Nadja Kelly, tudo isso vai viabilizar o trabalho como um todo, beneficiando toda a população. Já o prefeito, Josafá Almeida, disse estar muito satisfeito porque tem visto a saúde do município se destacar a cada dia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

18/10


2021

CPI ouve afetados pela Covid

A CPI da Covid ouviu, hoje, o relato de pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19. Com perfis variados, os depoentes relataram aos senadores como perderam pais, marido, filho, irmã e cobraram justiça.

Nas falas, houve também uma série de críticas ao comportamento do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia e declarações favoráveis à vacinação. Desde o início da pandemia, Bolsonaro contraria a ciência promovendo aglomerações, criticando o uso de máscara, defendendo a tese já rechaçada da imunidade de rebanho e afirmando que não vai se vacinar.

Entidades médicas nacionais e internacionais preconizam justamente essas medidas como forma de prevenção: vacinação, uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

"A dor é grande, mas a vontade de justiça é maior. Estou aqui hoje para representar as várias famílias que passaram pela dor que passamos. É por isso que estou tão emocionada de estar aqui. São vidas, sonhos, histórias encerradas por tantas negligências. E nós queremos justiça. O sangue de cada uma das vítimas escorre nas mãos de cada um que subestimou o vírus", afirmou Katia Shirlene Castilho dos Santos, que perdeu os pais para a Covid.

Conforme o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou até este domingo (17) 603.324 óbitos por Covid e 21.642.194 casos confirmados desde o início da pandemia.

Durante a sessão, Márcio Antonio do Nascimento Silva entregou uma caixa com os lenços que a ONG Rio de Paz usou para fazer um ato em Copacabana, simbolizando as mais de 600 mil vítimas da Covid.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

18/10


2021

Doem sangue para salvar Matheus

Matheus Cardoso é um jovem sertanejo, neto da vereadora Célia Galindo, de Arcoverde. Deve se submeter a uma cirurgia esta semana e está necessitando das almas de bom coração para doarem sangue ao Hemope. O blog dá o start dessa corrente para sensibilizar doadores.

Vamos ajudar, gente!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2021

Deputado sai em defesa da exposição de animais

O risco da não realização da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados deste ano, revelada na última sexta-feira pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), levou o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) a encaminhar, hoje, indicação com apelo e cobrança ao Governo de Pernambuco para que seja assegurado o apoio necessário à edição do evento. Segundo a SNC, a incerteza do incentivo oficial e a falta de manutenção do Parque do Cordeiro apontam para o desinteresse do estado na realização da exposição.

O deputado também entrou em contato com o presidente da SNC, Delmiro Gouveia, se colocando à disposição do setor agropecuário para colaborar no que for preciso para a volta do evento que, no ano passado, por conta das limitações da pandemia, não aconteceu. “Vamos unir esforços, abrir o diálogo, destravar o que for preciso e buscar soluções para a viabilização do evento”, diz.

A previsão é que este ano a exposição fosse realizada de 6 a 15 de novembro. No entanto, a SNC já enviou quatro ofícios ao Governo de Pernambuco, repassou o rígido protocolo sanitário que criou para o evento e encaminhou a demanda à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas não obteve resposta.

De acordo com Porto, o setor, assim como tantos outros, vem enfrentando dificuldades desde 2020 e este ano conta com a exposição para a retomada de negócios. “Temos a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira do país, que reúne criadores de 17 estados brasileiros e movimenta em torno de R$ 30 milhões em negócios”, diz, acrescentando que já houve exposições em Alagoas, Paraíba e foi confirmada a Festa do Boi, no Rio Grande do Norte, em novembro.

“A exposição é um investimento que gera negócios para os produtores e retorno certo para a economia do estado”, afirma. “Grandes e pequenos produtores têm ali uma vitrine para seus rebanhos e produtos e, principalmente, possibilidades de negócios que podem garantir a recuperação de fôlego financeiro”, completa. A indicação foi protocolada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e endereçada ao governador Paulo Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

18/10


2021

Abertas inscrições para curso pré Enem gratuito e on-line

As inscrições para o curso preparatório gratuito de linguagens Intensivaço na Ponta da Língua já estão abertas. A oportunidade é para os atuais estudantes e ex-alunos da rede pública que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Serão quatro aulões on-line, uma por semana, sempre nas quintas-feiras, das 19h às 22h, com simulados, dicas, oficinas, monitorias e exercícios de redação, gramática, literatura e história das artes. As aulas terão início no dia 21 de outubro.

O projeto é desenvolvido pelo Nupel School, que conta com um aparato didático, prático e voltado para esclarecer as principais dúvidas na área de linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O propósito é ampliar e aprofundar as habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual dos participantes. Para participar é preciso que o aluno envie o nome completo, RG, o nome da escola e o número de telefone para o e-mail: [email protected].

“O objetivo do intensivaço é instrumentalizar melhor os alunos para o Enem. Mostrar que a compreensão e interpretação das aulas, além de dar suporte para facilitar sua entrada em uma universidade, servirá também para facilitar o seu progresso social e intelectual”, destaca o diretor da Nupel School, Jemyson Cleyton.

O Nupel School é um Núcleo Educacional que desenvolve ações integradas às necessidades do público com o objetivo de promover uma qualidade nos serviços e atender as expectativas favorecendo o aprendizado, qualificação acadêmica e profissional. Atua na área educacional, em todos os níveis e modalidades, e na área sociocultural, mediante estratégias de formação, qualificação profissional e aprimoramento dos processos de gestão pedagógica e administrativa. A instituição tem sede no Recife e em Caruaru, no Agreste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Outubro

18/10


2021

Uma página virada

Como assinante online, acabei de receber no meu e-mail o novo Estadão impresso. Um dos maiores jornais do País, como tantos outros, está recorrendo a última tábua de salvação para se manter dando notícias em papel. Saiu do tamanho tradicional desde a sua origem para o formato tabloide. Mas até quando vai conseguir resistir no velho modelo? Não está jogando dinheiro fora? Quem hoje ainda se informa lendo notícia no papel? Mais negócio rentável para o grupo teria sido investir em novas e atraentes plataformas digitais, tendência mundial irreversível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

18/10


2021

Danilo Cabral cobra MEC por investimentos em creches

Líder do PSB na Câmara, o deputado federal Danilo Cabral cobrou do Ministério da Educação o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de vagas na educação infantil em creches. Através de um requerimento de informação, o parlamentar questiona os investimentos do governo federal na construção de creches nos últimos anos. De acordo com o PNE, até 2024, no mínimo, 50% das crianças de até três anos de idade devem estar matriculadas na educação infantil.

“Estamos a três anos do prazo para o cumprimento dessa meta, os indicadores existentes revelam que há estagnação da expansão das matrículas desde a aprovação do PNE e, até mesmo, redução das matrículas de 2019 para 2020”, afirma Danilo Cabral. Ele se refere aos dados divulgados pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade auxiliar dos Tribunais de Contas.

Segundo o estudo, em 2015 havia 30,4% da população de 0 a 3 anos frequentando escola/creche. Em 2020, o percentual atingiu apenas 31%. Considerando que em 2019 havia 32% das crianças dessa faixa etária matriculadas, constata-se que houve redução no número de matrículas. Ainda é necessária a criação de 2,2 milhões de vagas em creches para atender a meta do PNE.

Danilo Cabral ressalta que o PNE, aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 por unanimidade e sancionado sem vetos, é um marco importante para a educação brasileira. "É o principal plano estratégico para a educação, mas infelizmente não está sendo tratado pelo governo com a devida prioridade. Acompanhamos uma total frustração no cumprimento de todas as metas aferíveis até o presente momento, como a que se refere às matrículas nas creches", destaca. Ele acrescenta o PNE deve orientar a ação do poder público e ser respeitado pelas instituições, em especial pelo poder executivo.

O requerimento de informação está protocolado sob o número 1.258/2021. O MEC tem o prazo de 30 dias para responder ao requerimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

18/10


2021

Duque ouve população em São José do Belmonte

O ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque, visitou três assentamentos, ontem, em São José do Belmonte. Segundo Luciano, a oportunidade também foi importante para fortalecer ainda mais o seu diálogo com o MST, com quem tem uma parceria de muitos anos.

“Visitamos o Assentamento Vida Nova, onde pudemos ouvir os anseios de 172 famílias que vivem na comunidade. Também fomos até o Assentamento Terra Nova conversar com os representantes das 58 famílias que moram lá e que também enfrentam dificuldades que carecem de maior atenção e de políticas públicas que melhore a vida dos moradores. E ainda estivemos no Assentamento Terra Livre, debatendo com os representantes das 102 famílias que moram na localidade, finalizando a nossa primeira rodada de agendas com o MST aqui na nossa região”, explicou o ex-prefeito.

Duque ainda agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra por abrir as portas para que ele se apresentasse às comunidades e conhecesse um pouco mais das demandas e dos anseios das comunidades.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/10


2021

Gestão de Adelmo em Itapetim tem 81% de aprovação

Os primeiros dez meses do segundo mandato do prefeito Adelmo Moura (PSB), de Itapetim, no Sertão do Pajeú, tem aprovação recorde. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, 81,4% da população aprova, enquanto 10,9% desaprova. Entre os entrevistados, apenas 7,7% não souberam responder. Quando é feita de forma discriminada, 29,4% avaliam ótima, 45,7% boa, 16,3% regular, 4,6% ruim e 2,6% péssima, enquanto apenas 1,4% não souberam responder.

O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 deste mês, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A gestão tem seus maiores índices de aprovação entre os eleitores com grau de instrução superior (92,9%), entre os leitores na faixa etária de 35 a 44 anos (88,4%) e entre os leitores com renda familiar acima de três salários (86,5%). Por sexo, a avaliação positiva é maior entre os eleitores femininos – 84,2%. Já entre os eleitores homens, fica na casa dos 77,7%.

Na zona urbana, os eleitores mais satisfeitos com o Governo Adelmo Moura, pela ordem, residem no centro (89,7%), na Cohab (85,8%), no São João (86,1%), no Santo Antônio (88,1%), no Zelopão (80%), no Paulo VI (76,3%), no São José (70,6%) e na Vila Criança (60%). Já na zona rural, há duas localidades com 100% de aprovação: Ambó e Cacimbinha. Pela ordem, o restante está assim: São Vicente (92,3%), Esperança (85,7%), Cacimba Salgada (83,3%), Gameleira (75%), Cacimbas (80%), Campo do Ambó (66,7%), e Cacimba da Roça (50%).

Os que acham que o município está andando para frente são 71,7%, os que acham que está parado representam 20,6% e os que acham que anda para trás são apenas 1,4%, enquanto 6,3% não souberam responder. Para 65%, Adelmo é bom administrador. Quanto aos itens mais reclamados pela população, o primeiro é geração de emprego (37%), seguido de saúde (15,4%), falta de água (13,7%) e segurança (13,1%).

O Opinião levantou também o nível de satisfação da população de Itapetim com os Governos Estadual e Federal. A gestão de Paulo Câmara só tem 26% de aprovação contra 28% de desaprovação. Já o Governo Bolsonaro bate recorde de rejeição: 65% de desaprovação contra apenas 8% de aprovação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Outubro 2021

18/10


2021

Governo relança o PE Conduz com versão reformulada

O governador Paulo Câmara lançou, na manhã de hoje, a versão reformulada do PE Conduz, programa que prevê o transporte de pessoas com deficiência motora para atendimentos médicos e de lazer em vans adaptadas. O serviço retoma suas atividades em novo formato de atuação e com vagas abertas para inclusão de novos usuários. Com 35 veículos adaptados, a frota teve sua capacidade ampliada, garantindo agora espaço para quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes em cada van.

“A gente fica feliz de poder retomar esse programa tão importante, que completou dez anos. Vamos seguir disponibilizando o serviço para quem precisa, tanto aqui na Região Metropolitana como no interior do Estado. São 35 equipamentos novos e, aos poucos, vamos vendo a demanda para seguir avançando com o programa”, afirmou Paulo Câmara.

A equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD) realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas pelo serviço para atualizar as informações cadastrais. A partir de novembro, o programa abrirá novas vagas. O processo será realizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), através do link www.sdscj.pe.gov.br. A equipe conta com nove teleatendentes, que estarão disponíveis para que os usuários possam agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. É possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800.281.0312, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, ou através do WhatsApp, pelo número (81) 9.8167-1850.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

18/10


2021

Petrolina ganha investimentos para irrigação

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, desembarca em Petrolina, amanhã, para anunciar uma nova etapa do projeto de irrigação Pontal. Junto com o prefeito Miguel Coelho, o ministro assinará a ordem de serviço das obras da área norte do empreendimento. Também será feita a entrega simbólica de lotes do Pontal Sul que já estão prontos. Todo o complexo de irrigação, quando estiver pronto, deve gerar mais de 12 mil empregos para a região.

A agenda está marcada para iniciar às 15h, na comunidade do Icozeiro. Após a assinatura da ordem de serviço do Pontal Norte, o ministro participará de uma exposição de produtos locais, na área central de Petrolina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha