Novotel - No seu tempo, no seu jeito

Idoso espera há três meses por cirurgia no Hospital Getúlio Vargas

A saúde pública do Estado volta a ser alvo de denúncias de descaso. O paciente Adalberto Henriques Filho, de 70 anos, está internado há quatro meses no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, após sofrer uma fratura na perna. Apesar da gravidade do caso e da idade avançada, o idoso ainda não foi submetido à cirurgia necessária, acumulando sofrimento e risco à sua integridade física. A família afirma que o hospital apresenta justificativas recorrentes para a não realização do procedimento, como problemas estruturais e questões clínicas não comprovadas.

De acordo com denúncia apresentada à Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde e também ao Ministério Público de Pernambuco, a situação expõe falhas graves na assistência ao paciente, que permanece internado sem perspectiva de alta ou tratamento adequado. Relatos dão conta de que, além da espera pela cirurgia, há descaso no acompanhamento clínico, inclusive com omissões em procedimentos básicos. O caso já foi formalizado junto à Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital, que deve apurar as irregularidades.

O sobrinho do paciente, Antonio Ricardo Magalhães Veras e Nascimento, responsável pela denúncia, afirmou que a negligência agrava ainda mais o quadro de saúde do idoso, que precisa de cuidados urgentes. Ele cobra providências imediatas para garantir o direito à saúde de Adalberto Henriques Filho, ressaltando que o hospital não pode continuar ignorando a gravidade da situação. O Ministério Público foi acionado para que medidas sejam tomadas com urgência, a fim de assegurar o atendimento digno ao paciente.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa

O Sextou de hoje será uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat. O entrevistado será Paulo André Pires, produtor de Chico, que conviveu com ele boa parte da sua vida.

Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, o cantor, que faleceu em fevereiro de 1997, vítima de um acidente de automóvel, deixou dois discos gravados: ‘Da Lama ao Caos’ e ‘Afrociberdelia’. Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Faculdade de Petrolina (Facape) será palco do lançamento do livro “Pilão Arcado – Confronto e Morte na Operação que Desafiou a Polícia Federal”, de autoria do delegado da Polícia Federal Emerson Rodrigues. A obra revela os bastidores de uma das operações mais marcantes e desafiadoras da história recente do Sertão, ocorrida há 22 anos.

O evento acontecerá no dia 25 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Facape, e contará com a presença de dois protagonistas reais dessa operação: Edson Pacheco, professor da Facape e policial federal aposentado, e Orlando Tolentino, também policial federal aposentado.

Durante o lançamento, o público poderá adquirir exemplares do livro com valor especial, além de ter a oportunidade de conhecer de perto os relatos e experiências de quem esteve diretamente envolvido na ação que marcou época.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou
Caruaru - Mais segura

O prefeito Lula Cabral (Solidariedade) registrou em suas redes sociais a manhã de autógrafos de Os Leões do Norte no Centro Administrativo da Prefeitura. Lula ressaltou que a obra, ao reunir 22 ex-governadores (1930–2022), será referência de consulta escolar, aproximando os jovens da história política de Pernambuco e fortalecendo a formação cidadã nas escolas do Cabo.

Ele anunciou a aquisição de 100 exemplares para a rede municipal e a doação de 30 livros aos estudantes do NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos), que participaram ativamente da palestra, mobilizados pela gestão e pela professora Andresa.

O município de Palmares foi contemplado com R$ 11,2 milhões do Novo PAC Seleções, destinados a obras de drenagem e proteção de encostas. O anúncio representa um avanço importante para a infraestrutura da cidade, especialmente para áreas consideradas de risco.

O prefeito Júnior de Beto ressaltou que o resultado é fruto de articulação política e da parceria com o Governo Federal. “Cada visita, cada reunião, cada projeto apresentado tem um objetivo: melhorar a vida da nossa gente. Esse recurso vai nos permitir oferecer mais segurança a quem mora próximo às encostas. Sou muito grato ao presidente Lula e à sua equipe por acreditarem em Palmares”, declarou.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve em Brasília ontem (18) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do deputado federal Fernando Monteiro e da secretária de Obras e Infraestrutura do município, Gabriela Pereira, para participar do lançamento do Novo PAC Seleções. O município foi contemplado com a construção de 1 km de drenagem no bairro do Ipsep, em uma obra orçada em R$ 28 milhões.

Durante a cerimônia, Márcia Conrado destacou que o investimento é resultado de articulação e união política. “Seguimos firmes, com fé e gratidão, trabalhando para que cada serra-talhadense sinta o cuidado e a esperança chegando à sua porta. Essa conquista mostra que, com diálogo e união, conseguimos levar melhorias concretas para a vida da nossa gente”, afirmou.

A secretária Gabriela Pereira enfatizou os benefícios diretos da obra, como a melhoria do escoamento das águas pluviais, prevenção de alagamentos, valorização dos imóveis e mais qualidade de vida para a comunidade. “É um passo importante para resolver problemas históricos da comunidade e preparar o bairro para um crescimento mais ordenado”, disse a secretária.

O deputado Lucas Ramos (PSB) disse, há pouco, que pretende convencer a bancada socialista a mudar de posição caso a PEC da Blindagem retorne à Câmara com alterações do Senado. “Se o Senado não rejeitar e enterrar a proposta, certamente vai promover alteração no texto, o que fará com que o projeto volte a ser apreciado na Câmara. E aí oportunidade de convencer o PSB a rever o posicionamento, e exercer com determinação meu voto contrário à matéria”, disse.

Na votação, Ramos seguiu a orientação da liderança do PSB, mesmo após afirmar em público que era contrário à proposta, mas admite que a decisão foi um equívoco. A postura do partido soma-se a outros episódios de difícil reparação, como o posicionamento no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o apoio automático a Aécio Neves em 2014.