Jaboatão - Nova UBS PET

20/09


2021

Morre violonista Henrique Annes

Músico, compositor e grande violonista, morreu, há pouco, Henrique Annes aos 75 anos, vítima de infarto. Ele estava internado no hospital Santa Terezinha para se submeter a uma cirurgia no ventrículo peritonial, mas sofreu um infarto fulminante.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

20/09


2021

Keko do Armazém entrega novo CEI no Cabo

O novo Centro de Educação Infantil Professora Sueli Mesquita, localizado na Vila Claudete, foi inaugurado hoje. A unidade educacional conta com oito salas, duas turmas integrais, duas salas para berçário e tem capacidade para atender 250 alunos, de dois a cinco anos de idade.

“Estou muito feliz em entregar o novo CEI, um dia após o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Além de ser muito importante para a comunidade, o cedntro vai proporcionar tranquilidade às mães que agora têm um espaço adequado para deixar seus filhos em segurança”, disse o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém.

O gestor municipal foi recepcionado pela Associação das Mulheres em Ação – AMA, ao lado dos deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e André Ferreira (PSC). Também participaram da entrega do novo equipamento a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), vereadores e moradores locais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

20/09


2021

MPF defende manutenção de ação penal contra Lula

O Ministério Público Federal defendeu, hoje, a rejeição do pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para encerrar a ação penal que investiga irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.

Esse é a única ação de Lula que ainda não foi impactada pelas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceram a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do petista e a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex. Processos contra o petista foram encerrados ou estão suspensos a partir desses entendimentos do STF.

Lula é réu no processo, junto com um dos filhos, pelos supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-presidente nega as acusações.

A ação está na fase final, quando são marcados os interrogatórios dos acusados.

Os advogados de Lula acionaram a Justiça Federal em Brasília sob argumento de que a ação penal dos caças teria conexão com outro processo encerrado na semana passada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e que também acusava o ex-presidente de tráfico de influência.

A defesa alega que a ação dos caças também deveria ser encerrada porque utilizou provas já declaradas nulas pelo TRF-3.

Em parecer, o procurador da República no DF Frederico Paiva defendeu a manutenção da ação penal e que os interrogatórios sejam marcados. Ele afirmou que ainda não há uma decisão definitiva do Supremo sobre a extensão da parcialidade de Moro para outros casos do ex-presidente, sendo que esse entendimento foi seguido pelo ministro Gilmar Mendes.

“Se o trancamento de ação penal via remédio heroico [habeas corpus] já se mostra uma medida excepcional, então muito mais excepcional ainda é o trancamento de ação penal que somente aguarda a designação dos interrogatórios dos réus”, afirmou Paiva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

20/09


2021

E o povão na escuta

Não me surpreendeu o grande número de ouvintes do Frente a Frente, em Belo Jardim, que foi aos estúdios da Bitury FM 98.3 me abraçar e sair de lá com uma foto. Uma prova da enorme audiência que a emissora nos proporciona no município e na região. Isso tem sido comum por onde passo para apresentar o Frente a Frente itinerante. Amanhã, será dos estúdios da Integração 88.5 FM, de Surubim.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/09


2021

Renan decide adiar entrega do relatório final da CPI da Covid

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse, ao blog do Valdo Cruz, que decidiu adiar a apresentação do seu relatório final para o início de outubro. Ele havia previsto entregar o relatório nesta semana.

“Senadores querem novos depoimentos, principalmente com as novidades trazidas sobre a Prevent Senior e a Precisa. Então, o meu relatório, que está quase pronto, será apresentado após o último depoimento, em outubro”, disse Renan Calheiros.

Renan Calheiros já vinha analisando, a pedido de seus colegas do G-7, grupo majoritário da CPI formado por senadores independentes e de oposição, o adiamento da apresentação do relatório final em que, afirma, vai propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por crimes comum e de responsabilidade.

Hoje, ele disse que tomou a decisão de postergar por duas semanas o seu relatório. “O relatório já está praticamente pronto, mas só vou apresentá-lo oficialmente depois dos últimos depoimentos. Temos de ouvir novamente o ministro Marcelo Queiroga sobre a suspensão de vacinas para adolescente, o que ele fez foi um escândalo. Temos de ouvir também novos personagens da Precisa, porque está chegando a documentação apreendida. Tudo isso vai atrasar um pouco, mas vamos ficar dentro do prazo da prorrogação da CPI”, afirmou Renan Calheiros.

O relator da comissão informou que vai propor o indiciamento do presidente Bolsonaro por crime de prevaricação, por não ter determinado a investigação das denúncias dos irmãos Miranda sobre a compra da vacina Covaxin. Neste caso, é crime comum e a proposta de indiciamento será encaminhada para a Procuradoria-Geral da República.

“Vamos também propor indiciamento por crime de responsabilidade. Neste caso, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, para que seja anexada ou feito um novo pedido de impeachment do presidente da República”, acrescentou Renan Calheiros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

20/09


2021

Pernambuco recebe 1.560 doses de vacinas da Janssen

Na manhã de hoje, Pernambuco recebeu um lote com 1.560 doses de vacinas da Janssen. O voo trazendo esta quinta remessa desse fabricante aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 12h05. O imunizante, utilizado em dose única, será destinado à aplicação de doses de reforço em idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses, além de pacientes imunossuprimidos, ambos de população indígena.

A nova remessa seguirá para as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta terça-feira (21.09), onde ficarão à disposição dos gestores municipais para retirada. Até lá, as vacinas ficam armazenadas na sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE).

“Com essas novas doses, podemos avançar na proteção da população contra a Covid-19. O imunizante proporciona a completude de novos esquemas vacinais em uma única etapa. Até o domingo (19.09), 172.991 pessoas já haviam recebido doses da vacina da Janssen e estão protegidas contra o vírus”, afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.159.500 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.216.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

20/09


2021

A versão da ex-prefeita de Arcoverde

Caro Magno,

Em resposta a nota publicada na coluna do seu blog, nesta segunda-feira (20), venho esclarecer que não é verídica a notícia de um possível rompimento com o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel.

Apoiei o prefeito nas eleições e continuamos juntos trabalhando para uma Arcoverde melhor.

Madalena Britto


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

20/09


2021

Frente a Frente direto da Bitury em Belo Jardim

Já estou nos estúdios da Bitury FM 98.3, em Belo Jardim, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife, onde apresento, a partir das 18 horas, o Frente a Frente itinerante, que terá a presença dos prefeitos Gilvandro Estrela, de Belo Jardim, e Álvaro Marques, de Tacaimbó.

Na chegada, fui muito bem recepcionado pela equipe de comunicadores de Karina Veríssimo, formada por Érica Brito, Débora Cristina e Ednaldo Santos, na foto. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

20/09


2021

Vertentes e Frei Miguelinho enviam ofício de adesão ao LINDA

Os prefeitos dos municípios de Vertentes, Romero Leal, e Frei Miguelinho, Adriana Assunção, encaminharam, hoje, um ofício ao CONIAPE, com o objetivo de aderir ao programa de detecção precoce do câncer de mama, através do aparelho LINDA.

O CONIAPE, através do Núcleo Intermunicipal de Saúde, disponibiliza o equipamento que auxilia na prevenção do câncer de mama de forma rápida e indolor. O aparelho, chamado de LINDA, é portátil, composto de um soft que realiza leitura para detecção de algum tipo de lesão na mama. Não é invasivo e não oferece qualquer risco à saúde da mulher. O exame é indicado também para mulheres abaixo de 40 anos, ampliando ainda mais o cuidado.

O principal fator positivo é a praticidade no uso. O equipamento pode ser transportado para qualquer lugar onde haja cobertura 3G. O ‘Linda’ foi criado para somar ao que já existe, com foco no aprimoramento ao combate do câncer de mama, sem ter a pretensão de substituir a mamografia. Com esta inovação, será prestado serviço de qualidade para ajudar a melhorar o sistema de combate à esta doença que ainda é a que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

Para mais esclarecimentos, os gestores devem entrar em contato com o secretário executivo do CONIAPE, Allan Kardec, através do fone: (81) 9.9814-3339 ou com a superintendente de saúde, Andréa Araújo, no (81) 3136-5355.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

20/09


2021

Liderança indígena abre conferência no Instituto Ricardo Brennand

Ailton Krenak, ambientalista, escritor, poeta e uma das maiores lideranças indígenas, hoje, no Brasil, reconhecido e aplaudido também fora do país, é o convidado para abrir a Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo (COMCOL), amanhã, no Instituto Ricardo Brennand.

O evento deste ano será realizado no Brasil e no Instituto da Várzea, onde encontram-se registros significativos das nossas origens, através da diferenciada coleção Brasil-Colônia, tida como a mais completa do mundo, com foco no Governo de Maurício Nassau desde a chegada do Conde ao Recife, em 1637.

O evento contará com mais de 50 convidados – palestrantes, mesas redondas, debates, apresentações de trabalhos, etc. Diante da pandemia, a conferencia será hibrida e a palestra do indígena será online. Ainda é possível fazer inscrições pelo site https://comcol.mini.icom.museum/conferences/2021-brazil/


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

20/09


2021

Alceu inaugura a Estação da Luz

Da coluna de Roberta Jungmann

Alceu Valença, a esposa, Yanê, e a produtora Natália Reis inauguram, na quinta-feira, a casa Estação da Luz, em Olinda. Trata-se de um casarão do final do século 19, na Prudente de Moraes, em Olinda. A abertura será só para seletos convidados, neste primeiro momento, em que estamos vivendo uma pandemia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/09


2021

Danilo Cabral destaca legado de Paulo Freire

A Câmara dos Deputados realizou, hoje, o seminário “100 anos de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira”, em homenagem ao centenário do grande educador. Na abertura, as obras e a vida de Paulo Freire foram lembradas e celebradas pelos presentes. O líder do PSB na Câmara e um dos proponentes da homenagem, deputado Danilo Cabral, afirmou que o legado de Paulo Freire permanecerá para a eternidade. “Não apenas seu inquestionável legado acadêmico, mas suas práxis como educador e sua militância para transformação da sociedade, que seguem inspirando a todos que lutam por uma sociedade justa e democrática”.

De acordo com o socialista, a proposta de associar o aprendizado da escrita e da leitura pelos mais pobres à conscientização de suas condições de submissão e passividade diante do mundo, foi marca do processo educativo preconizado por Paulo Freire, com o desenvolvimento da consciência crítica do educando, de forma que se reconheça como sujeito participando de sua história. “Freire defendia a educação como um processo dialético, em que educador e educando, a partir de suas experiências, aprendem conjuntamente e a partir disso produzem novos conhecimentos. Em um país que a educação ainda é profundamente desigual e formadora de privilégio, forjar uma educação pública democrática, que forme um pensamento crítico e sujeitos conscientes é uma necessidade premente,” acrescentou.

Para Danilo Cabral, Paulo Freire segue vivo e atual como nunca, em uma conjuntura marcada pela intolerância, por ameaças à democracia e por ataques aos direitos dos trabalhadores e o aumento da pobreza. “É necessário reafirmar sua obra. Não é à toa a obsessão da ultra direita, encarnada pelo bolsonarismo, contra Paulo Freire. Ele representa justamente a antítese da máquina desumana, ignorante e autoritária que está no poder”, disse.

O evento acontece conjuntamente entre as comissões de Educação, de Cultura, de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias.  Após a abertura, o seminário terá três mesas de debate. A primeira, mediada pelo deputado Danilo Cabral, trata do testemunho de educador e gestor. A segunda, mediada pela deputada Lídice da Mata (PSB-NA), será sobre Paulo Freire Educador. A última mesa de debates, mediada pela deputada Marília Arraes (PT-PE) falará sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros