A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) comemora 190 anos de fundação com uma programação especial que une história, cultura e cidadania. O ponto alto das celebrações será o seminário “Alepe 190 Anos: História, Cidadania e Representação na Casa do Povo Pernambucano” que acontece nesta quinta-feira (23), das 8h às 12h30, no Auditório Sérgio Guerra. No mesmo dia, será lançada a nova temporada do podcast narrativo “Sagas Pernambucanas”, produzido pela Rádio Alepe.
Aberto ao público, o evento reunirá historiadores, professores, jornalistas, estudantes, instituições de memória e parlamentares. A programação contará, ainda, com a mesa redonda “Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Democracia”, sobre as transformações da Alepe ao longo dos séculos e sua relação com as demandas sociais. A palestra será proferida pela doutora em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzana Cavani.
Leia maisPara o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a história de 190 anos da Alepe mostra a responsabilidade da Casa Joaquim Nabuco com o destino dos pernambucanos e pernambucanas. “Sempre trabalhamos para servir a população, levando direitos e garantias. A Assembleia de Pernambuco sempre será uma Casa que, além dos papéis de legislar e fiscalizar, acolherá anseios, assegurará direitos e viabilizará as conquistas da população pernambucana”, destaca.
O seminário será mediado pela doutora em História da Universidade Federal Fluminense, a pesquisadora Lídia Rafaela dos Santos, que também é professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento terá ainda como palestrantes o pesquisador George Cabral, doutor em História pela Universidade de Salamanca e professor titular da UFPE; e Marcus Carvalho, professor titular de História do Brasil na UFPE.
Também serão palestrantes Dirceu Salviano Marroquim, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e integrante do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP); e Marcelo Casseb, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) e Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).
Para o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo de Pernambuco, Airton Paes, a celebração dos 190 anos da Alepe é mais do que uma data histórica.
“É um convite à reflexão sobre o papel do Legislativo na construção da cidadania. Reuniremos vozes que ajudam a contar essa trajetória e a projetar os próximos capítulos da nossa Democracia. Com o podcast Sagas Pernambucanas, revisitaremos episódios marcantes, valorizando os atores locais e fortalecendo o vínculo entre memória, identidade e participação política”, enfatizou Paes.
Debates atuais
A professora Audenice Zacarias (SEE-PE) será uma das palestrantes do evento. O lançamento da segunda temporada do podcast traz uma entrevista com ela. O podcast está previsto para às 11h20 desta quinta-feira (23). Com episódios inéditos disponíveis nas principais plataformas de áudio, a produção retrata a luta popular por democracia e direitos sociais. Esta nova fase adota o mesmo lema da celebração de 190 anos da Alepe, completados em 2025: “Voz e Força do Povo”.
Se na primeira temporada o legado de heróis da Confederação do Equador como Frei Caneca estava no centro da narrativa, os cinco novos episódios apresentam a sociedade como protagonista da política. Nessa narrativa, o parlamento ganha destaque como canal de expressão das demandas sociais.
A produção é o primeiro podcast narrativo criado por uma assembleia legislativa no Brasil. Idealizado pelo jornalista André Zahar, que divide a locução com Clarissa Falbo, o projeto contou com ampla pesquisa realizada na Biblioteca da Alepe e em acervos históricos. “Foi interessante descobrir o quanto os temas de quase 200 anos atrás seguem em disputa e atual”, afirma Zahar.
Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, “comemorar os 190 anos da Alepe é um momento oportuno para reafirmar o papel do Legislativo como um dos pilares da democracia. “Nesta data, realçamos o compromisso da instituição com a defesa de uma sociedade justa, livre e solidária. Os que passaram pela Casa de Joaquim Nabuco são parlamentares corajosos e que, com bravura, deram vez e voz aos pernambucanos”, ressalta.
Leia menos