Nova Orla Jaboatão

29/07


2021

Tavares Neto, uma lenda do jornalismo

Caruaru, a terra de Vitalino, as mãos sagradas que imortalizaram os bonecos de barro do maior centro de artes figurativas da América Latina, tem também uma verdadeira lenda da Imprensa nordestina. Baixinho, magro, quase esquelético, banguelo e cara assustadora, Tavares Neto, 71 anos, persegue a notícia há 50 anos.

Conhecido em todas as esquinas da capital do Agreste, visto como figura folclórica e divertida, é, na verdade, o papa da radiofonia pernambucana. Aonde vai, a notícia bate nele e se impregna como visgo. Com o ouvido e os olhos viciados em notícia desde garoto, Tavares Neto abandonou a profissão de contador para viver intensamente do rádio e pelo rádio.

Faz a notícia e é notícia, não apenas na área policial, que cobriu por muito tempo, mas principalmente na política. É, sem dúvida, uma enciclopédia viva da história brasileira desde o período do golpe militar, em 1964, aos dias atuais, onde vive do mesmo jeito do passado: agarrado a um gravador. Na ditadura, acusado de noticiar um fato interpretado com viés racista, foi preso pela Polícia Federal.

Já quando o ex-presidente Figueiredo esteve no Recife, rompeu a forte segurança que o cercava, jogou um enorme gravador na boca do general e perguntou a ele se os comunistas cassados seriam anistiados. Era uma provocação sobre a possível volta de Miguel Arraes. Houve um bate-boca com os seguranças de Figueiredo que rendeu matéria no Jornal Nacional, na época apresentado por Cid Moreira. “Eu tomei um susto quando me vi no JN, sendo a notícia mais destacada daquele dia”, recorda.

Tavares Neto fez também intrigas e entregou políticos. Foi ele que soprou no ouvido do ex-prefeito de Caruaru, Drayton Nejaim, no seu entender o maior político da cidade, que o ex-deputado Ricardo Fiúza andava falando mal dele num restaurante da cidade. Imediatamente, Drayton pegou um revólver e saiu procurando Fiúza na cidade para matá-lo. Tavares Neto conviveu, também, com figuras lendárias do jornalismo brasileiro.

Ciceroneou, em Caruaru, na década de 60, por exemplo, o jornalista Samuel Wainer, criador do jornal Última Hora, na cobertura da eleição que Jânio Quadros derrotou Lott. Também teve a coragem de passar por cima da censura ao noticiar, na rádio Cultura, onde até hoje trabalha, que dom Helder Câmara estava na cidade, fato que estava proibido em todos os veículos de comunicação do País.

Também noticiou que o Arcebispo de Olinda e Recife, referência da Igreja no combate à ditadura, não teria seu título de cidadão de Caruaru aprovado pela Câmara. Radialista nato, furão, atrevido e sagaz, Tavares Neto, nos últimos 50 anos, atuou em rádio e foi correspondente em Caruaru de todos os jornais da capital.

Num certo dia, foi informado que uma notícia sua, proibida de sair no Brasil, foi destacada pela BBC, de Londres. Segundo ele, dizia respeito a uma passeata em Caruaru, única no País, em apoio ao Governo Médici, por populares satisfeitos com a adoção de uma ajuda de meio salário mínimo.

Tavares Neto acompanha a evolução do jornalismo. Com o advento da internet, usa sua conta no Instagram para contar as histórias que viveu como radialista nos últimos 50 anos. Só com as de Drayton Nejaim, dariam um livro. Tavares foi o único que teve coragem de noticiar que o ex-prefeito “vendeu” o mandato da esposa Aracy Nejaim, que elegeu deputada estadual pela sua força política no Agreste. “O caso foi parar na Polícia Federal”, recorda ele.

Há pouco, contou que o lendário comunista Gregório Bezerra, candidato a deputado federal nas eleições de 1945, foi hostilizado pela militância do concorrente Gersino de Pontes. Tudo porque Gregório denunciava a exploração dos assalariados no País. “Gregório chegou a entrar em luta corporal, foi agredido e, com arma em punho, tentou atirar, mas teve a arma apreendida pela polícia”, lembra, adiantando que, abertas as urnas, Gregório teve uma excelente votação em Caruaru.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

29/07


2021

Prefeito de Itamaracá segue no cargo, contrariando TRE

Mesmo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que deu provimento ao recurso do partido Patriota contra o mandado de segurança que diplomou e deu posse ao prefeito de Itamaracá, Paulo Batista (Republicanos), o gestor segue no cargo. Opositores reclamam que a determinação datada de 23 de julho ainda não foi cumprida pelo juiz eleitoral do município.

A decisão do TRE-PE se baseou no fato de que todas as liminares que sustentavam o direito do prefeito foram cassadas, não mais existindo base para a manutenção dele no cargo. Além disso, a 1ª Comarca de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que o entendimento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e da Comarca Municipal, que rejeitaram as contas do exercício financeiro do gestor em 2015 e 2016, fosse mantido, o que tornou Paulo Batista inelegível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

29/07


2021

Doria no palanque de Raquel em Pernambuco

Durante entrevista ao jornalista Alberes Xavier, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirma que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o remédio errado para curar o Brasil. Na ocasião, ele também se derramou em elogios a prefeita de Caruaru e possível pré-candidata ao Palácio do Campo das Princesas, Raquel Lyra (PSDB). Doria também anunciou uma visita ao estado de Pernambuco em setembro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

29/07


2021

Racionamento de água será reduzido em Noronha

O primeiro módulo do novo dessalinizador marinho começou a operar, em fase de testes, em Fernando de Noronha. Com os novos equipamentos, implantados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a partir de domingo, há a expectativa de redução do racionamento. As informações são do Blog Viver Noronha.

Segundo a empresa, as casas passarão a receber água em um dia e ficarão seis dias sem o serviço. Atualmente, o sistema de abastecimento é de um dia com água para oito dias de racionamento.

“O primeiro módulo do novo dessalinizador começou a operar no sábado (24). Com isso, já temos a produção de mais água e conseguimos reduzir o racionamento", afirmou o gerente da Compesa, Artur Santos.

Os moradores da ilha têm reclamado de problemas no abastecimento. O gerente da companhia informou que a falta de água ocorreu por causa da transição dos sistemas.

A Compesa espera colocar em funcionamento o segundo e último módulo do novo dessalinizador até o fim de agosto. A expectativa da direção da empresa é acabar com o racionamento em até dezembro. A obra de ampliação do abastecimento em Fernando de Noronha está orçada em R$ 22 milhões. Os recursos são do Governo do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/07


2021

Mandetta para Bolsonaro: “Não minta”

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse, hoje, que o presidente Jair Bolsonaro “teve todos os poderes para coordenar a pandemia”, independentemente da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu autonomia a Estados e municípios para decidir sobre medidas restritivas no combate ao coronavírus, em 15 de abril de 2020. As informações são do Poder360.

“Bolsonaro teve todos os poderes para coordenar a pandemia. Eu mesmo praticamente desenhei o que ele tinha que fazer”, disse o ex-ministro.

“Não fez, deu maus exemplos e adiou o quanto pode a compra de vacinas, porque tinha motivações obscuras. Não minta, presidente. Ninguém te proibiu de nada”, afirmou Mandetta.

No último sábado, Bolsonaro disse que, se coordenasse o combate à pandemia de covid-19, o Brasil teria menos mortes causadas pela doença. Falou a apoiadores motoristas de motorhomes no Palácio da Alvorada.

Já nessa ontem, o Supremo fez publicações em suas redes sociais nas quais voltou a dizer que “não proibiu” o presidente de atuar no combate à pandemia de covid-19.

“Uma mentira contada mil vezes não vira verdade”, diz publicação da Corte em campanha contra a desinformação. “É falso que o Supremo tenha tirado poderes do presidente da República de atuar na pandemia”, afirma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

VACÉLY WACEMBERG SANTOS DUARTE

Credibilidade do rapaz que mandou o povo ficar em casa e só procurar hospital para ser intubado.


Caruaru Novas Creches

29/07


2021

Jaboatão reduz para 30 anos faixa etária da vacinação

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, por meio de redes sociais, a abertura, hoje, do cadastramento para vacinação contra o novo coronavírus para pessoas com idade a partir dos 30 anos. Ainda de acordo com o gestor, a vacinação desse novo grupo, formado por aproximadamente 50 mil pessoas, será iniciada nesta sexta-feira (30), em todos os 10 pontos de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, disponibilizados pela prefeitura em todo o município.

O avanço na campanha de vacinação se deu, segundo o prefeito, devido à chegada ao município de novas doses dos imunobiológicos disponíveis contra a Covid-19. O cadastramento deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. É importante lembrar que o usuário precisa apresentar, no ato da vacinação, documento oficial com foto e comprovante de residência.

“Estamos conseguindo anunciar novos avanços a cada semana e isso é algo que tem contribuído para estimular ainda mais as equipes que estão na linha de frente no combate à pandemia. Até a última terça-feira (27), mais de 340 mil doses haviam sido aplicadas, o que representa que cerca de 49% da população vacinável da nossa cidade foi imunizada com ao menos uma dose”, pontuou o prefeito Anderson Ferreira.

Funcionam como pontos para aplicação das doses, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade; e o Atacadão, em Prazeres. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

29/07


2021

DER coloca reabertura de rotatória em Camaragibe em pauta

Solicitação antiga da população, a reabertura da rótula do sentido Camaragibe/Aldeia, na interseção da PE-05 e PE-027/Trevo de Camaragibe, começa a sair do papel. Após indicação apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Álvaro Porto (PTB) com apelo ao governador Paulo Câmara e ao diretor-presidente do DER-PE, Maurício Canuto Mendes, a reativação da rotatória entrou na pauta do órgão. Nesta semana, diretores do DER estiveram em Camaragibe para tratar do assunto.

A solicitação de Porto foi apresentada no dia 11 de junho. Na ocasião, o deputado destacou que a reabertura da rótula era urgente, uma vez que atenderia ao pleito de mais de 39 mil moradores, que ao se deslocarem para o Recife, são obrigados a percorrer dois quilômetros a mais de um trajeto que tem trânsito pesado e que fica ainda mais congestionado nos horários de grande movimento.

Na indicação, o deputado pediu também, com a maior agilidade possível, uma avaliação da reabertura junto à prefeitura do município. “Uma solução para esta questão é fundamental para as famílias, trabalhadores, estudantes, enfim, para quem precisa se deslocar diariamente para Recife”, salientou.

De acordo com o vereador Toninho, a luta pela reabertura da rotatória é extremamente necessária. “Toda a população sabe do empenho do nosso mandato. Com a indicação do deputado Álvaro Porto, o DER autorizou o município a fazer reabertura que é urgente e fundamental para melhorar o trânsito e a vida de quem precisa se deslocar para o Recife”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

29/07


2021

Pazuello depõe à PF em inquérito que apura se Bolsonaro cometeu prevaricação

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello chegou à Polícia Federal em Brasília, por volta das 9h45 de hoje, para prestar depoimento no inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de prevaricação no caso Covaxin.

O crime de prevaricação consiste em um agente público atrasar ou deixar de agir de acordo com as obrigações do cargo para "satisfazer interesse ou sentimento pessoal".

Em depoimento à CPI da Covid, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram ter informado a Bolsonaro as suspeitas de irregularidades envolvendo as negociações para aquisição da Covaxin.

Primeiro, Bolsonaro confirmou o encontro, mas disse não ter sido informado sobre as suspeitas. Depois, passou a dizer que acionou Pazuello quando ouviu o relato dos irmãos Miranda.

O inquérito foi aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso é conduzido pelo Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) da PF porque Bolsonaro tem foro privilegiado. O prazo inicial para conclusão das investigações é de 90 dias, mas pode ser prorrogado.

As negociações envolvendo a Covaxin são investigadas pela CPI da Covid, pela PF, pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O imunizante foi o mais caro negociado pelo governo. O contrato, em meio à polêmica das negociações, foi suspenso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

29/07


2021

Frente a Frente das mulheres

Pelo segundo dia consecutivo, apresento, hoje, dos estúdios da Cultura FM 96,5, em Caruaru, o Frente a Frente que está mais que especial. Terá a participação de três mulheres prefeitas: Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, Lucielle Laurentino (DEM), de Bezerros, e Juliana de Chaparral (DEM), de Casinhas. Elas vão falar da experiência na gestão pública e fazer um balanço dos seis primeiros meses de governo.

O programa começa às 18 horas e vai até às 19 horas, gerado pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/07


2021

Bem-vindo a 2028

Por Yulia Ogorodnikova*

A Covid-19 trouxe um impacto sem precedentes no mundo econômico, em especial ao setor de tecnologia. Estima-se que o vírus disjuntivo acelerou o processo de investimentos e adoção tecnológica em sete anos.

A diferença entre empresas de “tech” e de “não-tech” se extinguiu. A tecnologia é, hoje, fator de competitividade decisivo em logística, cadeias de suprimento, automação, desenvolvimento de novos produtos, gestão financeira, serviços profissionais e trabalho remoto. E os pagamentos digitais passaram de meras conveniências financeiras para prioridades de segurança de saúde pública.

Estudo global da Equinix revela que 66% das empresas brasileiras reformularam infraestrutura de TI para atender às novas exigências de trabalho remoto e híbrido, aumentando orçamentos em tecnologia para acelerar a transformação digital.

No Brasil, 59% dos líderes de TI decidiram acelerar seus planos de transformação digital, enquanto 54% tiveram ampliaram orçamentos para acompanhar crescimento das exigências digitais, acima das médias globais de 47% e 42%.

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), apontam que o setor de TI no Brasil cresceu 8,3% em 2020, em plena crise. E o varejo digital brasileiro faturou cerca de R$ 105,1 BI de janeiro a agosto de 2020, alta de 56.8% em relação a 2019, afirma estudo da ABComm com o movimento Compre&Confie.

A verdade é que por sobrevivência, as empresas recorreram digitalização dos seus serviços. Redes sociais, mais acessíveis e com trocas de mensagem, como o WhatsApp, também foram cruciais para essa evolução. A IDC Brasil aponta que o mercado de TI e Comunicação deve crescer 7% em 2021 com investimentos em segurança, nuvem, modernização de gestão de softwares, inteligência artificial e experiência do cliente.

E sua empresa? Deu um salto de 7 anos em tecnologia? É hora de agir ou viver num presente que já virou passado. Bem vindo ao novo normal dos negócios.

*Diretora Akross Internacional MBA-FGV / Master of Science pela Universidade da Califórnia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores